Resolução de problemas do campo conceitual aditivo: uma análise das dificuldades e estratégias de alunos do 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldim Barros, Felipe Aparecido
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Justulin, Andresa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/132
Resumo: O presente trabalho visa apresentar uma análise das dificuldades e estratégias utilizadas para resolver problemas do campo aditivo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A Teoria dos Campos Conceituais junto à Resolução de Problemas constitui o referencial teórico desta pesquisa, que tem uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi elaborado um instrumento de avaliação com situações do campo aditivo que se classificam em: Composição, Transformação e Comparação, relacionando-as em prototípicas, de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª extensões de dificuldade, tanto positivas quanto negativas. Os participantes da pesquisa foram alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do interior do estado do Paraná. Os resultados sugerem que os alunos participantes, possivelmente, não foram estimulados a buscar maneiras diversas de resolver problemas nos anos iniciais, limitando-se, muitas vezes, à aplicação direta do algoritmo. Além disso, os alunos apresentaram dificuldades em problemas de composição negativa, em que foram cometidos erros na interpretação do que se pedia. Nos casos de transformação, os alunos mostraram dificuldades na busca do estado inicial e na própria transformação e nas situações de comparação, quando se buscava tanto o referido quanto o referente.
id UFPA-6_837f2740549060760c8b5da856b190fd
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/132
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Resolução de problemas do campo conceitual aditivo: uma análise das dificuldades e estratégias de alunos do 5º ano do ensino fundamentalCampo AditivoResolução de ProblemasTeoria dos Campos ConceituaisDificuldadesEstratégias de Resolução de ProblemasO presente trabalho visa apresentar uma análise das dificuldades e estratégias utilizadas para resolver problemas do campo aditivo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A Teoria dos Campos Conceituais junto à Resolução de Problemas constitui o referencial teórico desta pesquisa, que tem uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi elaborado um instrumento de avaliação com situações do campo aditivo que se classificam em: Composição, Transformação e Comparação, relacionando-as em prototípicas, de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª extensões de dificuldade, tanto positivas quanto negativas. Os participantes da pesquisa foram alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do interior do estado do Paraná. Os resultados sugerem que os alunos participantes, possivelmente, não foram estimulados a buscar maneiras diversas de resolver problemas nos anos iniciais, limitando-se, muitas vezes, à aplicação direta do algoritmo. Além disso, os alunos apresentaram dificuldades em problemas de composição negativa, em que foram cometidos erros na interpretação do que se pedia. Nos casos de transformação, os alunos mostraram dificuldades na busca do estado inicial e na própria transformação e nas situações de comparação, quando se buscava tanto o referido quanto o referente.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/13210.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p230-251.id241REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 230-2512675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/132/131Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaldim Barros, Felipe Aparecido Justulin, Andresa Maria2022-11-17T22:41:30Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/132Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:30Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas do campo conceitual aditivo: uma análise das dificuldades e estratégias de alunos do 5º ano do ensino fundamental
title Resolução de problemas do campo conceitual aditivo: uma análise das dificuldades e estratégias de alunos do 5º ano do ensino fundamental
spellingShingle Resolução de problemas do campo conceitual aditivo: uma análise das dificuldades e estratégias de alunos do 5º ano do ensino fundamental
Baldim Barros, Felipe Aparecido
Campo Aditivo
Resolução de Problemas
Teoria dos Campos Conceituais
Dificuldades
Estratégias de Resolução de Problemas
title_short Resolução de problemas do campo conceitual aditivo: uma análise das dificuldades e estratégias de alunos do 5º ano do ensino fundamental
title_full Resolução de problemas do campo conceitual aditivo: uma análise das dificuldades e estratégias de alunos do 5º ano do ensino fundamental
title_fullStr Resolução de problemas do campo conceitual aditivo: uma análise das dificuldades e estratégias de alunos do 5º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Resolução de problemas do campo conceitual aditivo: uma análise das dificuldades e estratégias de alunos do 5º ano do ensino fundamental
title_sort Resolução de problemas do campo conceitual aditivo: uma análise das dificuldades e estratégias de alunos do 5º ano do ensino fundamental
author Baldim Barros, Felipe Aparecido
author_facet Baldim Barros, Felipe Aparecido
Justulin, Andresa Maria
author_role author
author2 Justulin, Andresa Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldim Barros, Felipe Aparecido
Justulin, Andresa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Campo Aditivo
Resolução de Problemas
Teoria dos Campos Conceituais
Dificuldades
Estratégias de Resolução de Problemas
topic Campo Aditivo
Resolução de Problemas
Teoria dos Campos Conceituais
Dificuldades
Estratégias de Resolução de Problemas
description O presente trabalho visa apresentar uma análise das dificuldades e estratégias utilizadas para resolver problemas do campo aditivo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A Teoria dos Campos Conceituais junto à Resolução de Problemas constitui o referencial teórico desta pesquisa, que tem uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi elaborado um instrumento de avaliação com situações do campo aditivo que se classificam em: Composição, Transformação e Comparação, relacionando-as em prototípicas, de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª extensões de dificuldade, tanto positivas quanto negativas. Os participantes da pesquisa foram alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do interior do estado do Paraná. Os resultados sugerem que os alunos participantes, possivelmente, não foram estimulados a buscar maneiras diversas de resolver problemas nos anos iniciais, limitando-se, muitas vezes, à aplicação direta do algoritmo. Além disso, os alunos apresentaram dificuldades em problemas de composição negativa, em que foram cometidos erros na interpretação do que se pedia. Nos casos de transformação, os alunos mostraram dificuldades na busca do estado inicial e na própria transformação e nas situações de comparação, quando se buscava tanto o referido quanto o referente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/132
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p230-251.id241
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/132
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p230-251.id241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/132/131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 230-251
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003129094144