Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanotello,Marcelo
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Almeida,Maria José Pereira Monteiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000300015
Resumo: Neste trabalho são apresentados e analisados aspectos da produção de sentidos por alunos do ensino médio, na leitura de um livro sobre a vida e obra de Isaac Newton, a partir do registro escrito das respostas dos mesmos a um questionário. As perguntas são propostas com o objetivo de possibilitar aos leitores expressarem como interagiram com o material lido, no que se refere principalmente ao estilo adotado pelo autor do livro e aos conteúdos de física abordados. O suporte teórico utilizado é a Análise de Discurso na linha francesa, conforme divulgada amplamente no Brasil por Eni Orlandi. A leitura de textos de divulgação científica no ambiente escolar se constitui em uma atividade diferenciada em relação ao desenvolvimento das aulas de física que geralmente se observa nas escolas. Os relatos recolhidos revelam uma variedade de possibilidades de intervenção do professor para auxiliar de modo efetivo no processo de aprendizagem da física e na construção de uma cultura científica por parte dos estudantes.
id SBF-1_a79c3844bb07d104149c6169cb64fd7a
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172007000300015
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newtonensino de físicafísica newtonianaleituradivulgação científicaprodução de sentidosNeste trabalho são apresentados e analisados aspectos da produção de sentidos por alunos do ensino médio, na leitura de um livro sobre a vida e obra de Isaac Newton, a partir do registro escrito das respostas dos mesmos a um questionário. As perguntas são propostas com o objetivo de possibilitar aos leitores expressarem como interagiram com o material lido, no que se refere principalmente ao estilo adotado pelo autor do livro e aos conteúdos de física abordados. O suporte teórico utilizado é a Análise de Discurso na linha francesa, conforme divulgada amplamente no Brasil por Eni Orlandi. A leitura de textos de divulgação científica no ambiente escolar se constitui em uma atividade diferenciada em relação ao desenvolvimento das aulas de física que geralmente se observa nas escolas. Os relatos recolhidos revelam uma variedade de possibilidades de intervenção do professor para auxiliar de modo efetivo no processo de aprendizagem da física e na construção de uma cultura científica por parte dos estudantes.Sociedade Brasileira de Física2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000300015Revista Brasileira de Ensino de Física v.29 n.3 2007reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172007000300015info:eu-repo/semantics/openAccessZanotello,MarceloAlmeida,Maria José Pereira Monteiro depor2007-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172007000300015Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2007-12-07T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton
title Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton
spellingShingle Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton
Zanotello,Marcelo
ensino de física
física newtoniana
leitura
divulgação científica
produção de sentidos
title_short Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton
title_full Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton
title_fullStr Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton
title_full_unstemmed Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton
title_sort Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton
author Zanotello,Marcelo
author_facet Zanotello,Marcelo
Almeida,Maria José Pereira Monteiro de
author_role author
author2 Almeida,Maria José Pereira Monteiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanotello,Marcelo
Almeida,Maria José Pereira Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de física
física newtoniana
leitura
divulgação científica
produção de sentidos
topic ensino de física
física newtoniana
leitura
divulgação científica
produção de sentidos
description Neste trabalho são apresentados e analisados aspectos da produção de sentidos por alunos do ensino médio, na leitura de um livro sobre a vida e obra de Isaac Newton, a partir do registro escrito das respostas dos mesmos a um questionário. As perguntas são propostas com o objetivo de possibilitar aos leitores expressarem como interagiram com o material lido, no que se refere principalmente ao estilo adotado pelo autor do livro e aos conteúdos de física abordados. O suporte teórico utilizado é a Análise de Discurso na linha francesa, conforme divulgada amplamente no Brasil por Eni Orlandi. A leitura de textos de divulgação científica no ambiente escolar se constitui em uma atividade diferenciada em relação ao desenvolvimento das aulas de física que geralmente se observa nas escolas. Os relatos recolhidos revelam uma variedade de possibilidades de intervenção do professor para auxiliar de modo efetivo no processo de aprendizagem da física e na construção de uma cultura científica por parte dos estudantes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000300015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172007000300015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.29 n.3 2007
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122420280426496