ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, David Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leite, Gérber Lúcio, Fonseca, Venilson Luciano Benigno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
Texto Completo: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/385
Resumo: Este estudo tem como objetivo propor uma prática pedagógica que articula Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e análise fílmica, tomando como recurso audiovisual o longa-metragem A Fábrica de Sonhos. Com a sociedade ficando cada vez mais complexa e com constantes transformações produtivas, aceleradas pelas inovações tecnológicas, considera-se que o ensino em Administração se situa em contextos dinâmicos e mutáveis. Em tal cenário, a postura docente de estimular metodologias ativas de aprendizagem, favorecendo o pensamento crítico dos estudantes, a fim de que analisem os problemas considerando os seus múltiplos fatores, tende a propiciar a construção mútua de conhecimentos de forma mais efetiva. A ABP é uma das metodologias utilizadas para fomentar o diálogo e as descobertas dos estudantes, por meio de conhecimentos interdisciplinares. Já a análise fílmica auxilia didaticamente o ensino em Administração, ao provocar nos estudantes estímulos cognitivos por meio da aprendizagem social, atribuindo sentido na relação dos conteúdos das disciplinas com o contexto sócio-histórico. Como metodologia da pesquisa, foi realizada a análise fílmica e elaborada a proposta pedagógica embasada na ABP. Como resultado, tem-se a análise fílmica de A Fábrica de Sonhos, a identificação dos problemas ficcionais apresentados no longa e sua correspondência com teorias da Administração, além de serem feitas orientações para a aplicação da proposta interdisciplinar de ensino.
id SBEO-1_d83cbd5e0c212f868a17a86d3332dc7d
oai_identifier_str oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/385
network_acronym_str SBEO-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository_id_str
spelling ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOSCiências Sociais Aplicadas; Ensino em Administração; Educação.Análise Baseada em Problemas; Análise Fílmica; Teorias da Administração; Ensino Interdisciplinar; Metodologias Ativas de Aprendizagem.Este estudo tem como objetivo propor uma prática pedagógica que articula Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e análise fílmica, tomando como recurso audiovisual o longa-metragem A Fábrica de Sonhos. Com a sociedade ficando cada vez mais complexa e com constantes transformações produtivas, aceleradas pelas inovações tecnológicas, considera-se que o ensino em Administração se situa em contextos dinâmicos e mutáveis. Em tal cenário, a postura docente de estimular metodologias ativas de aprendizagem, favorecendo o pensamento crítico dos estudantes, a fim de que analisem os problemas considerando os seus múltiplos fatores, tende a propiciar a construção mútua de conhecimentos de forma mais efetiva. A ABP é uma das metodologias utilizadas para fomentar o diálogo e as descobertas dos estudantes, por meio de conhecimentos interdisciplinares. Já a análise fílmica auxilia didaticamente o ensino em Administração, ao provocar nos estudantes estímulos cognitivos por meio da aprendizagem social, atribuindo sentido na relação dos conteúdos das disciplinas com o contexto sócio-histórico. Como metodologia da pesquisa, foi realizada a análise fílmica e elaborada a proposta pedagógica embasada na ABP. Como resultado, tem-se a análise fílmica de A Fábrica de Sonhos, a identificação dos problemas ficcionais apresentados no longa e sua correspondência com teorias da Administração, além de serem feitas orientações para a aplicação da proposta interdisciplinar de ensino.Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisFranco, David SilvaLeite, Gérber LúcioFonseca, Venilson Luciano Benigno2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/38510.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.385Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 7, n. 2 (2020): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 398- 4242447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/385/pdfDireitos autorais 2020 David Silva Franco, Gérber Lúcio Leite, Venilson Luciano Benigno Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-07T15:32:26Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/385Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2020-10-07T15:32:26Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS
title ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS
spellingShingle ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS
Franco, David Silva
Ciências Sociais Aplicadas; Ensino em Administração; Educação.
Análise Baseada em Problemas; Análise Fílmica; Teorias da Administração; Ensino Interdisciplinar; Metodologias Ativas de Aprendizagem.
title_short ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS
title_full ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS
title_fullStr ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS
title_full_unstemmed ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS
title_sort ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS
author Franco, David Silva
author_facet Franco, David Silva
Leite, Gérber Lúcio
Fonseca, Venilson Luciano Benigno
author_role author
author2 Leite, Gérber Lúcio
Fonseca, Venilson Luciano Benigno
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, David Silva
Leite, Gérber Lúcio
Fonseca, Venilson Luciano Benigno
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas; Ensino em Administração; Educação.
Análise Baseada em Problemas; Análise Fílmica; Teorias da Administração; Ensino Interdisciplinar; Metodologias Ativas de Aprendizagem.
topic Ciências Sociais Aplicadas; Ensino em Administração; Educação.
Análise Baseada em Problemas; Análise Fílmica; Teorias da Administração; Ensino Interdisciplinar; Metodologias Ativas de Aprendizagem.
description Este estudo tem como objetivo propor uma prática pedagógica que articula Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e análise fílmica, tomando como recurso audiovisual o longa-metragem A Fábrica de Sonhos. Com a sociedade ficando cada vez mais complexa e com constantes transformações produtivas, aceleradas pelas inovações tecnológicas, considera-se que o ensino em Administração se situa em contextos dinâmicos e mutáveis. Em tal cenário, a postura docente de estimular metodologias ativas de aprendizagem, favorecendo o pensamento crítico dos estudantes, a fim de que analisem os problemas considerando os seus múltiplos fatores, tende a propiciar a construção mútua de conhecimentos de forma mais efetiva. A ABP é uma das metodologias utilizadas para fomentar o diálogo e as descobertas dos estudantes, por meio de conhecimentos interdisciplinares. Já a análise fílmica auxilia didaticamente o ensino em Administração, ao provocar nos estudantes estímulos cognitivos por meio da aprendizagem social, atribuindo sentido na relação dos conteúdos das disciplinas com o contexto sócio-histórico. Como metodologia da pesquisa, foi realizada a análise fílmica e elaborada a proposta pedagógica embasada na ABP. Como resultado, tem-se a análise fílmica de A Fábrica de Sonhos, a identificação dos problemas ficcionais apresentados no longa e sua correspondência com teorias da Administração, além de serem feitas orientações para a aplicação da proposta interdisciplinar de ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/385
10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.385
url https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/385
identifier_str_mv 10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/385/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 David Silva Franco, Gérber Lúcio Leite, Venilson Luciano Benigno Fonseca
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 David Silva Franco, Gérber Lúcio Leite, Venilson Luciano Benigno Fonseca
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 7, n. 2 (2020): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 398- 424
2447-4851
reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron:SBEO
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron_str SBEO
institution SBEO
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
collection Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
repository.mail.fl_str_mv ||rbeo@sbeo.org.br
_version_ 1808859027789053952