Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116976 |
Resumo: | Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, criou-se um sítio sobre gravitação e temas afins e utilizou-se a plataforma de educação a distância TelEduc para se criar um ambiente virtual de aprendizagem potencialmente significativo para a aprendizagem deste tópico por parte de estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular e tradicional de Porto Alegre, tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. |
id |
UFRGS-2_2a0d12ca0de958aeee011c8cff8f5f3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116976 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pires, Marcelo AntônioVeit, Eliane Angela2015-05-23T02:01:09Z20061806-1117http://hdl.handle.net/10183/116976000546722Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, criou-se um sítio sobre gravitação e temas afins e utilizou-se a plataforma de educação a distância TelEduc para se criar um ambiente virtual de aprendizagem potencialmente significativo para a aprendizagem deste tópico por parte de estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular e tradicional de Porto Alegre, tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel.In this work we describe the use of Technologies of Information and Communication on the high school physics teaching in order to extend the possibilities to improve the students learning. For this purpose we had constructed a site on gravitation and similar subjects and we had used a learning management system (TelEduc) to create an virtual environment potentially meaningful to the learning of this topic by first-year students of a traditional private high school of Porto Alegre, based on Ausubel's meaningful learning theory.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. Vol. 28, n. 2 (abr./jun. 2006), p. 241-248Ensino de físicaEnsino médioTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Aprendizagem significativaTechnologies of information and communicationPhysics teachingGravitation and meaningful learningTecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médioTechnologies of information and communication on the high school physics teaching in order to motivate and to extend the possibilities to improve the students learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000546722.pdf.txt000546722.pdf.txtExtracted Texttext/plain42982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116976/2/000546722.pdf.txt6c38a0a1502908e95083264de37b0be9MD52ORIGINAL000546722.pdf000546722.pdfTexto completoapplication/pdf294054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116976/1/000546722.pdfc784805d807885b87414a5de061c811aMD51THUMBNAIL000546722.pdf.jpg000546722.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116976/3/000546722.pdf.jpg84e053dba95d6bee6cbe4b3163a7590fMD5310183/1169762023-09-21 03:40:18.508387oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:40:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Technologies of information and communication on the high school physics teaching in order to motivate and to extend the possibilities to improve the students learning |
title |
Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio |
spellingShingle |
Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio Pires, Marcelo Antônio Ensino de física Ensino médio Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem significativa Technologies of information and communication Physics teaching Gravitation and meaningful learning |
title_short |
Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio |
title_full |
Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio |
title_fullStr |
Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio |
title_sort |
Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio |
author |
Pires, Marcelo Antônio |
author_facet |
Pires, Marcelo Antônio Veit, Eliane Angela |
author_role |
author |
author2 |
Veit, Eliane Angela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Marcelo Antônio Veit, Eliane Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino médio Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem significativa |
topic |
Ensino de física Ensino médio Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem significativa Technologies of information and communication Physics teaching Gravitation and meaningful learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technologies of information and communication Physics teaching Gravitation and meaningful learning |
description |
Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, criou-se um sítio sobre gravitação e temas afins e utilizou-se a plataforma de educação a distância TelEduc para se criar um ambiente virtual de aprendizagem potencialmente significativo para a aprendizagem deste tópico por parte de estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular e tradicional de Porto Alegre, tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-23T02:01:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/116976 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-1117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000546722 |
identifier_str_mv |
1806-1117 000546722 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/116976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de ensino de física. Vol. 28, n. 2 (abr./jun. 2006), p. 241-248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116976/2/000546722.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116976/1/000546722.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116976/3/000546722.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c38a0a1502908e95083264de37b0be9 c784805d807885b87414a5de061c811a 84e053dba95d6bee6cbe4b3163a7590f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447583784435712 |