Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreatta, Cidimar
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes Allevato, Norma Suely, Pinto, Antonio Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/270
Resumo: Este artigo traz uma versão ampliada da Comunicação Científica apresentada no XIII Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), com recortes dos resultados finais de uma pesquisa que envolveu uma prática de ensino com abordagem etnomatemática com estudantes dos anos finais do ensino fundamental numa escola municipal comunitária rural do município de Colatina, estado do Espírito Santo. A organização didático-pedagógica do trabalho na referida escola está consolidada na Pedagogia da Alternância, proporcionando momentos de formação na escola e no contexto familiar. Neste estudo apresentamos as situações-problema desenvolvidas para dinamizar as atividades com os números inteiros, proporcionalidade e porcentagem, de forma que os estudantes puderam perceber – ou não – a importância e a relação das propostas em/com seus cotidianos. Puderam aprofundar os conceitos de números inteiros, utilizando-se de diferentes estratégias de resolução e reconheceram os diferentes tipos de “fazer matemática” a partir da cultura familiar e do contexto em que estão inseridos, ratificando uma das perspectivas da Educação do Campo: a valorização da cultura e do meio em que vivem os sujeitos, confirmando proximidade e familiaridade com a Etnomatemática.
id SBEM_aaab9645bb27fdc7af393fdec16a785d
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/270
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária ruralEducação do CampoSituações-problemaEtnomatemáticaEste artigo traz uma versão ampliada da Comunicação Científica apresentada no XIII Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), com recortes dos resultados finais de uma pesquisa que envolveu uma prática de ensino com abordagem etnomatemática com estudantes dos anos finais do ensino fundamental numa escola municipal comunitária rural do município de Colatina, estado do Espírito Santo. A organização didático-pedagógica do trabalho na referida escola está consolidada na Pedagogia da Alternância, proporcionando momentos de formação na escola e no contexto familiar. Neste estudo apresentamos as situações-problema desenvolvidas para dinamizar as atividades com os números inteiros, proporcionalidade e porcentagem, de forma que os estudantes puderam perceber – ou não – a importância e a relação das propostas em/com seus cotidianos. Puderam aprofundar os conceitos de números inteiros, utilizando-se de diferentes estratégias de resolução e reconheceram os diferentes tipos de “fazer matemática” a partir da cultura familiar e do contexto em que estão inseridos, ratificando uma das perspectivas da Educação do Campo: a valorização da cultura e do meio em que vivem os sujeitos, confirmando proximidade e familiaridade com a Etnomatemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/270Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 373 - 384Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 373 - 384Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 373 - 3842526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/270/279https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndreatta, CidimarGomes Allevato, Norma SuelyPinto, Antonio Henrique2023-07-11T16:12:38Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/270Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T16:12:38Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural
title Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural
spellingShingle Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural
Andreatta, Cidimar
Educação do Campo
Situações-problema
Etnomatemática
title_short Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural
title_full Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural
title_fullStr Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural
title_sort Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural
author Andreatta, Cidimar
author_facet Andreatta, Cidimar
Gomes Allevato, Norma Suely
Pinto, Antonio Henrique
author_role author
author2 Gomes Allevato, Norma Suely
Pinto, Antonio Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreatta, Cidimar
Gomes Allevato, Norma Suely
Pinto, Antonio Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Situações-problema
Etnomatemática
topic Educação do Campo
Situações-problema
Etnomatemática
description Este artigo traz uma versão ampliada da Comunicação Científica apresentada no XIII Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), com recortes dos resultados finais de uma pesquisa que envolveu uma prática de ensino com abordagem etnomatemática com estudantes dos anos finais do ensino fundamental numa escola municipal comunitária rural do município de Colatina, estado do Espírito Santo. A organização didático-pedagógica do trabalho na referida escola está consolidada na Pedagogia da Alternância, proporcionando momentos de formação na escola e no contexto familiar. Neste estudo apresentamos as situações-problema desenvolvidas para dinamizar as atividades com os números inteiros, proporcionalidade e porcentagem, de forma que os estudantes puderam perceber – ou não – a importância e a relação das propostas em/com seus cotidianos. Puderam aprofundar os conceitos de números inteiros, utilizando-se de diferentes estratégias de resolução e reconheceram os diferentes tipos de “fazer matemática” a partir da cultura familiar e do contexto em que estão inseridos, ratificando uma das perspectivas da Educação do Campo: a valorização da cultura e do meio em que vivem os sujeitos, confirmando proximidade e familiaridade com a Etnomatemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/270
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/270/279
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 373 - 384
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 373 - 384
Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 373 - 384
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495572250624