Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires,Marcelo Antonio
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Veit,Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000200015
Resumo: Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, criou-se um sítio sobre gravitação e temas afins e utilizou-se a plataforma de educação a distância TelEduc para se criar um ambiente virtual de aprendizagem potencialmente significativo para a aprendizagem deste tópico por parte de estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular e tradicional de Porto Alegre, tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel.
id SBF-1_2755648ea9e18a1a104afa704a7b90d8
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172006000200015
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médiotecnologias de informação de comunicaçãoensino de Físicagravitação e aprendizagem significativaNeste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, criou-se um sítio sobre gravitação e temas afins e utilizou-se a plataforma de educação a distância TelEduc para se criar um ambiente virtual de aprendizagem potencialmente significativo para a aprendizagem deste tópico por parte de estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular e tradicional de Porto Alegre, tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel.Sociedade Brasileira de Física2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000200015Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.2 2006reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S0102-47442006000200015info:eu-repo/semantics/openAccessPires,Marcelo AntonioVeit,Eliane Angelapor2006-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172006000200015Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2006-10-16T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio
title Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio
spellingShingle Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio
Pires,Marcelo Antonio
tecnologias de informação de comunicação
ensino de Física
gravitação e aprendizagem significativa
title_short Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio
title_full Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio
title_fullStr Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio
title_full_unstemmed Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio
title_sort Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio
author Pires,Marcelo Antonio
author_facet Pires,Marcelo Antonio
Veit,Eliane Angela
author_role author
author2 Veit,Eliane Angela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires,Marcelo Antonio
Veit,Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias de informação de comunicação
ensino de Física
gravitação e aprendizagem significativa
topic tecnologias de informação de comunicação
ensino de Física
gravitação e aprendizagem significativa
description Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, criou-se um sítio sobre gravitação e temas afins e utilizou-se a plataforma de educação a distância TelEduc para se criar um ambiente virtual de aprendizagem potencialmente significativo para a aprendizagem deste tópico por parte de estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular e tradicional de Porto Alegre, tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-47442006000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.2 2006
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122419959562240