Análise de sobrevivência aplicada ao estudo do fluxo escolar nos cursos de graduação em física: um exemplo de uma universidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Junior,Paulo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silveira,Fernando Lang da, Ostermann,Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000100014
Resumo: A análise de sobrevivência e um método estatístico muito utilizado nas ciências da saúde, possuindo aplicações em outras áreas do conhecimento. Seu objeto de estudo é o tempo entre eventos, geralmente chamado "tempo de vida". Neste trabalho, investiga-se a possibilidade de aplicação da análise de sobrevivência ao estudo do tempo de permanência de estudantes diplomados, evadidos e desligados de um curso de graduação em física. Como resultado, percebe-se que este método é adequado, permitindo descrever quando a evasão e a diplomação ocorrem e quais fatores estão relacionados à permanência prolongada no curso. O objetivo deste trabalho é o de fazer uma breve introducto ao tema, exemplificando sua aplicação ao estudo do fluxo escolar de alunos de física de uma universidade brasileira. Acreditamos que este trabalho representa uma contribuição metodológica relevante para pesquisadores interessados no tema da evasão e da retenção nos cursos de formação científica na medida em que a análise de sobrevivência constitui um instrumento eficiente de descrição e compreensão do fluxo escolar.