PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martoni, Rodrigo Meira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
Texto Completo: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/50
Resumo: O artigo trata de componentes ideológicos envolvendo os seus papéis na produção do espaço pelo turismo. Ao se questionar de onde vem o poder da ideologia, é realizada uma análise acerca de três concepções dessa categoria. A primeira aponta a ideologia como inversão e parcialidade em um processo histórico-social que se complementa, tanto para transformar a subjetividade em objetividade, como para tratar a aparência das coisas como se fossem totalidades. A segunda noção refere-se a ideologia como posicionamento de classe, abarcando alguns grupos que atuam (de maneira deliberada e/ou irrefletida) na mistificação e naturalização dos processos socioespaciais, e outros que, norteados por procedimentos que lhes permitem reproduzir idealmente a realidade, cumprem o importante papel de desmistificar os primeiros. Associada a essas noções que posicionam as ideologias no espaço alcançado pelo turismo, está a terceira concepção mais fundamental. Essa contempla a ideologia como algo enraizado às operações socioprodutivas reificadas ou do espaço turistificado, as quais não podem ser modificadas qualitativamente sem a supressão da relação cada vez mais contraditória entre capital versus trabalho. Por meio dessa análise que auto-implica as diferentes e complementares concepções, verifica-se que o turismo é um importante mecanismo de alienação, seja pelas aparências tão necessárias à circulação, seja pela forma como é produzido.
id SBEO-1_0a89d77d86ef7ec38dea48354348cca6
oai_identifier_str oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/50
network_acronym_str SBEO-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository_id_str
spelling PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICOO artigo trata de componentes ideológicos envolvendo os seus papéis na produção do espaço pelo turismo. Ao se questionar de onde vem o poder da ideologia, é realizada uma análise acerca de três concepções dessa categoria. A primeira aponta a ideologia como inversão e parcialidade em um processo histórico-social que se complementa, tanto para transformar a subjetividade em objetividade, como para tratar a aparência das coisas como se fossem totalidades. A segunda noção refere-se a ideologia como posicionamento de classe, abarcando alguns grupos que atuam (de maneira deliberada e/ou irrefletida) na mistificação e naturalização dos processos socioespaciais, e outros que, norteados por procedimentos que lhes permitem reproduzir idealmente a realidade, cumprem o importante papel de desmistificar os primeiros. Associada a essas noções que posicionam as ideologias no espaço alcançado pelo turismo, está a terceira concepção mais fundamental. Essa contempla a ideologia como algo enraizado às operações socioprodutivas reificadas ou do espaço turistificado, as quais não podem ser modificadas qualitativamente sem a supressão da relação cada vez mais contraditória entre capital versus trabalho. Por meio dessa análise que auto-implica as diferentes e complementares concepções, verifica-se que o turismo é um importante mecanismo de alienação, seja pelas aparências tão necessárias à circulação, seja pela forma como é produzido.Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisMartoni, Rodrigo Meira2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/5010.21583/2447-4851.rbeo.2015.v2n2.50Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 2, n. 2 (2015): DEZEMBRO; 155-1952447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/50/pdfDireitos autorais 2016 Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-10T23:27:34Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/50Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2017-03-10T23:27:34Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false
dc.title.none.fl_str_mv PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO
title PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO
spellingShingle PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO
Martoni, Rodrigo Meira
title_short PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO
title_full PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO
title_fullStr PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO
title_full_unstemmed PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO
title_sort PONDERAÇÕES ACERCA DA IDEOLOGIA NO E DO ESPAÇO TURÍSTICO
author Martoni, Rodrigo Meira
author_facet Martoni, Rodrigo Meira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martoni, Rodrigo Meira
dc.subject.none.fl_str_mv

description O artigo trata de componentes ideológicos envolvendo os seus papéis na produção do espaço pelo turismo. Ao se questionar de onde vem o poder da ideologia, é realizada uma análise acerca de três concepções dessa categoria. A primeira aponta a ideologia como inversão e parcialidade em um processo histórico-social que se complementa, tanto para transformar a subjetividade em objetividade, como para tratar a aparência das coisas como se fossem totalidades. A segunda noção refere-se a ideologia como posicionamento de classe, abarcando alguns grupos que atuam (de maneira deliberada e/ou irrefletida) na mistificação e naturalização dos processos socioespaciais, e outros que, norteados por procedimentos que lhes permitem reproduzir idealmente a realidade, cumprem o importante papel de desmistificar os primeiros. Associada a essas noções que posicionam as ideologias no espaço alcançado pelo turismo, está a terceira concepção mais fundamental. Essa contempla a ideologia como algo enraizado às operações socioprodutivas reificadas ou do espaço turistificado, as quais não podem ser modificadas qualitativamente sem a supressão da relação cada vez mais contraditória entre capital versus trabalho. Por meio dessa análise que auto-implica as diferentes e complementares concepções, verifica-se que o turismo é um importante mecanismo de alienação, seja pelas aparências tão necessárias à circulação, seja pela forma como é produzido.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/50
10.21583/2447-4851.rbeo.2015.v2n2.50
url https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/50
identifier_str_mv 10.21583/2447-4851.rbeo.2015.v2n2.50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/50/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 2, n. 2 (2015): DEZEMBRO; 155-195
2447-4851
reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron:SBEO
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron_str SBEO
institution SBEO
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
collection Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
repository.mail.fl_str_mv ||rbeo@sbeo.org.br
_version_ 1808859027225968640