O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000100021 |
Resumo: | Neste trabalho vamos discutir e apresentar dados de pesquisa sobre um evento de divulgação científica mundial desenvolvido pelos pesquisadores do laboratório CERN que tem como público alvo estudantes do ensino médio. Baseados nos pressupostos da alfabetização científico-tecnológica (ACT) e na procura pelo engajamento dos alunos em temas da física contemporânea discutiremos o papel das atividades do Masterclasses - Hands on na formação de jovens estudantes. Inicialmente iremos apontar as reformulações em relação às atividades do CERN que o evento ocorrido no Instituto de Física da USP propôs a fim de o aproximar do contexto educacional dos participantes. Em um segundo momento, buscaremos discutir elementos que emergem da fala dos estudantes em relação aos sentidos atribuídos à ciência quando os alunos participam de um evento de divulgação científica como apresentado aqui. Os resultados apontam que a interação e os debates com os cientistas proporcionaram reflexões que apresentam perspectivas da ACT e que indicam potencialidades para conduzir futuras atividades no evento. |
id |
SBF-1_a116d40dac612446ee6cdb394d4486f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172014000100021 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículasdivulgação científicafísica de partículasalfabetização científico-tecnológicaMasterclassesNeste trabalho vamos discutir e apresentar dados de pesquisa sobre um evento de divulgação científica mundial desenvolvido pelos pesquisadores do laboratório CERN que tem como público alvo estudantes do ensino médio. Baseados nos pressupostos da alfabetização científico-tecnológica (ACT) e na procura pelo engajamento dos alunos em temas da física contemporânea discutiremos o papel das atividades do Masterclasses - Hands on na formação de jovens estudantes. Inicialmente iremos apontar as reformulações em relação às atividades do CERN que o evento ocorrido no Instituto de Física da USP propôs a fim de o aproximar do contexto educacional dos participantes. Em um segundo momento, buscaremos discutir elementos que emergem da fala dos estudantes em relação aos sentidos atribuídos à ciência quando os alunos participam de um evento de divulgação científica como apresentado aqui. Os resultados apontam que a interação e os debates com os cientistas proporcionaram reflexões que apresentam perspectivas da ACT e que indicam potencialidades para conduzir futuras atividades no evento.Sociedade Brasileira de Física2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000100021Revista Brasileira de Ensino de Física v.36 n.1 2014reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172014000100021info:eu-repo/semantics/openAccessWatanabe,GraciellaGurgel,IvãMunhoz,Marcelo G.por2014-04-29T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172014000100021Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2014-04-29T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas |
title |
O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas |
spellingShingle |
O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas Watanabe,Graciella divulgação científica física de partículas alfabetização científico-tecnológica Masterclasses |
title_short |
O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas |
title_full |
O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas |
title_fullStr |
O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas |
title_full_unstemmed |
O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas |
title_sort |
O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas |
author |
Watanabe,Graciella |
author_facet |
Watanabe,Graciella Gurgel,Ivã Munhoz,Marcelo G. |
author_role |
author |
author2 |
Gurgel,Ivã Munhoz,Marcelo G. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Watanabe,Graciella Gurgel,Ivã Munhoz,Marcelo G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
divulgação científica física de partículas alfabetização científico-tecnológica Masterclasses |
topic |
divulgação científica física de partículas alfabetização científico-tecnológica Masterclasses |
description |
Neste trabalho vamos discutir e apresentar dados de pesquisa sobre um evento de divulgação científica mundial desenvolvido pelos pesquisadores do laboratório CERN que tem como público alvo estudantes do ensino médio. Baseados nos pressupostos da alfabetização científico-tecnológica (ACT) e na procura pelo engajamento dos alunos em temas da física contemporânea discutiremos o papel das atividades do Masterclasses - Hands on na formação de jovens estudantes. Inicialmente iremos apontar as reformulações em relação às atividades do CERN que o evento ocorrido no Instituto de Física da USP propôs a fim de o aproximar do contexto educacional dos participantes. Em um segundo momento, buscaremos discutir elementos que emergem da fala dos estudantes em relação aos sentidos atribuídos à ciência quando os alunos participam de um evento de divulgação científica como apresentado aqui. Os resultados apontam que a interação e os debates com os cientistas proporcionaram reflexões que apresentam perspectivas da ACT e que indicam potencialidades para conduzir futuras atividades no evento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000100021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000100021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172014000100021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.36 n.1 2014 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122422152134656 |