Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000200015 |
Resumo: | Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, criou-se um sítio sobre gravitação e temas afins e utilizou-se a plataforma de educação a distância TelEduc para se criar um ambiente virtual de aprendizagem potencialmente significativo para a aprendizagem deste tópico por parte de estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular e tradicional de Porto Alegre, tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. |
id |
SBF-1_2755648ea9e18a1a104afa704a7b90d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172006000200015 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médiotecnologias de informação de comunicaçãoensino de Físicagravitação e aprendizagem significativaNeste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, criou-se um sítio sobre gravitação e temas afins e utilizou-se a plataforma de educação a distância TelEduc para se criar um ambiente virtual de aprendizagem potencialmente significativo para a aprendizagem deste tópico por parte de estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular e tradicional de Porto Alegre, tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel.Sociedade Brasileira de Física2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000200015Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.2 2006reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S0102-47442006000200015info:eu-repo/semantics/openAccessPires,Marcelo AntonioVeit,Eliane Angelapor2006-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172006000200015Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2006-10-16T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio |
title |
Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio |
spellingShingle |
Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio Pires,Marcelo Antonio tecnologias de informação de comunicação ensino de Física gravitação e aprendizagem significativa |
title_short |
Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio |
title_full |
Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio |
title_fullStr |
Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio |
title_sort |
Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio |
author |
Pires,Marcelo Antonio |
author_facet |
Pires,Marcelo Antonio Veit,Eliane Angela |
author_role |
author |
author2 |
Veit,Eliane Angela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires,Marcelo Antonio Veit,Eliane Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologias de informação de comunicação ensino de Física gravitação e aprendizagem significativa |
topic |
tecnologias de informação de comunicação ensino de Física gravitação e aprendizagem significativa |
description |
Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, criou-se um sítio sobre gravitação e temas afins e utilizou-se a plataforma de educação a distância TelEduc para se criar um ambiente virtual de aprendizagem potencialmente significativo para a aprendizagem deste tópico por parte de estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular e tradicional de Porto Alegre, tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000200015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000200015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-47442006000200015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.2 2006 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122419959562240 |