Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/270 |
Resumo: | Este artigo traz uma versão ampliada da Comunicação Científica apresentada no XIII Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), com recortes dos resultados finais de uma pesquisa que envolveu uma prática de ensino com abordagem etnomatemática com estudantes dos anos finais do ensino fundamental numa escola municipal comunitária rural do município de Colatina, estado do Espírito Santo. A organização didático-pedagógica do trabalho na referida escola está consolidada na Pedagogia da Alternância, proporcionando momentos de formação na escola e no contexto familiar. Neste estudo apresentamos as situações-problema desenvolvidas para dinamizar as atividades com os números inteiros, proporcionalidade e porcentagem, de forma que os estudantes puderam perceber – ou não – a importância e a relação das propostas em/com seus cotidianos. Puderam aprofundar os conceitos de números inteiros, utilizando-se de diferentes estratégias de resolução e reconheceram os diferentes tipos de “fazer matemática” a partir da cultura familiar e do contexto em que estão inseridos, ratificando uma das perspectivas da Educação do Campo: a valorização da cultura e do meio em que vivem os sujeitos, confirmando proximidade e familiaridade com a Etnomatemática. |
id |
SBEM_aaab9645bb27fdc7af393fdec16a785d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/270 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária ruralEducação do CampoSituações-problemaEtnomatemáticaEste artigo traz uma versão ampliada da Comunicação Científica apresentada no XIII Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), com recortes dos resultados finais de uma pesquisa que envolveu uma prática de ensino com abordagem etnomatemática com estudantes dos anos finais do ensino fundamental numa escola municipal comunitária rural do município de Colatina, estado do Espírito Santo. A organização didático-pedagógica do trabalho na referida escola está consolidada na Pedagogia da Alternância, proporcionando momentos de formação na escola e no contexto familiar. Neste estudo apresentamos as situações-problema desenvolvidas para dinamizar as atividades com os números inteiros, proporcionalidade e porcentagem, de forma que os estudantes puderam perceber – ou não – a importância e a relação das propostas em/com seus cotidianos. Puderam aprofundar os conceitos de números inteiros, utilizando-se de diferentes estratégias de resolução e reconheceram os diferentes tipos de “fazer matemática” a partir da cultura familiar e do contexto em que estão inseridos, ratificando uma das perspectivas da Educação do Campo: a valorização da cultura e do meio em que vivem os sujeitos, confirmando proximidade e familiaridade com a Etnomatemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/270Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 373 - 384Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 373 - 384Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 373 - 3842526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/270/279https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndreatta, CidimarGomes Allevato, Norma SuelyPinto, Antonio Henrique2023-07-11T16:12:38Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/270Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T16:12:38Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural |
title |
Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural Andreatta, Cidimar Educação do Campo Situações-problema Etnomatemática |
title_short |
Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural |
title_full |
Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural |
title_sort |
Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural |
author |
Andreatta, Cidimar |
author_facet |
Andreatta, Cidimar Gomes Allevato, Norma Suely Pinto, Antonio Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Gomes Allevato, Norma Suely Pinto, Antonio Henrique |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andreatta, Cidimar Gomes Allevato, Norma Suely Pinto, Antonio Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Situações-problema Etnomatemática |
topic |
Educação do Campo Situações-problema Etnomatemática |
description |
Este artigo traz uma versão ampliada da Comunicação Científica apresentada no XIII Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), com recortes dos resultados finais de uma pesquisa que envolveu uma prática de ensino com abordagem etnomatemática com estudantes dos anos finais do ensino fundamental numa escola municipal comunitária rural do município de Colatina, estado do Espírito Santo. A organização didático-pedagógica do trabalho na referida escola está consolidada na Pedagogia da Alternância, proporcionando momentos de formação na escola e no contexto familiar. Neste estudo apresentamos as situações-problema desenvolvidas para dinamizar as atividades com os números inteiros, proporcionalidade e porcentagem, de forma que os estudantes puderam perceber – ou não – a importância e a relação das propostas em/com seus cotidianos. Puderam aprofundar os conceitos de números inteiros, utilizando-se de diferentes estratégias de resolução e reconheceram os diferentes tipos de “fazer matemática” a partir da cultura familiar e do contexto em que estão inseridos, ratificando uma das perspectivas da Educação do Campo: a valorização da cultura e do meio em que vivem os sujeitos, confirmando proximidade e familiaridade com a Etnomatemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/270 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/270/279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 373 - 384 Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 373 - 384 Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 373 - 384 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495572250624 |