Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Letiane Oliveira da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fonseca, Márcia Souza da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1243
Resumo: Este artigo apresenta um trabalho realizado com mulheres que frequentam uma associação comunitária onde participaram de oficinas de reciclagem de materiais para a transformação em artesanatos. Nessas oficinas, foi analisado como se constroem os saberes matemáticos que elas agregam a sua vivência. Foram utilizadas investigações com a contribuição da abordagem etnomatemática, observando questões culturais relacionadas à comunidade onde vivem, valorizando os conhecimentos prévios das mulheres relacionados à matemática não formal e à matemática formal, produzidos no período em que frequentavam o ambiente escolar. As análises foram feitas a partir de diálogos com gravações e observações, com consentimento do grupo, durante todo o processo das construções artesanais. Foi possível observar o quanto é importante valorizar a cultura de grupos locais a partir de saberes informais, de modo a propiciar outros olhares sobre o ensinar e aprender matemática.
id SBEM_MAT-1_ff0fc138734ef69a84d5c4b81e82be46
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1243
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construçõesEtnomatemáticaEducação formal e informalReciclagem.Este artigo apresenta um trabalho realizado com mulheres que frequentam uma associação comunitária onde participaram de oficinas de reciclagem de materiais para a transformação em artesanatos. Nessas oficinas, foi analisado como se constroem os saberes matemáticos que elas agregam a sua vivência. Foram utilizadas investigações com a contribuição da abordagem etnomatemática, observando questões culturais relacionadas à comunidade onde vivem, valorizando os conhecimentos prévios das mulheres relacionados à matemática não formal e à matemática formal, produzidos no período em que frequentavam o ambiente escolar. As análises foram feitas a partir de diálogos com gravações e observações, com consentimento do grupo, durante todo o processo das construções artesanais. Foi possível observar o quanto é importante valorizar a cultura de grupos locais a partir de saberes informais, de modo a propiciar outros olhares sobre o ensinar e aprender matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1243Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 42-532317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1243/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Letiane Oliveira daFonseca, Márcia Souza da2022-12-21T18:42:26Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1243Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:42:26Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções
title Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções
spellingShingle Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções
Fonseca, Letiane Oliveira da
Etnomatemática
Educação formal e informal
Reciclagem.
title_short Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções
title_full Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções
title_fullStr Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções
title_full_unstemmed Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções
title_sort Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções
author Fonseca, Letiane Oliveira da
author_facet Fonseca, Letiane Oliveira da
Fonseca, Márcia Souza da
author_role author
author2 Fonseca, Márcia Souza da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Letiane Oliveira da
Fonseca, Márcia Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Educação formal e informal
Reciclagem.
topic Etnomatemática
Educação formal e informal
Reciclagem.
description Este artigo apresenta um trabalho realizado com mulheres que frequentam uma associação comunitária onde participaram de oficinas de reciclagem de materiais para a transformação em artesanatos. Nessas oficinas, foi analisado como se constroem os saberes matemáticos que elas agregam a sua vivência. Foram utilizadas investigações com a contribuição da abordagem etnomatemática, observando questões culturais relacionadas à comunidade onde vivem, valorizando os conhecimentos prévios das mulheres relacionados à matemática não formal e à matemática formal, produzidos no período em que frequentavam o ambiente escolar. As análises foram feitas a partir de diálogos com gravações e observações, com consentimento do grupo, durante todo o processo das construções artesanais. Foi possível observar o quanto é importante valorizar a cultura de grupos locais a partir de saberes informais, de modo a propiciar outros olhares sobre o ensinar e aprender matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1243
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1243/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 42-53
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129856856064