Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Tiago Carneiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Giorgi,Cristiano Amaral Garboggini Di, Raboni,Paulo César de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172011000400014
Resumo: Neste artigo são discutidas possibilidades de uso das relações entre a física e a pintura no Ensino Médio. A partir das propostas de ensino oficiais, que já incorporam a necessidade de rever a abordagem usual dos conceitos da física, e de propostas de outros autores que afirmam a necessidade de dar outros sentidos aos conceitos físicos, mostramos como o desenvolvimento da física e da pintura indicam aproximações, e de como estas podem contribuir para a compreensão de conceitos dessa e de outras disciplinas, bem como para a compreensão da realidade em seu sentido mais amplo.
id SBF-1_0c2d5b898d533768543a242f6e379e52
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172011000400014
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de físicafísicapinturaensino de físicaarteEnsino MédioNeste artigo são discutidas possibilidades de uso das relações entre a física e a pintura no Ensino Médio. A partir das propostas de ensino oficiais, que já incorporam a necessidade de rever a abordagem usual dos conceitos da física, e de propostas de outros autores que afirmam a necessidade de dar outros sentidos aos conceitos físicos, mostramos como o desenvolvimento da física e da pintura indicam aproximações, e de como estas podem contribuir para a compreensão de conceitos dessa e de outras disciplinas, bem como para a compreensão da realidade em seu sentido mais amplo.Sociedade Brasileira de Física2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172011000400014Revista Brasileira de Ensino de Física v.33 n.4 2011reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172011000400014info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Tiago CarneiroGiorgi,Cristiano Amaral Garboggini DiRaboni,Paulo César de Almeidapor2012-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172011000400014Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2012-03-02T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física
title Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física
spellingShingle Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física
Gomes,Tiago Carneiro
física
pintura
ensino de física
arte
Ensino Médio
title_short Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física
title_full Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física
title_fullStr Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física
title_full_unstemmed Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física
title_sort Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de física
author Gomes,Tiago Carneiro
author_facet Gomes,Tiago Carneiro
Giorgi,Cristiano Amaral Garboggini Di
Raboni,Paulo César de Almeida
author_role author
author2 Giorgi,Cristiano Amaral Garboggini Di
Raboni,Paulo César de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Tiago Carneiro
Giorgi,Cristiano Amaral Garboggini Di
Raboni,Paulo César de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv física
pintura
ensino de física
arte
Ensino Médio
topic física
pintura
ensino de física
arte
Ensino Médio
description Neste artigo são discutidas possibilidades de uso das relações entre a física e a pintura no Ensino Médio. A partir das propostas de ensino oficiais, que já incorporam a necessidade de rever a abordagem usual dos conceitos da física, e de propostas de outros autores que afirmam a necessidade de dar outros sentidos aos conceitos físicos, mostramos como o desenvolvimento da física e da pintura indicam aproximações, e de como estas podem contribuir para a compreensão de conceitos dessa e de outras disciplinas, bem como para a compreensão da realidade em seu sentido mais amplo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172011000400014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172011000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172011000400014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.33 n.4 2011
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122421408694272