Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000300015 |
Resumo: | Neste trabalho são apresentados e analisados aspectos da produção de sentidos por alunos do ensino médio, na leitura de um livro sobre a vida e obra de Isaac Newton, a partir do registro escrito das respostas dos mesmos a um questionário. As perguntas são propostas com o objetivo de possibilitar aos leitores expressarem como interagiram com o material lido, no que se refere principalmente ao estilo adotado pelo autor do livro e aos conteúdos de física abordados. O suporte teórico utilizado é a Análise de Discurso na linha francesa, conforme divulgada amplamente no Brasil por Eni Orlandi. A leitura de textos de divulgação científica no ambiente escolar se constitui em uma atividade diferenciada em relação ao desenvolvimento das aulas de física que geralmente se observa nas escolas. Os relatos recolhidos revelam uma variedade de possibilidades de intervenção do professor para auxiliar de modo efetivo no processo de aprendizagem da física e na construção de uma cultura científica por parte dos estudantes. |
id |
SBF-1_a79c3844bb07d104149c6169cb64fd7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172007000300015 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newtonensino de físicafísica newtonianaleituradivulgação científicaprodução de sentidosNeste trabalho são apresentados e analisados aspectos da produção de sentidos por alunos do ensino médio, na leitura de um livro sobre a vida e obra de Isaac Newton, a partir do registro escrito das respostas dos mesmos a um questionário. As perguntas são propostas com o objetivo de possibilitar aos leitores expressarem como interagiram com o material lido, no que se refere principalmente ao estilo adotado pelo autor do livro e aos conteúdos de física abordados. O suporte teórico utilizado é a Análise de Discurso na linha francesa, conforme divulgada amplamente no Brasil por Eni Orlandi. A leitura de textos de divulgação científica no ambiente escolar se constitui em uma atividade diferenciada em relação ao desenvolvimento das aulas de física que geralmente se observa nas escolas. Os relatos recolhidos revelam uma variedade de possibilidades de intervenção do professor para auxiliar de modo efetivo no processo de aprendizagem da física e na construção de uma cultura científica por parte dos estudantes.Sociedade Brasileira de Física2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000300015Revista Brasileira de Ensino de Física v.29 n.3 2007reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172007000300015info:eu-repo/semantics/openAccessZanotello,MarceloAlmeida,Maria José Pereira Monteiro depor2007-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172007000300015Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2007-12-07T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton |
title |
Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton |
spellingShingle |
Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton Zanotello,Marcelo ensino de física física newtoniana leitura divulgação científica produção de sentidos |
title_short |
Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton |
title_full |
Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton |
title_fullStr |
Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton |
title_full_unstemmed |
Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton |
title_sort |
Produção de sentidos e possibilidades de mediação na física do ensino médio: leitura de um livro sobre Isaac Newton |
author |
Zanotello,Marcelo |
author_facet |
Zanotello,Marcelo Almeida,Maria José Pereira Monteiro de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,Maria José Pereira Monteiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanotello,Marcelo Almeida,Maria José Pereira Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de física física newtoniana leitura divulgação científica produção de sentidos |
topic |
ensino de física física newtoniana leitura divulgação científica produção de sentidos |
description |
Neste trabalho são apresentados e analisados aspectos da produção de sentidos por alunos do ensino médio, na leitura de um livro sobre a vida e obra de Isaac Newton, a partir do registro escrito das respostas dos mesmos a um questionário. As perguntas são propostas com o objetivo de possibilitar aos leitores expressarem como interagiram com o material lido, no que se refere principalmente ao estilo adotado pelo autor do livro e aos conteúdos de física abordados. O suporte teórico utilizado é a Análise de Discurso na linha francesa, conforme divulgada amplamente no Brasil por Eni Orlandi. A leitura de textos de divulgação científica no ambiente escolar se constitui em uma atividade diferenciada em relação ao desenvolvimento das aulas de física que geralmente se observa nas escolas. Os relatos recolhidos revelam uma variedade de possibilidades de intervenção do professor para auxiliar de modo efetivo no processo de aprendizagem da física e na construção de uma cultura científica por parte dos estudantes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000300015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000300015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172007000300015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.29 n.3 2007 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122420280426496 |