PROMOÇÃO DE MEDICAMENTOS PELA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: REFLEXÕES À LUZ DAS IDEIAS DE ADORNO E HORKHEIMER
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
Texto Completo: | https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/369 |
Resumo: | O uso inadequado de medicamentos gera riscos à saúde. O marketing praticado pela indústria farmacêutica estimula o consumo de medicamentos. Adorno e Horkheimer criaram o termo Indústria Cultural, o qual designa a ação do mercado em transformar bens culturais em mercadorias como estratégia de controle social por uma classe dominante. A partir disso, discutimos as novas conformações dos medicamentos na sociedade e o papel da indústria farmacêutica na alienação de seus consumidores. A promoção de medicamentos, conforme praticada pela indústria farmacêutica, distancia o medicamento do seu significado original, de curar doenças e mitigar o sofrimento humano. Transforma assim, algo que supre carências humanas em um mero produto a ser comercializado para satisfazer os interesses do capital. Em tempos de pandemia mundial causado pelo Corona vírus, este artigo é importante para debater, além do conceito de saúde estrito baseado na remediação e tecnologia, toda a amplitude do que é saúde, suas interligações e complexidade social. |
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PROMOÇÃO DE MEDICAMENTOS PELA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: REFLEXÕES À LUZ DAS IDEIAS DE ADORNO E HORKHEIMERSociologia; Marketing; AdministraçãoIndústria Farmacêutica, Indústria Cultural, Promoção de Medicamentos, Saúde.O uso inadequado de medicamentos gera riscos à saúde. O marketing praticado pela indústria farmacêutica estimula o consumo de medicamentos. Adorno e Horkheimer criaram o termo Indústria Cultural, o qual designa a ação do mercado em transformar bens culturais em mercadorias como estratégia de controle social por uma classe dominante. A partir disso, discutimos as novas conformações dos medicamentos na sociedade e o papel da indústria farmacêutica na alienação de seus consumidores. A promoção de medicamentos, conforme praticada pela indústria farmacêutica, distancia o medicamento do seu significado original, de curar doenças e mitigar o sofrimento humano. Transforma assim, algo que supre carências humanas em um mero produto a ser comercializado para satisfazer os interesses do capital. Em tempos de pandemia mundial causado pelo Corona vírus, este artigo é importante para debater, além do conceito de saúde estrito baseado na remediação e tecnologia, toda a amplitude do que é saúde, suas interligações e complexidade social.Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisTres, Guilherme SmaniottoDantas, Marcel Lima RibeiroGodeiro, Diego Phillipe de OliveiraD´anjour, Miler Franco2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/36910.21583/2447-4851.rbeo.2021.v8n2.369Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 8, n. 2 (2021): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 415-4362447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/369/pdfDireitos autorais 2021 Guilherme Smaniotto Tres, Marcel LIMA RIBEIRO DANTAS, Diego PHILLIPE DE OLIVEIRA GODEIRO, Miler Franco D´anjourinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-01T02:31:18Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/369Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2021-09-01T02:31:18Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false |
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