“O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Marina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Paes, Ketlle Duarte, Nascimento, Monique, Rodrigues, Marcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
Texto Completo: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/239
Resumo: O título do trabalho ilustra a antecipação do pensar infantil acerca das atribuições de um mundo centrado na economia, em que o livre/lúdico brincar perde espaço para atividades/materiais que representam investimento eficiente em capital humano. Por esta razão, com base na Análise Crítica do Discurso anglo-saxã, propomos o exame da representação de sujeito de uma série que há mais de sete décadas ganha espaço no imaginário infantil: “Thomas e seus amigos”. Ao revelar que o trabalho ocupa a condução da vida humana (a vivência de sofrimento está associada exclusivamente ao não-trabalho), a análise do corpus também evidencia a representação de um sujeito/trabalhador ideal: produtivo, disciplinado e dócil/feliz. A obra, portanto, não apenas responde o que o sujeito deve ser quando crescer, mas atua na sua constituição. 
id SBEO-1_5292ff7b120e34bb89dada2860ca24ae
oai_identifier_str oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/239
network_acronym_str SBEO-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository_id_str
spelling “O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTILEstudos OrganizacionaisSujeito; Trabalho; Mídia infantil; Análise crítica do discursoO título do trabalho ilustra a antecipação do pensar infantil acerca das atribuições de um mundo centrado na economia, em que o livre/lúdico brincar perde espaço para atividades/materiais que representam investimento eficiente em capital humano. Por esta razão, com base na Análise Crítica do Discurso anglo-saxã, propomos o exame da representação de sujeito de uma série que há mais de sete décadas ganha espaço no imaginário infantil: “Thomas e seus amigos”. Ao revelar que o trabalho ocupa a condução da vida humana (a vivência de sofrimento está associada exclusivamente ao não-trabalho), a análise do corpus também evidencia a representação de um sujeito/trabalhador ideal: produtivo, disciplinado e dócil/feliz. A obra, portanto, não apenas responde o que o sujeito deve ser quando crescer, mas atua na sua constituição. Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisCoelho, MarinaPaes, Ketlle DuarteNascimento, MoniqueRodrigues, Marcio2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/23910.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.239Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 6, n. 2 (2019): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 428-4542447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/239/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/239/71https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/239/72https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/239/73Direitos autorais 2019 Marina Coelho, Ketlle Duarte Paes, Monique Nascimento, Marcio Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-14T14:21:38Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/239Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2019-10-14T14:21:38Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false
dc.title.none.fl_str_mv “O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL
title “O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL
spellingShingle “O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL
Coelho, Marina
Estudos Organizacionais
Sujeito; Trabalho; Mídia infantil; Análise crítica do discurso
title_short “O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL
title_full “O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL
title_fullStr “O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL
title_full_unstemmed “O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL
title_sort “O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL
author Coelho, Marina
author_facet Coelho, Marina
Paes, Ketlle Duarte
Nascimento, Monique
Rodrigues, Marcio
author_role author
author2 Paes, Ketlle Duarte
Nascimento, Monique
Rodrigues, Marcio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Marina
Paes, Ketlle Duarte
Nascimento, Monique
Rodrigues, Marcio
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Organizacionais
Sujeito; Trabalho; Mídia infantil; Análise crítica do discurso
topic Estudos Organizacionais
Sujeito; Trabalho; Mídia infantil; Análise crítica do discurso
description O título do trabalho ilustra a antecipação do pensar infantil acerca das atribuições de um mundo centrado na economia, em que o livre/lúdico brincar perde espaço para atividades/materiais que representam investimento eficiente em capital humano. Por esta razão, com base na Análise Crítica do Discurso anglo-saxã, propomos o exame da representação de sujeito de uma série que há mais de sete décadas ganha espaço no imaginário infantil: “Thomas e seus amigos”. Ao revelar que o trabalho ocupa a condução da vida humana (a vivência de sofrimento está associada exclusivamente ao não-trabalho), a análise do corpus também evidencia a representação de um sujeito/trabalhador ideal: produtivo, disciplinado e dócil/feliz. A obra, portanto, não apenas responde o que o sujeito deve ser quando crescer, mas atua na sua constituição. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/239
10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.239
url https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/239
identifier_str_mv 10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/239/pdf
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/239/71
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/239/72
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/239/73
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Marina Coelho, Ketlle Duarte Paes, Monique Nascimento, Marcio Rodrigues
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Marina Coelho, Ketlle Duarte Paes, Monique Nascimento, Marcio Rodrigues
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 6, n. 2 (2019): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 428-454
2447-4851
reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron:SBEO
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron_str SBEO
institution SBEO
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
collection Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
repository.mail.fl_str_mv ||rbeo@sbeo.org.br
_version_ 1752122534281609216