A equação de Torricelli e o estudo do movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000400007 |
Resumo: | Em primeiro lugar, este trabalho realiza uma tarefa de recuperar o papel histórico de Evangelista Torricelli, a fim de mostrar a sua importância para o estudo do movimento retilíneo uniformemente variado, mas também analisa a maneira de como a equação ν2 = ν²0 + 2aΔs é mostrada aos alunos do ensino médio no estudo deste movimento através de livros didáticos e do comportamento dos professores nesse sentido. Por último, mostra como a história da física pode contribuir para dar um sentido significativo para o estudo de determinados conceitos científicos. |
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A equação de Torricelli e o estudo do movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV)equação de TorricelliTorricelliMRUVhistória da físicaEm primeiro lugar, este trabalho realiza uma tarefa de recuperar o papel histórico de Evangelista Torricelli, a fim de mostrar a sua importância para o estudo do movimento retilíneo uniformemente variado, mas também analisa a maneira de como a equação ν2 = ν²0 + 2aΔs é mostrada aos alunos do ensino médio no estudo deste movimento através de livros didáticos e do comportamento dos professores nesse sentido. Por último, mostra como a história da física pode contribuir para dar um sentido significativo para o estudo de determinados conceitos científicos.Sociedade Brasileira de Física2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000400007Revista Brasileira de Ensino de Física v.32 n.4 2010reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172010000400007info:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo,Marcos Antonio Rodriguespor2011-04-04T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172010000400007Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2011-04-04T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
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Em primeiro lugar, este trabalho realiza uma tarefa de recuperar o papel histórico de Evangelista Torricelli, a fim de mostrar a sua importância para o estudo do movimento retilíneo uniformemente variado, mas também analisa a maneira de como a equação ν2 = ν²0 + 2aΔs é mostrada aos alunos do ensino médio no estudo deste movimento através de livros didáticos e do comportamento dos professores nesse sentido. Por último, mostra como a história da física pode contribuir para dar um sentido significativo para o estudo de determinados conceitos científicos. |
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