Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Jane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296
Resumo: Esse artigo tem como objetivo principal analisar a utilização da noção de obstáculo epistemológico nas pesquisas em didática matemática. Para isso, apresenta-se inicialmente um breve histórico do uso dessa noção. Em seguida, procura-se ressaltar alguns aspectos relacionados com a noção de obstáculo epistemológico, como a natureza dos obstáculos, o papel do erro e a questão do tratamento didático, considerados relevantes tanto do ponto de vista da didática quanto da análise epistemológica. Pretende-se também considerar as modificações que esta noção foi sofrendo ao longo do tempo de sua utilização, assim como analisar algumas perspectivas atuais para a pesquisa em didática da matemática segundo esta concepção epistemológica.
id SBEM_MAT-1_f51dc5b5dfb2e713cde46742f1a24fd1
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1296
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemáticaEsse artigo tem como objetivo principal analisar a utilização da noção de obstáculo epistemológico nas pesquisas em didática matemática. Para isso, apresenta-se inicialmente um breve histórico do uso dessa noção. Em seguida, procura-se ressaltar alguns aspectos relacionados com a noção de obstáculo epistemológico, como a natureza dos obstáculos, o papel do erro e a questão do tratamento didático, considerados relevantes tanto do ponto de vista da didática quanto da análise epistemológica. Pretende-se também considerar as modificações que esta noção foi sofrendo ao longo do tempo de sua utilização, assim como analisar algumas perspectivas atuais para a pesquisa em didática da matemática segundo esta concepção epistemológica.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296Educação Matemática em Revista; v. 5 n. 6 (1998): dez.; 13-172317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296/706Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Jane2022-12-26T15:45:44Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1296Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:45:44Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática
title Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática
spellingShingle Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática
Bittencourt, Jane
title_short Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática
title_full Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática
title_fullStr Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática
title_full_unstemmed Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática
title_sort Obstáculos epistemológicos e a pesquisa em didática matemática
author Bittencourt, Jane
author_facet Bittencourt, Jane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Jane
description Esse artigo tem como objetivo principal analisar a utilização da noção de obstáculo epistemológico nas pesquisas em didática matemática. Para isso, apresenta-se inicialmente um breve histórico do uso dessa noção. Em seguida, procura-se ressaltar alguns aspectos relacionados com a noção de obstáculo epistemológico, como a natureza dos obstáculos, o papel do erro e a questão do tratamento didático, considerados relevantes tanto do ponto de vista da didática quanto da análise epistemológica. Pretende-se também considerar as modificações que esta noção foi sofrendo ao longo do tempo de sua utilização, assim como analisar algumas perspectivas atuais para a pesquisa em didática da matemática segundo esta concepção epistemológica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1296/706
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 5 n. 6 (1998): dez.; 13-17
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129897750528