Fenômenos estocásticos em migração celular: teoria, experimentos e simulações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida,Rita M.C.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000500211
Resumo: Migração celular é um ingrediente importante no desenvolvimento de seres multicelulares e em processos como resposta imunológica ou metástases em câncer. Apresentamos uma revisão sobre modelagem de migração celular de célula isolada sobre substratos planos. Reanálise de dados experimentais mostraram um comportamento que se desvia do modelo canônico, o modelo de Langevin para uma partícula com um movimento Browniano. A proposição de um modelo semiempírico que prevê um comportamento difusivo em escalas de tempo muito curtas, ajusta os dados experimentais mas coloca em cheque a definição usual de velocidade e o correspondente protocolo de medidas. A solução é apresentada sob a forma de um modelo anisotrópico para a migração celular com uma variável interna representando a quebra de simetria espacial da célula em migração. A previsão teórica possibilita a definição de unidades naturais do sistema que resultam no colapso de curvas teóricas e experimentais em uma família de curvas com um só parâmetro. Adicionalmente, discutimos um modelo de simulações para células em três dimensões, que foi validado por comparações quantitativas com dados experimentais, possibilitadas pelo modelo teórico proposto. Estes resultados podem agora ser aplicados para situações mais complexas, que implicam em interações não lineares e requerem soluções numéricas.
id SBF-1_4c5aa13072916c3edcee0c41e3bb41bd
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172021000500211
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Fenômenos estocásticos em migração celular: teoria, experimentos e simulaçõesMigração celularEquação de Fürth modificadaProcessos de Ornstein-UhlenbeckCompuCel3DMigração celular é um ingrediente importante no desenvolvimento de seres multicelulares e em processos como resposta imunológica ou metástases em câncer. Apresentamos uma revisão sobre modelagem de migração celular de célula isolada sobre substratos planos. Reanálise de dados experimentais mostraram um comportamento que se desvia do modelo canônico, o modelo de Langevin para uma partícula com um movimento Browniano. A proposição de um modelo semiempírico que prevê um comportamento difusivo em escalas de tempo muito curtas, ajusta os dados experimentais mas coloca em cheque a definição usual de velocidade e o correspondente protocolo de medidas. A solução é apresentada sob a forma de um modelo anisotrópico para a migração celular com uma variável interna representando a quebra de simetria espacial da célula em migração. A previsão teórica possibilita a definição de unidades naturais do sistema que resultam no colapso de curvas teóricas e experimentais em uma família de curvas com um só parâmetro. Adicionalmente, discutimos um modelo de simulações para células em três dimensões, que foi validado por comparações quantitativas com dados experimentais, possibilitadas pelo modelo teórico proposto. Estes resultados podem agora ser aplicados para situações mais complexas, que implicam em interações não lineares e requerem soluções numéricas.Sociedade Brasileira de Física2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000500211Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 suppl.1 2021reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2020-0400info:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida,Rita M.C.por2021-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172021000500211Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2021-03-02T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fenômenos estocásticos em migração celular: teoria, experimentos e simulações
title Fenômenos estocásticos em migração celular: teoria, experimentos e simulações
spellingShingle Fenômenos estocásticos em migração celular: teoria, experimentos e simulações
de Almeida,Rita M.C.
Migração celular
Equação de Fürth modificada
Processos de Ornstein-Uhlenbeck
CompuCel3D
title_short Fenômenos estocásticos em migração celular: teoria, experimentos e simulações
title_full Fenômenos estocásticos em migração celular: teoria, experimentos e simulações
title_fullStr Fenômenos estocásticos em migração celular: teoria, experimentos e simulações
title_full_unstemmed Fenômenos estocásticos em migração celular: teoria, experimentos e simulações
title_sort Fenômenos estocásticos em migração celular: teoria, experimentos e simulações
author de Almeida,Rita M.C.
author_facet de Almeida,Rita M.C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida,Rita M.C.
dc.subject.por.fl_str_mv Migração celular
Equação de Fürth modificada
Processos de Ornstein-Uhlenbeck
CompuCel3D
topic Migração celular
Equação de Fürth modificada
Processos de Ornstein-Uhlenbeck
CompuCel3D
description Migração celular é um ingrediente importante no desenvolvimento de seres multicelulares e em processos como resposta imunológica ou metástases em câncer. Apresentamos uma revisão sobre modelagem de migração celular de célula isolada sobre substratos planos. Reanálise de dados experimentais mostraram um comportamento que se desvia do modelo canônico, o modelo de Langevin para uma partícula com um movimento Browniano. A proposição de um modelo semiempírico que prevê um comportamento difusivo em escalas de tempo muito curtas, ajusta os dados experimentais mas coloca em cheque a definição usual de velocidade e o correspondente protocolo de medidas. A solução é apresentada sob a forma de um modelo anisotrópico para a migração celular com uma variável interna representando a quebra de simetria espacial da célula em migração. A previsão teórica possibilita a definição de unidades naturais do sistema que resultam no colapso de curvas teóricas e experimentais em uma família de curvas com um só parâmetro. Adicionalmente, discutimos um modelo de simulações para células em três dimensões, que foi validado por comparações quantitativas com dados experimentais, possibilitadas pelo modelo teórico proposto. Estes resultados podem agora ser aplicados para situações mais complexas, que implicam em interações não lineares e requerem soluções numéricas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000500211
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000500211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2020-0400
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 suppl.1 2021
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122425898696704