Para que existem padrões? : Ensino de matemática a partir de pressupostos freireanos em uma classe hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cajango, Eunice
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sales, Elielson Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2942
Resumo: Este estudo visa apresentar uma intervenção pedagógica fundamentada em pressupostos freireanos como uma possibilidade didática para o ensino de matemática em uma classe hospitalar. Para tanto, descrevemos uma atividade desenvolvida a partir do tema gerador Para que existem padrões?, com o objetivo de dialogar sobre questões referentes à identidade ética e estética de um grupo de educandas em tratamento de saúde, relacionando-a à compreensão de unidades de medida. A investigação qualitativa foi realizada em uma classe hospitalar vinculada à Secretaria de Educação do Pará, situada em Belém, com base em princípios da comunicação matemática a partir da escuta ativa. Concebemos que, a partir da abordagem não-hierarquizada de saberes vinculados ao tema gerador, foi possível propiciar às educandas um ambiente de aprendizagem no qual suas vivências e reflexões foram valorizadas, contribuindo para a construção de conhecimento matemático amparado em uma visão crítica e ética de padrões historicamente constituídos. Palavras-chave: Classe Hospitalar. Educação Matemática. Princípios Freireanos. Escuta Ativa. Temas geradores.
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