Matemática sociocultural versus matemática acadêmica no contexto do futuro professor : um estudo etnomatemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Paulo Policarpo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188393
Resumo: O tema desta tese referenciando a Matemática Acadêmica vinculada à formação do futuro professor de Matemática da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada – FAFOPST, em simbiose com a Matemática Sociocultural vinculada ao Movimento Sem Terra – MST, denominado nesta pesquisa de uma Comunidade Camponesa, apresenta um Curso de Extensão Universitário – CEU, abordando a Etnomatemática como instrumento à Resolução de Problemas, para o pensar de uma nova prática pedagógica, ou seja, inovadora, alicerçada por meio de métodos diferenciados do ensino de matemática com métodos desenvolvidos pelo mestre Jussilvio Pena, complementado na criação desses modelos, indispensáveis na elaboração criativa dessas estratégias, por meio do Método do Ineditismo do mestre Paulo Policarpo Campos, com respaldo ao universo do saber sistematizado e desenvolvido no espaço escolar, com a contribuição da Educação de Jovens e Adultos – EJA. A investigação de cunho qualitativo e inspiração etnográfica, utiliza como procedimento metodológico a observação participante a entrevista semiestruturada, análise de documentos (avaliações continuas), conversas informais e relatos pelos cursistas (sujeitos da pesquisa), profissionais da Comunidade Camponesa (convidados), alunos da EJA (participantes/colaboradores), professores da SEST (ouvintes), que contribuíram de forma direta e indireta do trabalho de pesquisa. As inspirações teóricas do trabalho apresentam elementos de constituição do Programa Etnomatemática, promovendo um diálogo com a realidade que envolve o contexto escolar, levando em consideração os contextos socioculturais, os diferentes saberes e fazeres. Assim sendo, o Programa Etnomatemática emerge com uma visão holística e com uma aproximação para a formação inicial de professores de matemática, de modo a construir significativamente o saber em conjunção com outras disciplinas. Na análise da matemática informal de profissionais de diferentes contextos sociais da Comunidade Camponesa e a matemática formal vivenciada pelos futuros professores de matemática durante o processo formativo, percebe-se que, nas relações entre essas duas matemáticas aparecem vários conhecimentos matemáticos ligados a Aritmética e a Geometria Plana e Espacial, mas que diferem na linguagem própria de cada uma. Finalmente conclui-se que para a prática pedagógica dos futuros professores de matemática da FAFOPST alcançar os objetivos de uma aprendizagem significativa para atender a política da Educação Básica e Educação Superior, a metodologia deve conduzir eficazmente ao domínio da Matemática Acadêmica a partir de duas perspectivas: a Etnomatemática na Comunidade Camponesa e a Etnomatemática como instrumento à Resolução de Problemas na formação do futuro professor de matemática por meio do Método do Ineditismo. Faz-se necessário, portanto, uma mudança epistemológica nos cursos de formação de professores aliada a um trabalho transdisciplinar e multicultural, em uma perspectiva crítico-reflexiva. Mas para isto, é necessário, sobretudo, que a escola e os professores compreendam que ensinar matemática não é só uma tarefa técnica, mas também política.
