Análise de conteúdo: contextualização no ensino de Matemática no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Márcio Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12737
Resumo: Este trabalho abordou o ensino de Matemática contextualizado no Ensino Fundamental II com o objetivo de analisar dissertações que utilizaram a contextualização como instrumento pedagógico para o ensino de Matemática. Apresentamos neste trabalho, por meio do ensino da matemática contextualizada, possíveis caminhos para tornar as aulas mais agradáveis e alcançar um melhor entendimento dos conceitos pelos alunos. Assim, buscamos na literatura meios de enriquecer nosso entendimento sobre o significado da utilização da contextualização matemática em sala de aula. A questão que norteou esta dissertação foi: como a contextualização vem sendo utilizada de modo a promover o ensino e tornar as aulas mais interessantes e prazerosas? Para responder a esta pergunta, buscamos fundamentar esta dissertação destacando a importância de utilizar autores que defendam a utilização desta contextualização matemática em um sistema de ensino escolar. Para alcançarmos nosso objetivo geral, analisamos quatorze dissertações que abordaram o tema contextualização no Ensino Fundamental no período de 2016 a 2020 presentes no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Após analisarmos as dissertações dialogando com nosso referencial teórico, foi possível concluir que, sim, é possível proporcionar ensino de qualidade com aulas mais agradáveis.
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Apresentamos neste trabalho, por meio do ensino da matemática contextualizada, possíveis caminhos para tornar as aulas mais agradáveis e alcançar um melhor entendimento dos conceitos pelos alunos. Assim, buscamos na literatura meios de enriquecer nosso entendimento sobre o significado da utilização da contextualização matemática em sala de aula. A questão que norteou esta dissertação foi: como a contextualização vem sendo utilizada de modo a promover o ensino e tornar as aulas mais interessantes e prazerosas? Para responder a esta pergunta, buscamos fundamentar esta dissertação destacando a importância de utilizar autores que defendam a utilização desta contextualização matemática em um sistema de ensino escolar. Para alcançarmos nosso objetivo geral, analisamos quatorze dissertações que abordaram o tema contextualização no Ensino Fundamental no período de 2016 a 2020 presentes no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Após analisarmos as dissertações dialogando com nosso referencial teórico, foi possível concluir que, sim, é possível proporcionar ensino de qualidade com aulas mais agradáveis.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis paper addressed the teaching of mathematics contextualized in elementary school II with the aim of analyzing dissertations that used contextualization as a pedagogical tool for teaching mathematics. We present in this work, through the teaching of contextualized mathematics, possible ways to make classes more enjoyable and achieve a better understanding of the concepts by the students. Thus, we searched in the literature ways to enrich our understanding of the meaning of using mathematical contextualization in classroom. The question that guided this dissertation was: how has contextualization been used to promote teaching and makeclasses more interesting and enjoyable? To answer this question, we basedthis dissertation on the importance of using authors who defend the use of mathematical contextualization in a school teaching system. To achieve our general objective, we analyzed fourteen dissertations that addressed the topic of contextualization in elementary school in the period from 2016 to 2020 present in CAPES's directory of theses and dissertations. After analyzing the dissertations in dialogue with our theoretical frame, it was possible to conclude that, yes, it is possible to provide quality teaching with more enjoyable classes.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaContextualizaçãoMatemáticaEnsino FundamentalAnálise de ConteúdoContextualizationMathematicsElementary EducationContent AnalysisEducaçãoAnálise de conteúdo: contextualização no ensino de Matemática no Ensino FundamentalContent analysis: contextualization in Mathematics teaching in Elementary Schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, Carlos Eduardo de Paula; FERREIRA, Francinildo Nobre. O ensino da matemática: contextualização e prática através do estudo do parafuso sextavado. Cadernos de Educação Básica, v. 4, n. 1, p. 36-57, 2019. ALBUQUERQUE, A. de S. 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description Este trabalho abordou o ensino de Matemática contextualizado no Ensino Fundamental II com o objetivo de analisar dissertações que utilizaram a contextualização como instrumento pedagógico para o ensino de Matemática. Apresentamos neste trabalho, por meio do ensino da matemática contextualizada, possíveis caminhos para tornar as aulas mais agradáveis e alcançar um melhor entendimento dos conceitos pelos alunos. Assim, buscamos na literatura meios de enriquecer nosso entendimento sobre o significado da utilização da contextualização matemática em sala de aula. A questão que norteou esta dissertação foi: como a contextualização vem sendo utilizada de modo a promover o ensino e tornar as aulas mais interessantes e prazerosas? Para responder a esta pergunta, buscamos fundamentar esta dissertação destacando a importância de utilizar autores que defendam a utilização desta contextualização matemática em um sistema de ensino escolar. Para alcançarmos nosso objetivo geral, analisamos quatorze dissertações que abordaram o tema contextualização no Ensino Fundamental no período de 2016 a 2020 presentes no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Após analisarmos as dissertações dialogando com nosso referencial teórico, foi possível concluir que, sim, é possível proporcionar ensino de qualidade com aulas mais agradáveis.
publishDate 2022
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dc.identifier.citation.fl_str_mv AFONSO, Márcio Alves. Análise de conteúdo: contextualização no ensino de Matemática no Ensino Fundamental. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa Pós-Graduação em Educação Agrícola PPGEA. Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2022.
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