A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torse de Almeida, Isaura Aparecida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/268
Resumo: Apresentamos neste trabalho o relato de uma experiência vivenciada com alunos do 8º ano, numa escola pública municipal da cidade de São Paulo/SP, cujo enfoque foi desenvolver a criatividade e o protagonismo através da resolução de problemas, apoiados na didática de Malba Tahan. No desenvolvimento das atividades refletimos sobre o papel da metodologia utilizada pelo autor bem como sua contribuição para a Educação Matemática, considerando o processo ensino aprendizagem de maneira mais integradora e significativa.
id SBEM_ba0572e7ff5b676e1e5f7b903fc4089d
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/268
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemasResolução de problemasEducação MatemáticacriatividadeMalba TahanApresentamos neste trabalho o relato de uma experiência vivenciada com alunos do 8º ano, numa escola pública municipal da cidade de São Paulo/SP, cujo enfoque foi desenvolver a criatividade e o protagonismo através da resolução de problemas, apoiados na didática de Malba Tahan. No desenvolvimento das atividades refletimos sobre o papel da metodologia utilizada pelo autor bem como sua contribuição para a Educação Matemática, considerando o processo ensino aprendizagem de maneira mais integradora e significativa.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/268Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 345 - 352Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 345 - 352Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 345 - 3522526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/268/277https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTorse de Almeida, Isaura Aparecida2023-07-11T16:12:38Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/268Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T16:12:38Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas
title A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas
spellingShingle A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas
Torse de Almeida, Isaura Aparecida
Resolução de problemas
Educação Matemática
criatividade
Malba Tahan
title_short A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas
title_full A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas
title_fullStr A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas
title_full_unstemmed A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas
title_sort A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas
author Torse de Almeida, Isaura Aparecida
author_facet Torse de Almeida, Isaura Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torse de Almeida, Isaura Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Educação Matemática
criatividade
Malba Tahan
topic Resolução de problemas
Educação Matemática
criatividade
Malba Tahan
description Apresentamos neste trabalho o relato de uma experiência vivenciada com alunos do 8º ano, numa escola pública municipal da cidade de São Paulo/SP, cujo enfoque foi desenvolver a criatividade e o protagonismo através da resolução de problemas, apoiados na didática de Malba Tahan. No desenvolvimento das atividades refletimos sobre o papel da metodologia utilizada pelo autor bem como sua contribuição para a Educação Matemática, considerando o processo ensino aprendizagem de maneira mais integradora e significativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/268
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/268/277
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 345 - 352
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 345 - 352
Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 345 - 352
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495569104896