Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1243 |
Resumo: | Este artigo apresenta um trabalho realizado com mulheres que frequentam uma associação comunitária onde participaram de oficinas de reciclagem de materiais para a transformação em artesanatos. Nessas oficinas, foi analisado como se constroem os saberes matemáticos que elas agregam a sua vivência. Foram utilizadas investigações com a contribuição da abordagem etnomatemática, observando questões culturais relacionadas à comunidade onde vivem, valorizando os conhecimentos prévios das mulheres relacionados à matemática não formal e à matemática formal, produzidos no período em que frequentavam o ambiente escolar. As análises foram feitas a partir de diálogos com gravações e observações, com consentimento do grupo, durante todo o processo das construções artesanais. Foi possível observar o quanto é importante valorizar a cultura de grupos locais a partir de saberes informais, de modo a propiciar outros olhares sobre o ensinar e aprender matemática. |
id |
SBEM_MAT-1_ff0fc138734ef69a84d5c4b81e82be46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1243 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construçõesEtnomatemáticaEducação formal e informalReciclagem.Este artigo apresenta um trabalho realizado com mulheres que frequentam uma associação comunitária onde participaram de oficinas de reciclagem de materiais para a transformação em artesanatos. Nessas oficinas, foi analisado como se constroem os saberes matemáticos que elas agregam a sua vivência. Foram utilizadas investigações com a contribuição da abordagem etnomatemática, observando questões culturais relacionadas à comunidade onde vivem, valorizando os conhecimentos prévios das mulheres relacionados à matemática não formal e à matemática formal, produzidos no período em que frequentavam o ambiente escolar. As análises foram feitas a partir de diálogos com gravações e observações, com consentimento do grupo, durante todo o processo das construções artesanais. Foi possível observar o quanto é importante valorizar a cultura de grupos locais a partir de saberes informais, de modo a propiciar outros olhares sobre o ensinar e aprender matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1243Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 42-532317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1243/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Letiane Oliveira daFonseca, Márcia Souza da2022-12-21T18:42:26Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1243Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:42:26Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções |
title |
Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções |
spellingShingle |
Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções Fonseca, Letiane Oliveira da Etnomatemática Educação formal e informal Reciclagem. |
title_short |
Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções |
title_full |
Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções |
title_fullStr |
Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções |
title_full_unstemmed |
Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções |
title_sort |
Saberes matemáticos e reciclagem: análise de construções |
author |
Fonseca, Letiane Oliveira da |
author_facet |
Fonseca, Letiane Oliveira da Fonseca, Márcia Souza da |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Márcia Souza da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Letiane Oliveira da Fonseca, Márcia Souza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Educação formal e informal Reciclagem. |
topic |
Etnomatemática Educação formal e informal Reciclagem. |
description |
Este artigo apresenta um trabalho realizado com mulheres que frequentam uma associação comunitária onde participaram de oficinas de reciclagem de materiais para a transformação em artesanatos. Nessas oficinas, foi analisado como se constroem os saberes matemáticos que elas agregam a sua vivência. Foram utilizadas investigações com a contribuição da abordagem etnomatemática, observando questões culturais relacionadas à comunidade onde vivem, valorizando os conhecimentos prévios das mulheres relacionados à matemática não formal e à matemática formal, produzidos no período em que frequentavam o ambiente escolar. As análises foram feitas a partir de diálogos com gravações e observações, com consentimento do grupo, durante todo o processo das construções artesanais. Foi possível observar o quanto é importante valorizar a cultura de grupos locais a partir de saberes informais, de modo a propiciar outros olhares sobre o ensinar e aprender matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1243 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1243/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 42-53 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129856856064 |