PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
Texto Completo: | https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/50 |
Resumo: | O artigo trata de componentes ideológicos envolvendo os seus papéis na produção do espaço pelo turismo. Ao se questionar de onde vem o poder da ideologia, é realizada uma análise acerca de três concepções dessa categoria. A primeira aponta a ideologia como inversão e parcialidade em um processo histórico-social que se complementa, tanto para transformar a subjetividade em objetividade, como para tratar a aparência das coisas como se fossem totalidades. A segunda noção refere-se a ideologia como posicionamento de classe, abarcando alguns grupos que atuam (de maneira deliberada e/ou irrefletida) na mistificação e naturalização dos processos socioespaciais, e outros que, norteados por procedimentos que lhes permitem reproduzir idealmente a realidade, cumprem o importante papel de desmistificar os primeiros. Associada a essas noções que posicionam as ideologias no espaço alcançado pelo turismo, está a terceira concepção mais fundamental. Essa contempla a ideologia como algo enraizado às operações socioprodutivas reificadas ou do espaço turistificado, as quais não podem ser modificadas qualitativamente sem a supressão da relação cada vez mais contraditória entre capital versus trabalho. Por meio dessa análise que auto-implica as diferentes e complementares concepções, verifica-se que o turismo é um importante mecanismo de alienação, seja pelas aparências tão necessárias à circulação, seja pela forma como é produzido. |
id |
SBEO-1_0a89d77d86ef7ec38dea48354348cca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/50 |
network_acronym_str |
SBEO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
repository_id_str |
|
spelling |
PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICOO artigo trata de componentes ideológicos envolvendo os seus papéis na produção do espaço pelo turismo. Ao se questionar de onde vem o poder da ideologia, é realizada uma análise acerca de três concepções dessa categoria. A primeira aponta a ideologia como inversão e parcialidade em um processo histórico-social que se complementa, tanto para transformar a subjetividade em objetividade, como para tratar a aparência das coisas como se fossem totalidades. A segunda noção refere-se a ideologia como posicionamento de classe, abarcando alguns grupos que atuam (de maneira deliberada e/ou irrefletida) na mistificação e naturalização dos processos socioespaciais, e outros que, norteados por procedimentos que lhes permitem reproduzir idealmente a realidade, cumprem o importante papel de desmistificar os primeiros. Associada a essas noções que posicionam as ideologias no espaço alcançado pelo turismo, está a terceira concepção mais fundamental. Essa contempla a ideologia como algo enraizado às operações socioprodutivas reificadas ou do espaço turistificado, as quais não podem ser modificadas qualitativamente sem a supressão da relação cada vez mais contraditória entre capital versus trabalho. Por meio dessa análise que auto-implica as diferentes e complementares concepções, verifica-se que o turismo é um importante mecanismo de alienação, seja pelas aparências tão necessárias à circulação, seja pela forma como é produzido.Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisMartoni, Rodrigo Meira2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/5010.21583/2447-4851.rbeo.2015.v2n2.50Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 2, n. 2 (2015): DEZEMBRO; 155-1952447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/50/pdfDireitos autorais 2016 Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-10T23:27:34Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/50Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2017-03-10T23:27:34Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO |
title |
PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO |
spellingShingle |
PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO Martoni, Rodrigo Meira |
title_short |
PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO |
title_full |
PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO |
title_fullStr |
PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO |
title_full_unstemmed |
PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO |
title_sort |
PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO |
author |
Martoni, Rodrigo Meira |
author_facet |
Martoni, Rodrigo Meira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martoni, Rodrigo Meira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo trata de componentes ideológicos envolvendo os seus papéis na produção do espaço pelo turismo. Ao se questionar de onde vem o poder da ideologia, é realizada uma análise acerca de três concepções dessa categoria. A primeira aponta a ideologia como inversão e parcialidade em um processo histórico-social que se complementa, tanto para transformar a subjetividade em objetividade, como para tratar a aparência das coisas como se fossem totalidades. A segunda noção refere-se a ideologia como posicionamento de classe, abarcando alguns grupos que atuam (de maneira deliberada e/ou irrefletida) na mistificação e naturalização dos processos socioespaciais, e outros que, norteados por procedimentos que lhes permitem reproduzir idealmente a realidade, cumprem o importante papel de desmistificar os primeiros. Associada a essas noções que posicionam as ideologias no espaço alcançado pelo turismo, está a terceira concepção mais fundamental. Essa contempla a ideologia como algo enraizado às operações socioprodutivas reificadas ou do espaço turistificado, as quais não podem ser modificadas qualitativamente sem a supressão da relação cada vez mais contraditória entre capital versus trabalho. Por meio dessa análise que auto-implica as diferentes e complementares concepções, verifica-se que o turismo é um importante mecanismo de alienação, seja pelas aparências tão necessárias à circulação, seja pela forma como é produzido. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/50 10.21583/2447-4851.rbeo.2015.v2n2.50 |
url |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/50 |
identifier_str_mv |
10.21583/2447-4851.rbeo.2015.v2n2.50 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/50/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Estudos Organizacionais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 2, n. 2 (2015): DEZEMBRO; 155-195 2447-4851 reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) instacron:SBEO |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) |
instacron_str |
SBEO |
institution |
SBEO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbeo@sbeo.org.br |
_version_ |
1808859027225968640 |