PROMOÇÃO DE MEDICAMENTOS PELA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: REFLEXÕES À LUZ DAS IDEIAS DE ADORNO E HORKHEIMER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tres, Guilherme Smaniotto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dantas, Marcel Lima Ribeiro, Godeiro, Diego Phillipe de Oliveira, D´anjour, Miler Franco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
Texto Completo: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/369
Resumo: O uso inadequado de medicamentos gera riscos à saúde. O marketing praticado pela indústria farmacêutica estimula o consumo de medicamentos.  Adorno e Horkheimer criaram o termo Indústria Cultural, o qual designa a ação do mercado em transformar bens culturais em mercadorias como estratégia de controle social por uma classe dominante. A partir disso, discutimos as novas conformações dos medicamentos na sociedade e o papel da indústria farmacêutica na alienação de seus consumidores. A promoção de medicamentos, conforme praticada pela indústria farmacêutica, distancia o medicamento do seu significado original, de curar doenças e mitigar o sofrimento humano. Transforma assim, algo que supre carências humanas em um mero produto a ser comercializado para satisfazer os interesses do capital. Em tempos de pandemia mundial causado pelo Corona vírus, este artigo é importante para debater, além do conceito de saúde estrito baseado na remediação e tecnologia, toda a amplitude do que é saúde, suas interligações e complexidade social.
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