Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo principal analisar a utilização da noção de obstáculo epistemológico nas pesquisas em didática matemática. Para isso, apresenta-se inicialmente um breve histórico do uso dessa noção. Em seguida, procura-se ressaltar alguns aspectos relacionados com a noção de obstáculo epistemológico, como a natureza dos obstáculos, o papel do erro e a questão do tratamento didático, considerados relevantes tanto do ponto de vista da didática quanto da análise epistemológica. Pretende-se também considerar as modificações que esta noção foi sofrendo ao longo do tempo de sua utilização, assim como analisar algumas perspectivas atuais para a pesquisa em didática da matemática segundo esta concepção epistemológica. |
id |
SBEM_MAT-1_f51dc5b5dfb2e713cde46742f1a24fd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1296 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemáticaEsse artigo tem como objetivo principal analisar a utilização da noção de obstáculo epistemológico nas pesquisas em didática matemática. Para isso, apresenta-se inicialmente um breve histórico do uso dessa noção. Em seguida, procura-se ressaltar alguns aspectos relacionados com a noção de obstáculo epistemológico, como a natureza dos obstáculos, o papel do erro e a questão do tratamento didático, considerados relevantes tanto do ponto de vista da didática quanto da análise epistemológica. Pretende-se também considerar as modificações que esta noção foi sofrendo ao longo do tempo de sua utilização, assim como analisar algumas perspectivas atuais para a pesquisa em didática da matemática segundo esta concepção epistemológica.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296Educação Matemática em Revista; v. 5 n. 6 (1998): dez.; 13-172317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296/706Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Jane2022-12-26T15:45:44Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1296Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:45:44Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática |
title |
Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática |
spellingShingle |
Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática Bittencourt, Jane |
title_short |
Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática |
title_full |
Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática |
title_fullStr |
Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática |
title_full_unstemmed |
Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática |
title_sort |
Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática |
author |
Bittencourt, Jane |
author_facet |
Bittencourt, Jane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Jane |
description |
Esse artigo tem como objetivo principal analisar a utilização da noção de obstáculo epistemológico nas pesquisas em didática matemática. Para isso, apresenta-se inicialmente um breve histórico do uso dessa noção. Em seguida, procura-se ressaltar alguns aspectos relacionados com a noção de obstáculo epistemológico, como a natureza dos obstáculos, o papel do erro e a questão do tratamento didático, considerados relevantes tanto do ponto de vista da didática quanto da análise epistemológica. Pretende-se também considerar as modificações que esta noção foi sofrendo ao longo do tempo de sua utilização, assim como analisar algumas perspectivas atuais para a pesquisa em didática da matemática segundo esta concepção epistemológica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296/706 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 5 n. 6 (1998): dez.; 13-17 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129897750528 |