Articulação Centro de Pesquisa: Escola Básica: contribuições para a alfabetização científica e tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caramello,Giselle Watanabe
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Strieder,Roseline Beatriz, Watanabe,Graciella, Munhoz,Marcelo G
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000300010
Resumo: Neste artigo são discutidos aspectos relacionados à seleção e organização dos conteúdos a serem abordados durante e após visitas a laboratórios de pesquisa em física. Utilizando como exemplo o trabalho de divulgação realizado no acelerador de partículas Pelletron (Instituto de Física da Universidade de São Paulo), com alunos do ensino médio, procuramos identificar elementos que podem orientar o desenvolvimento de propostas escolares organizadas a partir de visitas a centros de pesquisa. Nesse sentido, destaca-se o potencial dessas visitas para a realização de discussões sobre as relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade e a importância do estabelecimento de vínculos com o conteúdo escolar
id SBF-1_0c51b8fa18e8b22b3c2e75d6a8809b9a
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172010000300010
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Articulação Centro de Pesquisa: Escola Básica: contribuições para a alfabetização científica e tecnológicaacelerador de partículasensino de físicaabordagem temáticaCTSNeste artigo são discutidos aspectos relacionados à seleção e organização dos conteúdos a serem abordados durante e após visitas a laboratórios de pesquisa em física. Utilizando como exemplo o trabalho de divulgação realizado no acelerador de partículas Pelletron (Instituto de Física da Universidade de São Paulo), com alunos do ensino médio, procuramos identificar elementos que podem orientar o desenvolvimento de propostas escolares organizadas a partir de visitas a centros de pesquisa. Nesse sentido, destaca-se o potencial dessas visitas para a realização de discussões sobre as relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade e a importância do estabelecimento de vínculos com o conteúdo escolarSociedade Brasileira de Física2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000300010Revista Brasileira de Ensino de Física v.32 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172010000300010info:eu-repo/semantics/openAccessCaramello,Giselle WatanabeStrieder,Roseline BeatrizWatanabe,GraciellaMunhoz,Marcelo Gpor2011-03-15T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172010000300010Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2011-03-15T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Articulação Centro de Pesquisa: Escola Básica: contribuições para a alfabetização científica e tecnológica
title Articulação Centro de Pesquisa: Escola Básica: contribuições para a alfabetização científica e tecnológica
spellingShingle Articulação Centro de Pesquisa: Escola Básica: contribuições para a alfabetização científica e tecnológica
Caramello,Giselle Watanabe
acelerador de partículas
ensino de física
abordagem temática
CTS
title_short Articulação Centro de Pesquisa: Escola Básica: contribuições para a alfabetização científica e tecnológica
title_full Articulação Centro de Pesquisa: Escola Básica: contribuições para a alfabetização científica e tecnológica
title_fullStr Articulação Centro de Pesquisa: Escola Básica: contribuições para a alfabetização científica e tecnológica
title_full_unstemmed Articulação Centro de Pesquisa: Escola Básica: contribuições para a alfabetização científica e tecnológica
title_sort Articulação Centro de Pesquisa: Escola Básica: contribuições para a alfabetização científica e tecnológica
author Caramello,Giselle Watanabe
author_facet Caramello,Giselle Watanabe
Strieder,Roseline Beatriz
Watanabe,Graciella
Munhoz,Marcelo G
author_role author
author2 Strieder,Roseline Beatriz
Watanabe,Graciella
Munhoz,Marcelo G
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caramello,Giselle Watanabe
Strieder,Roseline Beatriz
Watanabe,Graciella
Munhoz,Marcelo G
dc.subject.por.fl_str_mv acelerador de partículas
ensino de física
abordagem temática
CTS
topic acelerador de partículas
ensino de física
abordagem temática
CTS
description Neste artigo são discutidos aspectos relacionados à seleção e organização dos conteúdos a serem abordados durante e após visitas a laboratórios de pesquisa em física. Utilizando como exemplo o trabalho de divulgação realizado no acelerador de partículas Pelletron (Instituto de Física da Universidade de São Paulo), com alunos do ensino médio, procuramos identificar elementos que podem orientar o desenvolvimento de propostas escolares organizadas a partir de visitas a centros de pesquisa. Nesse sentido, destaca-se o potencial dessas visitas para a realização de discussões sobre as relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade e a importância do estabelecimento de vínculos com o conteúdo escolar
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172010000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.32 n.3 2010
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122421052178432