Para que existem padrões? : Ensino de matemática a partir de pressupostos freireanos em uma classe hospitalar
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2942 |
Resumo: | Este estudo visa apresentar uma intervenção pedagógica fundamentada em pressupostos freireanos como uma possibilidade didática para o ensino de matemática em uma classe hospitalar. Para tanto, descrevemos uma atividade desenvolvida a partir do tema gerador Para que existem padrões?, com o objetivo de dialogar sobre questões referentes à identidade ética e estética de um grupo de educandas em tratamento de saúde, relacionando-a à compreensão de unidades de medida. A investigação qualitativa foi realizada em uma classe hospitalar vinculada à Secretaria de Educação do Pará, situada em Belém, com base em princípios da comunicação matemática a partir da escuta ativa. Concebemos que, a partir da abordagem não-hierarquizada de saberes vinculados ao tema gerador, foi possível propiciar às educandas um ambiente de aprendizagem no qual suas vivências e reflexões foram valorizadas, contribuindo para a construção de conhecimento matemático amparado em uma visão crítica e ética de padrões historicamente constituídos. Palavras-chave: Classe Hospitalar. Educação Matemática. Princípios Freireanos. Escuta Ativa. Temas geradores. |
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Para que existem padrões? : Ensino de matemática a partir de pressupostos freireanos em uma classe hospitalarEste estudo visa apresentar uma intervenção pedagógica fundamentada em pressupostos freireanos como uma possibilidade didática para o ensino de matemática em uma classe hospitalar. Para tanto, descrevemos uma atividade desenvolvida a partir do tema gerador Para que existem padrões?, com o objetivo de dialogar sobre questões referentes à identidade ética e estética de um grupo de educandas em tratamento de saúde, relacionando-a à compreensão de unidades de medida. A investigação qualitativa foi realizada em uma classe hospitalar vinculada à Secretaria de Educação do Pará, situada em Belém, com base em princípios da comunicação matemática a partir da escuta ativa. Concebemos que, a partir da abordagem não-hierarquizada de saberes vinculados ao tema gerador, foi possível propiciar às educandas um ambiente de aprendizagem no qual suas vivências e reflexões foram valorizadas, contribuindo para a construção de conhecimento matemático amparado em uma visão crítica e ética de padrões historicamente constituídos. Palavras-chave: Classe Hospitalar. Educação Matemática. Princípios Freireanos. Escuta Ativa. Temas geradores.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/294210.37001/emr.v27i74.2942Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 74 (2022): jan./mar.; 132-1442317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2942/2102Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCajango, EuniceSales, Elielson Ribeiro de2022-12-19T14:06:17Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2942Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:06:17Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
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