LEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: READING OF A SCIENTIFIC DIVULGATION TEXT IN A UNIVERSITY CLASS OF GENERAL PHYSICS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanotello, Marcelo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34163
Resumo: A inserção de atividades que estimulem a mediação cultural em aulas das disciplinas científicas, articuladas com a abordagem didática tradicional, pode contribuir para uma ampliação dos objetivos do ensino de ciências. A leitura de textos de divulgação científica é uma estratégia viável para desenvolver mediações em ambientes formais de ensino. Neste trabalho, analisamos a produção de sentidos por alunos do primeiro ano de um curso superior, a partir da leitura de um texto sobre a evolução da termodinâmica. Apoiando-nos no referencial da análise de discurso, em uma de suas vertentes francesas, observamos deslizamentos nas concepções dos estudantes e indícios da constituição de saberes novos, a partir do registro por escrito, de suas respostas, a um questionário sobre o texto. Os relatos dos alunos revelam uma ampla variedade de colocações que subsidiam a atuação docente. The inclusion of activities that encourage cultural mediation in classes of scientific disciplines, articulated with the traditional didactic approach, can contribute to extend the goals of scientific education. The reading of scientific divulgation texts is a viable strategy to develop mediations in formal educational environments. In this paper, we analyse the production of meanings by first-year students in a university course by reading of a text about thermodynamics' evolution. Using French Discourse Analysis, we identified slips in students' conceptions and indications of formation of news representations, analyzing written registers of students' answers to a questionnaire about the text. The collected reports reveal a wide variety of statements that considerably support the teachers' role.
id UFMG-11_9e4aded1bfc720564b848b730780b1f2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34163
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling LEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: READING OF A SCIENTIFIC DIVULGATION TEXT IN A UNIVERSITY CLASS OF GENERAL PHYSICSLeitura; Divulgação Científica; Produção de sentidos; Termodinâmica.A inserção de atividades que estimulem a mediação cultural em aulas das disciplinas científicas, articuladas com a abordagem didática tradicional, pode contribuir para uma ampliação dos objetivos do ensino de ciências. A leitura de textos de divulgação científica é uma estratégia viável para desenvolver mediações em ambientes formais de ensino. Neste trabalho, analisamos a produção de sentidos por alunos do primeiro ano de um curso superior, a partir da leitura de um texto sobre a evolução da termodinâmica. Apoiando-nos no referencial da análise de discurso, em uma de suas vertentes francesas, observamos deslizamentos nas concepções dos estudantes e indícios da constituição de saberes novos, a partir do registro por escrito, de suas respostas, a um questionário sobre o texto. Os relatos dos alunos revelam uma ampla variedade de colocações que subsidiam a atuação docente. The inclusion of activities that encourage cultural mediation in classes of scientific disciplines, articulated with the traditional didactic approach, can contribute to extend the goals of scientific education. The reading of scientific divulgation texts is a viable strategy to develop mediations in formal educational environments. In this paper, we analyse the production of meanings by first-year students in a university course by reading of a text about thermodynamics' evolution. Using French Discourse Analysis, we identified slips in students' conceptions and indications of formation of news representations, analyzing written registers of students' answers to a questionnaire about the text. The collected reports reveal a wide variety of statements that considerably support the teachers' role.CECIMIG-FaE-UFMG2012-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3416310.1590/1983-21172013150307Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 3 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 3 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 3 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34163/27158Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessZanotello, Marcelo Almeida, Maria José Pereira Monteiro de 2021-05-24T01:41:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34163Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-24T01:41:33Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: READING OF A SCIENTIFIC DIVULGATION TEXT IN A UNIVERSITY CLASS OF GENERAL PHYSICS
title LEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: READING OF A SCIENTIFIC DIVULGATION TEXT IN A UNIVERSITY CLASS OF GENERAL PHYSICS
spellingShingle LEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: READING OF A SCIENTIFIC DIVULGATION TEXT IN A UNIVERSITY CLASS OF GENERAL PHYSICS
Zanotello, Marcelo
Leitura; Divulgação Científica; Produção de sentidos; Termodinâmica.
title_short LEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: READING OF A SCIENTIFIC DIVULGATION TEXT IN A UNIVERSITY CLASS OF GENERAL PHYSICS
title_full LEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: READING OF A SCIENTIFIC DIVULGATION TEXT IN A UNIVERSITY CLASS OF GENERAL PHYSICS
title_fullStr LEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: READING OF A SCIENTIFIC DIVULGATION TEXT IN A UNIVERSITY CLASS OF GENERAL PHYSICS
title_full_unstemmed LEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: READING OF A SCIENTIFIC DIVULGATION TEXT IN A UNIVERSITY CLASS OF GENERAL PHYSICS
title_sort LEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: READING OF A SCIENTIFIC DIVULGATION TEXT IN A UNIVERSITY CLASS OF GENERAL PHYSICS
author Zanotello, Marcelo
author_facet Zanotello, Marcelo
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
author_role author
author2 Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanotello, Marcelo
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura; Divulgação Científica; Produção de sentidos; Termodinâmica.
topic Leitura; Divulgação Científica; Produção de sentidos; Termodinâmica.
description A inserção de atividades que estimulem a mediação cultural em aulas das disciplinas científicas, articuladas com a abordagem didática tradicional, pode contribuir para uma ampliação dos objetivos do ensino de ciências. A leitura de textos de divulgação científica é uma estratégia viável para desenvolver mediações em ambientes formais de ensino. Neste trabalho, analisamos a produção de sentidos por alunos do primeiro ano de um curso superior, a partir da leitura de um texto sobre a evolução da termodinâmica. Apoiando-nos no referencial da análise de discurso, em uma de suas vertentes francesas, observamos deslizamentos nas concepções dos estudantes e indícios da constituição de saberes novos, a partir do registro por escrito, de suas respostas, a um questionário sobre o texto. Os relatos dos alunos revelam uma ampla variedade de colocações que subsidiam a atuação docente. The inclusion of activities that encourage cultural mediation in classes of scientific disciplines, articulated with the traditional didactic approach, can contribute to extend the goals of scientific education. The reading of scientific divulgation texts is a viable strategy to develop mediations in formal educational environments. In this paper, we analyse the production of meanings by first-year students in a university course by reading of a text about thermodynamics' evolution. Using French Discourse Analysis, we identified slips in students' conceptions and indications of formation of news representations, analyzing written registers of students' answers to a questionnaire about the text. The collected reports reveal a wide variety of statements that considerably support the teachers' role.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34163
10.1590/1983-21172013150307
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34163
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172013150307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34163/27158
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 3 (2013)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 3 (2013)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 3 (2013)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164596224000