O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Watanabe,Graciella
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gurgel,Ivã, Munhoz,Marcelo G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000100021
Resumo: Neste trabalho vamos discutir e apresentar dados de pesquisa sobre um evento de divulgação científica mundial desenvolvido pelos pesquisadores do laboratório CERN que tem como público alvo estudantes do ensino médio. Baseados nos pressupostos da alfabetização científico-tecnológica (ACT) e na procura pelo engajamento dos alunos em temas da física contemporânea discutiremos o papel das atividades do Masterclasses - Hands on na formação de jovens estudantes. Inicialmente iremos apontar as reformulações em relação às atividades do CERN que o evento ocorrido no Instituto de Física da USP propôs a fim de o aproximar do contexto educacional dos participantes. Em um segundo momento, buscaremos discutir elementos que emergem da fala dos estudantes em relação aos sentidos atribuídos à ciência quando os alunos participam de um evento de divulgação científica como apresentado aqui. Os resultados apontam que a interação e os debates com os cientistas proporcionaram reflexões que apresentam perspectivas da ACT e que indicam potencialidades para conduzir futuras atividades no evento.
id SBF-1_a116d40dac612446ee6cdb394d4486f1
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172014000100021
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículasdivulgação científicafísica de partículasalfabetização científico-tecnológicaMasterclassesNeste trabalho vamos discutir e apresentar dados de pesquisa sobre um evento de divulgação científica mundial desenvolvido pelos pesquisadores do laboratório CERN que tem como público alvo estudantes do ensino médio. Baseados nos pressupostos da alfabetização científico-tecnológica (ACT) e na procura pelo engajamento dos alunos em temas da física contemporânea discutiremos o papel das atividades do Masterclasses - Hands on na formação de jovens estudantes. Inicialmente iremos apontar as reformulações em relação às atividades do CERN que o evento ocorrido no Instituto de Física da USP propôs a fim de o aproximar do contexto educacional dos participantes. Em um segundo momento, buscaremos discutir elementos que emergem da fala dos estudantes em relação aos sentidos atribuídos à ciência quando os alunos participam de um evento de divulgação científica como apresentado aqui. Os resultados apontam que a interação e os debates com os cientistas proporcionaram reflexões que apresentam perspectivas da ACT e que indicam potencialidades para conduzir futuras atividades no evento.Sociedade Brasileira de Física2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000100021Revista Brasileira de Ensino de Física v.36 n.1 2014reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172014000100021info:eu-repo/semantics/openAccessWatanabe,GraciellaGurgel,IvãMunhoz,Marcelo G.por2014-04-29T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172014000100021Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2014-04-29T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas
title O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas
spellingShingle O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas
Watanabe,Graciella
divulgação científica
física de partículas
alfabetização científico-tecnológica
Masterclasses
title_short O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas
title_full O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas
title_fullStr O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas
title_full_unstemmed O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas
title_sort O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas
author Watanabe,Graciella
author_facet Watanabe,Graciella
Gurgel,Ivã
Munhoz,Marcelo G.
author_role author
author2 Gurgel,Ivã
Munhoz,Marcelo G.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Watanabe,Graciella
Gurgel,Ivã
Munhoz,Marcelo G.
dc.subject.por.fl_str_mv divulgação científica
física de partículas
alfabetização científico-tecnológica
Masterclasses
topic divulgação científica
física de partículas
alfabetização científico-tecnológica
Masterclasses
description Neste trabalho vamos discutir e apresentar dados de pesquisa sobre um evento de divulgação científica mundial desenvolvido pelos pesquisadores do laboratório CERN que tem como público alvo estudantes do ensino médio. Baseados nos pressupostos da alfabetização científico-tecnológica (ACT) e na procura pelo engajamento dos alunos em temas da física contemporânea discutiremos o papel das atividades do Masterclasses - Hands on na formação de jovens estudantes. Inicialmente iremos apontar as reformulações em relação às atividades do CERN que o evento ocorrido no Instituto de Física da USP propôs a fim de o aproximar do contexto educacional dos participantes. Em um segundo momento, buscaremos discutir elementos que emergem da fala dos estudantes em relação aos sentidos atribuídos à ciência quando os alunos participam de um evento de divulgação científica como apresentado aqui. Os resultados apontam que a interação e os debates com os cientistas proporcionaram reflexões que apresentam perspectivas da ACT e que indicam potencialidades para conduzir futuras atividades no evento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172014000100021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.36 n.1 2014
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122422152134656