Atividades investigativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: um relato de experiência no curso de Física da Universidade Federal do Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000400503 |
Resumo: | Resumo Neste trabalho apresentamos um relato de experiência de uma disciplina piloto implementada em uma turma de ingressantes no curso de graduação em Física (licenciatura e bacharelado) da Universidade Federal do Pará, durante o primeiro semestre de 2017. Tendo como base o uso de atividades investigativas no ensino, durante o semestre de trabalho, os estudantes foram divididos em equipes e a cada uma delas foi proposto um problema de Ciências em aberto, para o qual os alunos tiveram que emitir hipóteses, planejar um aparato experimental, coletar dados e interpretar os resultados de forma a responder o problema proposto. Na análise da proposta didática, apresentamos os principais aspectos pontuados pelos professores que aplicaram a metodologia. Em se tratando diretamente dos estudantes, pôde-se perceber um maior engajamento nas atividades propostas pelo professor e um aumento da autoeficácia. Indiretamente, observou-se um maior respeito à liberdade criativa e ao ritmo de aprendizado de cada aluno no que tange ao aprendizado dos conceitos de Física relevantes, bem como ao desenvolvimento de competências relacionadas à capacidade de resolver problemas de pesquisa e do seu cotidiano. Entre outros aspectos pontuados pelos professores destacam-se uma sensibilidade da metodologia à turma, bem como à escolha dos problemas propostos. |
id |
SBF-1_9c1861e332491d7ea01c17ad73557ce1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172018000400503 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades investigativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: um relato de experiência no curso de Física da Universidade Federal do Paráatividades investigativasensino de Físicaformação de professoresnatureza da ciênciaResumo Neste trabalho apresentamos um relato de experiência de uma disciplina piloto implementada em uma turma de ingressantes no curso de graduação em Física (licenciatura e bacharelado) da Universidade Federal do Pará, durante o primeiro semestre de 2017. Tendo como base o uso de atividades investigativas no ensino, durante o semestre de trabalho, os estudantes foram divididos em equipes e a cada uma delas foi proposto um problema de Ciências em aberto, para o qual os alunos tiveram que emitir hipóteses, planejar um aparato experimental, coletar dados e interpretar os resultados de forma a responder o problema proposto. Na análise da proposta didática, apresentamos os principais aspectos pontuados pelos professores que aplicaram a metodologia. Em se tratando diretamente dos estudantes, pôde-se perceber um maior engajamento nas atividades propostas pelo professor e um aumento da autoeficácia. Indiretamente, observou-se um maior respeito à liberdade criativa e ao ritmo de aprendizado de cada aluno no que tange ao aprendizado dos conceitos de Física relevantes, bem como ao desenvolvimento de competências relacionadas à capacidade de resolver problemas de pesquisa e do seu cotidiano. Entre outros aspectos pontuados pelos professores destacam-se uma sensibilidade da metodologia à turma, bem como à escolha dos problemas propostos.Sociedade Brasileira de Física2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000400503Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.4 2018reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2018-0052info:eu-repo/semantics/openAccessFraiha,SimonePaschoal Jr,WaldomiroPerez,SilvanaTabosa,Clara E.S.Silva Alves,João Paulo daSilva,Charles Rochapor2018-06-25T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172018000400503Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2018-06-25T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades investigativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: um relato de experiência no curso de Física da Universidade Federal do Pará |
title |
Atividades investigativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: um relato de experiência no curso de Física da Universidade Federal do Pará |
spellingShingle |
Atividades investigativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: um relato de experiência no curso de Física da Universidade Federal do Pará Fraiha,Simone atividades investigativas ensino de Física formação de professores natureza da ciência |
title_short |
Atividades investigativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: um relato de experiência no curso de Física da Universidade Federal do Pará |
title_full |
Atividades investigativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: um relato de experiência no curso de Física da Universidade Federal do Pará |
title_fullStr |
Atividades investigativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: um relato de experiência no curso de Física da Universidade Federal do Pará |
title_full_unstemmed |
Atividades investigativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: um relato de experiência no curso de Física da Universidade Federal do Pará |
title_sort |
Atividades investigativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: um relato de experiência no curso de Física da Universidade Federal do Pará |
author |
Fraiha,Simone |
author_facet |
Fraiha,Simone Paschoal Jr,Waldomiro Perez,Silvana Tabosa,Clara E.S. Silva Alves,João Paulo da Silva,Charles Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Paschoal Jr,Waldomiro Perez,Silvana Tabosa,Clara E.S. Silva Alves,João Paulo da Silva,Charles Rocha |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraiha,Simone Paschoal Jr,Waldomiro Perez,Silvana Tabosa,Clara E.S. Silva Alves,João Paulo da Silva,Charles Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atividades investigativas ensino de Física formação de professores natureza da ciência |
topic |
atividades investigativas ensino de Física formação de professores natureza da ciência |
description |
Resumo Neste trabalho apresentamos um relato de experiência de uma disciplina piloto implementada em uma turma de ingressantes no curso de graduação em Física (licenciatura e bacharelado) da Universidade Federal do Pará, durante o primeiro semestre de 2017. Tendo como base o uso de atividades investigativas no ensino, durante o semestre de trabalho, os estudantes foram divididos em equipes e a cada uma delas foi proposto um problema de Ciências em aberto, para o qual os alunos tiveram que emitir hipóteses, planejar um aparato experimental, coletar dados e interpretar os resultados de forma a responder o problema proposto. Na análise da proposta didática, apresentamos os principais aspectos pontuados pelos professores que aplicaram a metodologia. Em se tratando diretamente dos estudantes, pôde-se perceber um maior engajamento nas atividades propostas pelo professor e um aumento da autoeficácia. Indiretamente, observou-se um maior respeito à liberdade criativa e ao ritmo de aprendizado de cada aluno no que tange ao aprendizado dos conceitos de Física relevantes, bem como ao desenvolvimento de competências relacionadas à capacidade de resolver problemas de pesquisa e do seu cotidiano. Entre outros aspectos pontuados pelos professores destacam-se uma sensibilidade da metodologia à turma, bem como à escolha dos problemas propostos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000400503 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000400503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2018-0052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.4 2018 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122423930519552 |