O uso da libras no processo de ensino e aprendizagem da matemática a estudantes surdos: elemento definitivo ou potencializador?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Christiane Milagre da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Thiengo, Edmar Reis, Penha, Nilma Moreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8633
Resumo: Este é um ensaio a partir das experiências e vivências dos autores, como professores e/ou como intérpretes na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Objetiva retomar a discussão referente à Matemática como uma linguagem universal e ao processo de ensino e aprendizagem desse Componente Curricular de forma mais ampla, no intuito de afunilar as discussões para estudantes surdos. Pretende discutir a importância da comunicação para a inclusão de todas as pessoas e de como a linguagem matemática pode favorecer esse processo, considerando a Libras como um elemento facilitador para o alcance da compreensão dos conceitos matemáticos por estudantes surdos e apresenta características desses estudantes e os saberes necessários ao professor de Matemática nesse contexto. Em nossa experiência, verificamos que é possível ensinar Matemática e se comunicar com os surdos, mesmo sem saber a Língua de Sinais. O trabalho destaca, porém, que, apesar de não ser fator definitivo para que a aprendizagem dos conceitos matemáticos aconteça, pode fortalecer e agilizar esse processo, que também pode ser otimizado com a mediação de um intérprete de Libras. Apoia-se em análises de estudos correlatos e nas situações vivenciadas, entendendo que não há receitas ou fórmulas específicas para o ensino de Matemática para estudantes surdos, apesar de apontar algumas estratégias que poderão potencializar sua aprendizagem. Espera desencadear reflexões para ações cada vez mais potentes em direção à Educação Matemática Inclusiva que instrumentalizem os professores de Matemática para o trabalho com esses estudantes.
id UECE-4_f24fc3298b1b9b99c5b5ef5ebd4b1baf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8633
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O uso da libras no processo de ensino e aprendizagem da matemática a estudantes surdos: elemento definitivo ou potencializador?Matemática;Surdos;Libras;Ensino;Aprendizagem.Este é um ensaio a partir das experiências e vivências dos autores, como professores e/ou como intérpretes na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Objetiva retomar a discussão referente à Matemática como uma linguagem universal e ao processo de ensino e aprendizagem desse Componente Curricular de forma mais ampla, no intuito de afunilar as discussões para estudantes surdos. Pretende discutir a importância da comunicação para a inclusão de todas as pessoas e de como a linguagem matemática pode favorecer esse processo, considerando a Libras como um elemento facilitador para o alcance da compreensão dos conceitos matemáticos por estudantes surdos e apresenta características desses estudantes e os saberes necessários ao professor de Matemática nesse contexto. Em nossa experiência, verificamos que é possível ensinar Matemática e se comunicar com os surdos, mesmo sem saber a Língua de Sinais. O trabalho destaca, porém, que, apesar de não ser fator definitivo para que a aprendizagem dos conceitos matemáticos aconteça, pode fortalecer e agilizar esse processo, que também pode ser otimizado com a mediação de um intérprete de Libras. Apoia-se em análises de estudos correlatos e nas situações vivenciadas, entendendo que não há receitas ou fórmulas específicas para o ensino de Matemática para estudantes surdos, apesar de apontar algumas estratégias que poderão potencializar sua aprendizagem. Espera desencadear reflexões para ações cada vez mais potentes em direção à Educação Matemática Inclusiva que instrumentalizem os professores de Matemática para o trabalho com esses estudantes.EdUECE2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/863310.30938/bocehm.v10i28.8633Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 28 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 1-152447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8633/8191Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Christiane Milagre da SilvaThiengo, Edmar ReisPenha, Nilma Moreira da2023-01-01T03:31:58Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8633Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:54.151472Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv O uso da libras no processo de ensino e aprendizagem da matemática a estudantes surdos: elemento definitivo ou potencializador?
title O uso da libras no processo de ensino e aprendizagem da matemática a estudantes surdos: elemento definitivo ou potencializador?
spellingShingle O uso da libras no processo de ensino e aprendizagem da matemática a estudantes surdos: elemento definitivo ou potencializador?
Rodrigues, Christiane Milagre da Silva
Matemática;
Surdos;
Libras;
Ensino;
Aprendizagem.
title_short O uso da libras no processo de ensino e aprendizagem da matemática a estudantes surdos: elemento definitivo ou potencializador?
title_full O uso da libras no processo de ensino e aprendizagem da matemática a estudantes surdos: elemento definitivo ou potencializador?
title_fullStr O uso da libras no processo de ensino e aprendizagem da matemática a estudantes surdos: elemento definitivo ou potencializador?
title_full_unstemmed O uso da libras no processo de ensino e aprendizagem da matemática a estudantes surdos: elemento definitivo ou potencializador?
title_sort O uso da libras no processo de ensino e aprendizagem da matemática a estudantes surdos: elemento definitivo ou potencializador?
author Rodrigues, Christiane Milagre da Silva
author_facet Rodrigues, Christiane Milagre da Silva
Thiengo, Edmar Reis
Penha, Nilma Moreira da
author_role author
author2 Thiengo, Edmar Reis
Penha, Nilma Moreira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Christiane Milagre da Silva
Thiengo, Edmar Reis
Penha, Nilma Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática;
Surdos;
Libras;
Ensino;
Aprendizagem.
topic Matemática;
Surdos;
Libras;
Ensino;
Aprendizagem.
description Este é um ensaio a partir das experiências e vivências dos autores, como professores e/ou como intérpretes na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Objetiva retomar a discussão referente à Matemática como uma linguagem universal e ao processo de ensino e aprendizagem desse Componente Curricular de forma mais ampla, no intuito de afunilar as discussões para estudantes surdos. Pretende discutir a importância da comunicação para a inclusão de todas as pessoas e de como a linguagem matemática pode favorecer esse processo, considerando a Libras como um elemento facilitador para o alcance da compreensão dos conceitos matemáticos por estudantes surdos e apresenta características desses estudantes e os saberes necessários ao professor de Matemática nesse contexto. Em nossa experiência, verificamos que é possível ensinar Matemática e se comunicar com os surdos, mesmo sem saber a Língua de Sinais. O trabalho destaca, porém, que, apesar de não ser fator definitivo para que a aprendizagem dos conceitos matemáticos aconteça, pode fortalecer e agilizar esse processo, que também pode ser otimizado com a mediação de um intérprete de Libras. Apoia-se em análises de estudos correlatos e nas situações vivenciadas, entendendo que não há receitas ou fórmulas específicas para o ensino de Matemática para estudantes surdos, apesar de apontar algumas estratégias que poderão potencializar sua aprendizagem. Espera desencadear reflexões para ações cada vez mais potentes em direção à Educação Matemática Inclusiva que instrumentalizem os professores de Matemática para o trabalho com esses estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8633
10.30938/bocehm.v10i28.8633
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8633
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v10i28.8633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8633/8191
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 28 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Jan/Abr; 1-15
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998520336384