ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
Texto Completo: | https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/385 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo propor uma prática pedagógica que articula Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e análise fílmica, tomando como recurso audiovisual o longa-metragem A Fábrica de Sonhos. Com a sociedade ficando cada vez mais complexa e com constantes transformações produtivas, aceleradas pelas inovações tecnológicas, considera-se que o ensino em Administração se situa em contextos dinâmicos e mutáveis. Em tal cenário, a postura docente de estimular metodologias ativas de aprendizagem, favorecendo o pensamento crítico dos estudantes, a fim de que analisem os problemas considerando os seus múltiplos fatores, tende a propiciar a construção mútua de conhecimentos de forma mais efetiva. A ABP é uma das metodologias utilizadas para fomentar o diálogo e as descobertas dos estudantes, por meio de conhecimentos interdisciplinares. Já a análise fílmica auxilia didaticamente o ensino em Administração, ao provocar nos estudantes estímulos cognitivos por meio da aprendizagem social, atribuindo sentido na relação dos conteúdos das disciplinas com o contexto sócio-histórico. Como metodologia da pesquisa, foi realizada a análise fílmica e elaborada a proposta pedagógica embasada na ABP. Como resultado, tem-se a análise fílmica de A Fábrica de Sonhos, a identificação dos problemas ficcionais apresentados no longa e sua correspondência com teorias da Administração, além de serem feitas orientações para a aplicação da proposta interdisciplinar de ensino. |
id |
SBEO-1_d83cbd5e0c212f868a17a86d3332dc7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/385 |
network_acronym_str |
SBEO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOSCiências Sociais Aplicadas; Ensino em Administração; Educação.Análise Baseada em Problemas; Análise Fílmica; Teorias da Administração; Ensino Interdisciplinar; Metodologias Ativas de Aprendizagem.Este estudo tem como objetivo propor uma prática pedagógica que articula Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e análise fílmica, tomando como recurso audiovisual o longa-metragem A Fábrica de Sonhos. Com a sociedade ficando cada vez mais complexa e com constantes transformações produtivas, aceleradas pelas inovações tecnológicas, considera-se que o ensino em Administração se situa em contextos dinâmicos e mutáveis. Em tal cenário, a postura docente de estimular metodologias ativas de aprendizagem, favorecendo o pensamento crítico dos estudantes, a fim de que analisem os problemas considerando os seus múltiplos fatores, tende a propiciar a construção mútua de conhecimentos de forma mais efetiva. A ABP é uma das metodologias utilizadas para fomentar o diálogo e as descobertas dos estudantes, por meio de conhecimentos interdisciplinares. Já a análise fílmica auxilia didaticamente o ensino em Administração, ao provocar nos estudantes estímulos cognitivos por meio da aprendizagem social, atribuindo sentido na relação dos conteúdos das disciplinas com o contexto sócio-histórico. Como metodologia da pesquisa, foi realizada a análise fílmica e elaborada a proposta pedagógica embasada na ABP. Como resultado, tem-se a análise fílmica de A Fábrica de Sonhos, a identificação dos problemas ficcionais apresentados no longa e sua correspondência com teorias da Administração, além de serem feitas orientações para a aplicação da proposta interdisciplinar de ensino.Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisFranco, David SilvaLeite, Gérber LúcioFonseca, Venilson Luciano Benigno2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/38510.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.385Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 7, n. 2 (2020): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 398- 4242447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/385/pdfDireitos autorais 2020 David Silva Franco, Gérber Lúcio Leite, Venilson Luciano Benigno Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-07T15:32:26Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/385Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2020-10-07T15:32:26Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS |
title |
ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS |
spellingShingle |
ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS Franco, David Silva Ciências Sociais Aplicadas; Ensino em Administração; Educação. Análise Baseada em Problemas; Análise Fílmica; Teorias da Administração; Ensino Interdisciplinar; Metodologias Ativas de Aprendizagem. |
title_short |
ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS |
title_full |
ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS |
title_fullStr |
ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS |
title_full_unstemmed |
ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS |
title_sort |
ARTICULAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ANÁLISE FÍLMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME A FÁBRICA DE SONHOS |
author |
Franco, David Silva |
author_facet |
Franco, David Silva Leite, Gérber Lúcio Fonseca, Venilson Luciano Benigno |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Gérber Lúcio Fonseca, Venilson Luciano Benigno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, David Silva Leite, Gérber Lúcio Fonseca, Venilson Luciano Benigno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas; Ensino em Administração; Educação. Análise Baseada em Problemas; Análise Fílmica; Teorias da Administração; Ensino Interdisciplinar; Metodologias Ativas de Aprendizagem. |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas; Ensino em Administração; Educação. Análise Baseada em Problemas; Análise Fílmica; Teorias da Administração; Ensino Interdisciplinar; Metodologias Ativas de Aprendizagem. |
description |
Este estudo tem como objetivo propor uma prática pedagógica que articula Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e análise fílmica, tomando como recurso audiovisual o longa-metragem A Fábrica de Sonhos. Com a sociedade ficando cada vez mais complexa e com constantes transformações produtivas, aceleradas pelas inovações tecnológicas, considera-se que o ensino em Administração se situa em contextos dinâmicos e mutáveis. Em tal cenário, a postura docente de estimular metodologias ativas de aprendizagem, favorecendo o pensamento crítico dos estudantes, a fim de que analisem os problemas considerando os seus múltiplos fatores, tende a propiciar a construção mútua de conhecimentos de forma mais efetiva. A ABP é uma das metodologias utilizadas para fomentar o diálogo e as descobertas dos estudantes, por meio de conhecimentos interdisciplinares. Já a análise fílmica auxilia didaticamente o ensino em Administração, ao provocar nos estudantes estímulos cognitivos por meio da aprendizagem social, atribuindo sentido na relação dos conteúdos das disciplinas com o contexto sócio-histórico. Como metodologia da pesquisa, foi realizada a análise fílmica e elaborada a proposta pedagógica embasada na ABP. Como resultado, tem-se a análise fílmica de A Fábrica de Sonhos, a identificação dos problemas ficcionais apresentados no longa e sua correspondência com teorias da Administração, além de serem feitas orientações para a aplicação da proposta interdisciplinar de ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/385 10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.385 |
url |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/385 |
identifier_str_mv |
10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n2.385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/385/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 David Silva Franco, Gérber Lúcio Leite, Venilson Luciano Benigno Fonseca info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 David Silva Franco, Gérber Lúcio Leite, Venilson Luciano Benigno Fonseca |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 7, n. 2 (2020): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 398- 424 2447-4851 reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) instacron:SBEO |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) |
instacron_str |
SBEO |
institution |
SBEO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbeo@sbeo.org.br |
_version_ |
1808859027789053952 |