PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Claudio Neves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira Ponciano, Vera Lucia, Cabanas, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/175
Resumo: Com as necessidades contemporâneas na Educação Especial, em que os sujeitos com deficiência intelectual não são favorecidos pelo Currículo formal, se realizam ponderações epistemológicas acerca do Currículo Funcional. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir sobre o Currículo Funcional na Educação Especial a partir de uma ótica inclusiva. Abordam-se as principais indagações sobre a aplicabilidade, o significado e a funcionalidade do currículo na educação especial para o sujeito com deficiência intelectual, fundamentadas nas pesquisas de diversos autores como: Rita Figueiredo, Maryse Suplino e Lev Vygotsky. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo pela importância como passo inicial na construção de um processo de investigação. Apresenta-se um panorama da Educação Especial em um contexto geral e são abordados alguns aspectos da realidade brasileira, fundamentados em conceitos teóricos de autores renomados da área. Portanto, a efetivação do Currículo Funcional para o sujeito com deficiência intelectual (SDI) com o propósito de desenvolver as habilidades e as competências para uma vida autônoma e prática na sociedade.
id RCE_edaecb7128a0927ae9530b41d63e8eb3
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/175
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL CurrículoCurrículo FuncionalEducação EspecialSujeitos com Deficiência IntelectualCom as necessidades contemporâneas na Educação Especial, em que os sujeitos com deficiência intelectual não são favorecidos pelo Currículo formal, se realizam ponderações epistemológicas acerca do Currículo Funcional. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir sobre o Currículo Funcional na Educação Especial a partir de uma ótica inclusiva. Abordam-se as principais indagações sobre a aplicabilidade, o significado e a funcionalidade do currículo na educação especial para o sujeito com deficiência intelectual, fundamentadas nas pesquisas de diversos autores como: Rita Figueiredo, Maryse Suplino e Lev Vygotsky. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo pela importância como passo inicial na construção de um processo de investigação. Apresenta-se um panorama da Educação Especial em um contexto geral e são abordados alguns aspectos da realidade brasileira, fundamentados em conceitos teóricos de autores renomados da área. Portanto, a efetivação do Currículo Funcional para o sujeito com deficiência intelectual (SDI) com o propósito de desenvolver as habilidades e as competências para uma vida autônoma e prática na sociedade.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2021-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/17510.46616/rce.v5i9.175Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 5 No. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1209-1219Revista Científica Educ@ción ; Vol. 5 Núm. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1209-1219Revista Científica Educ@ção; v. 5 n. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1209-12192526-871610.46616/rce.v5i9reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/175/133Copyright (c) 2021 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Claudio Neves de Oliveira Ponciano, Vera LuciaCabanas, Ana 2021-06-04T17:26:55ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL
title PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL
spellingShingle PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL
Lopes, Claudio Neves
Currículo
Currículo Funcional
Educação Especial
Sujeitos com Deficiência Intelectual
title_short PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL
title_full PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL
title_fullStr PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL
title_full_unstemmed PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL
title_sort PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL
author Lopes, Claudio Neves
author_facet Lopes, Claudio Neves
de Oliveira Ponciano, Vera Lucia
Cabanas, Ana
author_role author
author2 de Oliveira Ponciano, Vera Lucia
Cabanas, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Claudio Neves
de Oliveira Ponciano, Vera Lucia
Cabanas, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Currículo Funcional
Educação Especial
Sujeitos com Deficiência Intelectual
topic Currículo
Currículo Funcional
Educação Especial
Sujeitos com Deficiência Intelectual
description Com as necessidades contemporâneas na Educação Especial, em que os sujeitos com deficiência intelectual não são favorecidos pelo Currículo formal, se realizam ponderações epistemológicas acerca do Currículo Funcional. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir sobre o Currículo Funcional na Educação Especial a partir de uma ótica inclusiva. Abordam-se as principais indagações sobre a aplicabilidade, o significado e a funcionalidade do currículo na educação especial para o sujeito com deficiência intelectual, fundamentadas nas pesquisas de diversos autores como: Rita Figueiredo, Maryse Suplino e Lev Vygotsky. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo pela importância como passo inicial na construção de um processo de investigação. Apresenta-se um panorama da Educação Especial em um contexto geral e são abordados alguns aspectos da realidade brasileira, fundamentados em conceitos teóricos de autores renomados da área. Portanto, a efetivação do Currículo Funcional para o sujeito com deficiência intelectual (SDI) com o propósito de desenvolver as habilidades e as competências para uma vida autônoma e prática na sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/175
10.46616/rce.v5i9.175
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/175
identifier_str_mv 10.46616/rce.v5i9.175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/175/133
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 5 No. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1209-1219
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 5 Núm. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1209-1219
Revista Científica Educ@ção; v. 5 n. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1209-1219
2526-8716
10.46616/rce.v5i9
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502470623232