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A investigação de cunho qualitativo e inspiração etnográfica, utiliza como procedimento metodológico a observação participante a entrevista semiestruturada, análise de documentos (avaliações continuas), conversas informais e relatos pelos cursistas (sujeitos da pesquisa), profissionais da Comunidade Camponesa (convidados), alunos da EJA (participantes/colaboradores), professores da SEST (ouvintes), que contribuíram de forma direta e indireta do trabalho de pesquisa. As inspirações teóricas do trabalho apresentam elementos de constituição do Programa Etnomatemática, promovendo um diálogo com a realidade que envolve o contexto escolar, levando em consideração os contextos socioculturais, os diferentes saberes e fazeres. Assim sendo, o Programa Etnomatemática emerge com uma visão holística e com uma aproximação para a formação inicial de professores de matemática, de modo a construir significativamente o saber em conjunção com outras disciplinas. Na análise da matemática informal de profissionais de diferentes contextos sociais da Comunidade Camponesa e a matemática formal vivenciada pelos futuros professores de matemática durante o processo formativo, percebe-se que, nas relações entre essas duas matemáticas aparecem vários conhecimentos matemáticos ligados a Aritmética e a Geometria Plana e Espacial, mas que diferem na linguagem própria de cada uma. Finalmente conclui-se que para a prática pedagógica dos futuros professores de matemática da FAFOPST alcançar os objetivos de uma aprendizagem significativa para atender a política da Educação Básica e Educação Superior, a metodologia deve conduzir eficazmente ao domínio da Matemática Acadêmica a partir de duas perspectivas: a Etnomatemática na Comunidade Camponesa e a Etnomatemática como instrumento à Resolução de Problemas na formação do futuro professor de matemática por meio do Método do Ineditismo. Faz-se necessário, portanto, uma mudança epistemológica nos cursos de formação de professores aliada a um trabalho transdisciplinar e multicultural, em uma perspectiva crítico-reflexiva. Mas para isto, é necessário, sobretudo, que a escola e os professores compreendam que ensinar matemática não é só uma tarefa técnica, mas também política.The theme of this thesis referring to Academic Mathematics linked to the formation of the future Mathematics teacher of the Faculty of Teacher Training of Serra Talhada - FAFOPST, in symbiosis with the Sociocultural Mathematics linked to the Landless Movement - MST, called in this research of a Peasant Community, presents a University Extension Course (CEU), approaching Ethnomathematics as an instrument for Problem Solving, to think about a new pedagogical practice, that is, innovative, based on differentiated methods of teaching mathematics with methods developed by the master Jussilvio Pena , complemented in the creation of these models, indispensable in the creative elaboration of these strategies, through the Method of the Ineditism of the master Paulo Policarpo Campos, with support to the universe of knowledge systematized and developed in the school space, with the contribution of the Education of Young and Adults - EJA . Qualitative research and ethnographic inspiration, using as a methodological procedure participant observation the semi-structured interview, document analysis (continuous evaluations), informal conversations and reports by the students (research subjects), professionals from the Peasant Community (invited), students from EJA (participants / collaborators), SEST teachers (listeners), who contributed directly and indirectly to the research work. The theoretical inspirations of the work present elements of constitution of the Ethnomathematics Program, promoting a dialogue with the reality that involves the school context, taking into account the sociocultural contexts, the different knowledge and actions. Thus, the Ethnomathematics Program emerges with a holistic view and with an approximation to the initial formation of mathematics teachers, in order to significantly build knowledge in conjunction with other disciplines. In the analysis of the informal mathematics of professionals from different social contexts of the Peasant Community and the formal mathematics experienced by the future teachers of mathematics during the formative process, it is noticed that in the relations between these two mathematics appear several mathematical knowledge linked to Arithmetic and Geometry Plana and Space, but that differ in the proper language of each one. Finally, it is concluded that for the pedagogical practice of future FAFOPST mathematics teachers to achieve the objectives of a meaningful learning to attend the policy of Basic Education and Higher Education, the methodology must effectively lead to the domain of Academic Mathematics from two perspectives: the Ethnomathematics in the Peasant Community and the Ethnomathematics as an instrument to Solve Problems in the formation of the future teacher of mathematics through the Method of Ineditism. It is necessary, therefore, an epistemological change in the courses of teacher training allied to a transdisciplinary and multicultural work, in a criticalreflective perspective. But for this, it is necessary, above all, that the school and teachers understand that teaching mathematics is not only a technical task, but also a political one.application/pdfporFormação de professoresEnsino de matemáticaEtnomatemáticaEthnomathematicsTraining ProgramInformal mathFormal mathematicsTroubleshootingMatemática sociocultural versus matemática acadêmica no contexto do futuro professor : um estudo etnomatemáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085027.pdf.txt001085027.pdf.txtExtracted Texttext/plain806885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188393/2/001085027.pdf.txt6512abba2eff705d7edaccdb841734a9MD52ORIGINAL001085027.pdfTexto completoapplication/pdf2611779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188393/1/001085027.pdf94d7983cb0d572087028b45ef77eaee0MD5110183/1883932022-02-22 05:02:43.090984oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188393Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:02:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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