Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/230 |
Resumo: | Os dilemas atuais do ensino-aprendizagem são inúmeros e atrelados às mais diversificadas circunstâncias. Na matemática, tal problemática elucida-se sobremaneira: nas reprovações de alunos e na linguagem mecanicista abordada em sala de aula que são alguns dos estereó-tipos negativos que caracteriza esta prática educativa. Não dá mais para trilhar, assim, por uma aprendizagem focada nos moldes tradicionais de ensino, o qual se caracteriza, pela ver-ticalidade. Nessa dinâmica, necessário se torna uma investigação aprofundada concernente à didática do ensino dessa disciplina, logo nas series iniciais do ensino fundamental. A educa-ção matemática, ciência relativamente nova neste contexto, tem dentre suas metas a investi-gação de uma didática de ensino que introduza a matemática no contexto interdisciplinar, ao passo que se atente também para a realidade social em que o alunado esteja inserido com sua história de vida. Dessa perspectiva, parte a presente pesquisa, que tem por enfoque o estudo critico das ações de contextualização e interdisciplinaridade presentes no conteúdo matemático ministrado nas séries iniciais do ensino fundamental. |
id |
SBEM_MAT-1_f5a441cce5f4fb7bf3fe0f6bacbd2263 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/230 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino FundamentalContextualizaçãoInterdisciplinaridadeEducação Matemática.Os dilemas atuais do ensino-aprendizagem são inúmeros e atrelados às mais diversificadas circunstâncias. Na matemática, tal problemática elucida-se sobremaneira: nas reprovações de alunos e na linguagem mecanicista abordada em sala de aula que são alguns dos estereó-tipos negativos que caracteriza esta prática educativa. Não dá mais para trilhar, assim, por uma aprendizagem focada nos moldes tradicionais de ensino, o qual se caracteriza, pela ver-ticalidade. Nessa dinâmica, necessário se torna uma investigação aprofundada concernente à didática do ensino dessa disciplina, logo nas series iniciais do ensino fundamental. A educa-ção matemática, ciência relativamente nova neste contexto, tem dentre suas metas a investi-gação de uma didática de ensino que introduza a matemática no contexto interdisciplinar, ao passo que se atente também para a realidade social em que o alunado esteja inserido com sua história de vida. Dessa perspectiva, parte a presente pesquisa, que tem por enfoque o estudo critico das ações de contextualização e interdisciplinaridade presentes no conteúdo matemático ministrado nas séries iniciais do ensino fundamental.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/230Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 14 - 202317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/230/219Santos, Jorge PereiraSantos, Jucilene Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/230Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental Santos, Jorge Pereira Contextualização Interdisciplinaridade Educação Matemática. |
title_short |
Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Santos, Jorge Pereira |
author_facet |
Santos, Jorge Pereira Santos, Jucilene Souza |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Jucilene Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jorge Pereira Santos, Jucilene Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextualização Interdisciplinaridade Educação Matemática. |
topic |
Contextualização Interdisciplinaridade Educação Matemática. |
description |
Os dilemas atuais do ensino-aprendizagem são inúmeros e atrelados às mais diversificadas circunstâncias. Na matemática, tal problemática elucida-se sobremaneira: nas reprovações de alunos e na linguagem mecanicista abordada em sala de aula que são alguns dos estereó-tipos negativos que caracteriza esta prática educativa. Não dá mais para trilhar, assim, por uma aprendizagem focada nos moldes tradicionais de ensino, o qual se caracteriza, pela ver-ticalidade. Nessa dinâmica, necessário se torna uma investigação aprofundada concernente à didática do ensino dessa disciplina, logo nas series iniciais do ensino fundamental. A educa-ção matemática, ciência relativamente nova neste contexto, tem dentre suas metas a investi-gação de uma didática de ensino que introduza a matemática no contexto interdisciplinar, ao passo que se atente também para a realidade social em que o alunado esteja inserido com sua história de vida. Dessa perspectiva, parte a presente pesquisa, que tem por enfoque o estudo critico das ações de contextualização e interdisciplinaridade presentes no conteúdo matemático ministrado nas séries iniciais do ensino fundamental. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/230 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/230/219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 14 - 20 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050127894970368 |