Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer Instruction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kielt,Everton Donizetti
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva,Sani de Carvalho Rutz da, Miquelin,Awdry Feisser
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400506
Resumo: Este trabalho investigou o desenvolvimento e implementação de um aplicativo para smartphones que realiza o envio de respostas ao professor durante a resolução de testes conceituais nas aulas. Foram desenvolvidas aulas de Física em uma turma de Ensino Médio utilizando-se do Peer Instruction nas atividades escolares, buscando melhorar o ensino e a aprendizagem de Física. Durante as aulas, os estudantes resolviam testes conceituais e enviavam a respostas através do aplicativo, diretamente para o notebook do professor. Os resultados mostraram que o aplicativo foi bem aceito pelos estudantes, tem potencial para melhorar a concentração nas atividades de resolução de problemas e para realizar o envio das respostas ao professor. Desta forma, o professor tem a opção de salvar as respostas dos estudantes no notebook e fazer uma verificação da aprendizagem destes. O Peer Instruction mostrou-se como uma potente ferramenta para estimular a aprendizagem na resolução individual de problemas, promovendo um aumento na concentração e, também, fomentando discussões em grupos durante a resolução coletiva dos testes conceituais.
id SBF-1_7cf133647fd3a347e52479d4df6246c9
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172017000400506
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer InstructionEnsino de FísicaPeer InstructionAplicativoSistema de votaçãoEste trabalho investigou o desenvolvimento e implementação de um aplicativo para smartphones que realiza o envio de respostas ao professor durante a resolução de testes conceituais nas aulas. Foram desenvolvidas aulas de Física em uma turma de Ensino Médio utilizando-se do Peer Instruction nas atividades escolares, buscando melhorar o ensino e a aprendizagem de Física. Durante as aulas, os estudantes resolviam testes conceituais e enviavam a respostas através do aplicativo, diretamente para o notebook do professor. Os resultados mostraram que o aplicativo foi bem aceito pelos estudantes, tem potencial para melhorar a concentração nas atividades de resolução de problemas e para realizar o envio das respostas ao professor. Desta forma, o professor tem a opção de salvar as respostas dos estudantes no notebook e fazer uma verificação da aprendizagem destes. O Peer Instruction mostrou-se como uma potente ferramenta para estimular a aprendizagem na resolução individual de problemas, promovendo um aumento na concentração e, também, fomentando discussões em grupos durante a resolução coletiva dos testes conceituais.Sociedade Brasileira de Física2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400506Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.4 2017reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2017-0091info:eu-repo/semantics/openAccessKielt,Everton DonizettiSilva,Sani de Carvalho Rutz daMiquelin,Awdry Feisserpor2017-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172017000400506Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2017-09-29T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer Instruction
title Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer Instruction
spellingShingle Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer Instruction
Kielt,Everton Donizetti
Ensino de Física
Peer Instruction
Aplicativo
Sistema de votação
title_short Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer Instruction
title_full Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer Instruction
title_fullStr Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer Instruction
title_full_unstemmed Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer Instruction
title_sort Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer Instruction
author Kielt,Everton Donizetti
author_facet Kielt,Everton Donizetti
Silva,Sani de Carvalho Rutz da
Miquelin,Awdry Feisser
author_role author
author2 Silva,Sani de Carvalho Rutz da
Miquelin,Awdry Feisser
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kielt,Everton Donizetti
Silva,Sani de Carvalho Rutz da
Miquelin,Awdry Feisser
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Peer Instruction
Aplicativo
Sistema de votação
topic Ensino de Física
Peer Instruction
Aplicativo
Sistema de votação
description Este trabalho investigou o desenvolvimento e implementação de um aplicativo para smartphones que realiza o envio de respostas ao professor durante a resolução de testes conceituais nas aulas. Foram desenvolvidas aulas de Física em uma turma de Ensino Médio utilizando-se do Peer Instruction nas atividades escolares, buscando melhorar o ensino e a aprendizagem de Física. Durante as aulas, os estudantes resolviam testes conceituais e enviavam a respostas através do aplicativo, diretamente para o notebook do professor. Os resultados mostraram que o aplicativo foi bem aceito pelos estudantes, tem potencial para melhorar a concentração nas atividades de resolução de problemas e para realizar o envio das respostas ao professor. Desta forma, o professor tem a opção de salvar as respostas dos estudantes no notebook e fazer uma verificação da aprendizagem destes. O Peer Instruction mostrou-se como uma potente ferramenta para estimular a aprendizagem na resolução individual de problemas, promovendo um aumento na concentração e, também, fomentando discussões em grupos durante a resolução coletiva dos testes conceituais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400506
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2017-0091
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.4 2017
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122423292985344