“O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
Texto Completo: | https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/239 |
Resumo: | O título do trabalho ilustra a antecipação do pensar infantil acerca das atribuições de um mundo centrado na economia, em que o livre/lúdico brincar perde espaço para atividades/materiais que representam investimento eficiente em capital humano. Por esta razão, com base na Análise Crítica do Discurso anglo-saxã, propomos o exame da representação de sujeito de uma série que há mais de sete décadas ganha espaço no imaginário infantil: “Thomas e seus amigos”. Ao revelar que o trabalho ocupa a condução da vida humana (a vivência de sofrimento está associada exclusivamente ao não-trabalho), a análise do corpus também evidencia a representação de um sujeito/trabalhador ideal: produtivo, disciplinado e dócil/feliz. A obra, portanto, não apenas responde o que o sujeito deve ser quando crescer, mas atua na sua constituição. |
id |
SBEO-1_5292ff7b120e34bb89dada2860ca24ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/239 |
network_acronym_str |
SBEO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
repository_id_str |
|
spelling |
“O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTILEstudos OrganizacionaisSujeito; Trabalho; Mídia infantil; Análise crítica do discursoO título do trabalho ilustra a antecipação do pensar infantil acerca das atribuições de um mundo centrado na economia, em que o livre/lúdico brincar perde espaço para atividades/materiais que representam investimento eficiente em capital humano. Por esta razão, com base na Análise Crítica do Discurso anglo-saxã, propomos o exame da representação de sujeito de uma série que há mais de sete décadas ganha espaço no imaginário infantil: “Thomas e seus amigos”. Ao revelar que o trabalho ocupa a condução da vida humana (a vivência de sofrimento está associada exclusivamente ao não-trabalho), a análise do corpus também evidencia a representação de um sujeito/trabalhador ideal: produtivo, disciplinado e dócil/feliz. A obra, portanto, não apenas responde o que o sujeito deve ser quando crescer, mas atua na sua constituição. Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisCoelho, MarinaPaes, Ketlle DuarteNascimento, MoniqueRodrigues, Marcio2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/23910.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.239Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 6, n. 2 (2019): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 428-4542447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/239/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/239/71https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/239/72https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/239/73Direitos autorais 2019 Marina Coelho, Ketlle Duarte Paes, Monique Nascimento, Marcio Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-14T14:21:38Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/239Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2019-10-14T14:21:38Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL |
title |
“O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL |
spellingShingle |
“O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL Coelho, Marina Estudos Organizacionais Sujeito; Trabalho; Mídia infantil; Análise crítica do discurso |
title_short |
“O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL |
title_full |
“O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL |
title_fullStr |
“O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL |
title_full_unstemmed |
“O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL |
title_sort |
“O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?”: A REPRESENTAÇÃO DE SUJEITO NO DISCURSO DA MÍDIA INFANTIL |
author |
Coelho, Marina |
author_facet |
Coelho, Marina Paes, Ketlle Duarte Nascimento, Monique Rodrigues, Marcio |
author_role |
author |
author2 |
Paes, Ketlle Duarte Nascimento, Monique Rodrigues, Marcio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Marina Paes, Ketlle Duarte Nascimento, Monique Rodrigues, Marcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos Organizacionais Sujeito; Trabalho; Mídia infantil; Análise crítica do discurso |
topic |
Estudos Organizacionais Sujeito; Trabalho; Mídia infantil; Análise crítica do discurso |
description |
O título do trabalho ilustra a antecipação do pensar infantil acerca das atribuições de um mundo centrado na economia, em que o livre/lúdico brincar perde espaço para atividades/materiais que representam investimento eficiente em capital humano. Por esta razão, com base na Análise Crítica do Discurso anglo-saxã, propomos o exame da representação de sujeito de uma série que há mais de sete décadas ganha espaço no imaginário infantil: “Thomas e seus amigos”. Ao revelar que o trabalho ocupa a condução da vida humana (a vivência de sofrimento está associada exclusivamente ao não-trabalho), a análise do corpus também evidencia a representação de um sujeito/trabalhador ideal: produtivo, disciplinado e dócil/feliz. A obra, portanto, não apenas responde o que o sujeito deve ser quando crescer, mas atua na sua constituição. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/239 10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.239 |
url |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/239 |
identifier_str_mv |
10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/239/pdf https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/239/71 https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/239/72 https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/239/73 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Marina Coelho, Ketlle Duarte Paes, Monique Nascimento, Marcio Rodrigues info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Marina Coelho, Ketlle Duarte Paes, Monique Nascimento, Marcio Rodrigues |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 6, n. 2 (2019): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 428-454 2447-4851 reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) instacron:SBEO |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) |
instacron_str |
SBEO |
institution |
SBEO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbeo@sbeo.org.br |
_version_ |
1808859027184025600 |