A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marli Cardoso [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172004000100010
http://hdl.handle.net/11449/26951
Resumo: Este artigo analisa um processo reflexivo vivido ao longo de uma trajetória de desenvolvimento de jogos, sobre questões de Física, que foram criados por iniciativa de uma professora (MCF), em diferentes realidades do ensino médio. Duas fases foram identificadas: a primeira representou uma busca para tornar o ensino de física prazeroso; a segunda, sob influência da perspectiva teórica de Paul Black, materializou-se em resposta a uma indagação, feita pela professora, sobre quais elementos da avaliação formativa poderiam ser trabalhados no jogo. A análise também revelou que as influências interpessoais e teóricas vivenciadas pela professora, na segunda fase, foram determinantes para que, ao final da trajetória, ela pudesse reconhecer-se como uma professora reflexiva.
id UNSP_73800b7883f4b85e19e21f9904946e09
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26951
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professorPhysics games evolution, formative assessment and reflexive teacher practicejogosEnsino Médioavaliação formativaprofessora reflexivagameshigh schoolformative assessmentreflexive teacherEste artigo analisa um processo reflexivo vivido ao longo de uma trajetória de desenvolvimento de jogos, sobre questões de Física, que foram criados por iniciativa de uma professora (MCF), em diferentes realidades do ensino médio. Duas fases foram identificadas: a primeira representou uma busca para tornar o ensino de física prazeroso; a segunda, sob influência da perspectiva teórica de Paul Black, materializou-se em resposta a uma indagação, feita pela professora, sobre quais elementos da avaliação formativa poderiam ser trabalhados no jogo. A análise também revelou que as influências interpessoais e teóricas vivenciadas pela professora, na segunda fase, foram determinantes para que, ao final da trajetória, ela pudesse reconhecer-se como uma professora reflexiva.This article analyzes a reflexive process lived along a trajectory of development of Physics games, created by a teacher (MCF), in high school distinct realities. Two phases were identified: the first was represented by her search to make physics teaching enjoyable; the second, under Paul Black theoretical perspective, was brought to reality in response to a question about which elements of formative assessment could be taken into account during games development. The analyses also revealed that interpersonal and theoretical influences lived by the teacher were determining for her to recognize herself as a reflexive teacher, at the end of the trajectory.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Física, Química e BiologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Física, Química e BiologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaSociedade Brasileira de FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Marli Cardoso [UNESP]Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]2014-05-20T15:08:40Z2014-05-20T15:08:40Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article57-61application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172004000100010Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 26, n. 1, p. 57-61, 2004.1806-1117http://hdl.handle.net/11449/2695110.1590/S1806-11172004000100010S1806-11172004000100010S1806-11172004000100010.pdf2571977671030681SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Ensino de Física0,202info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T12:44:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26951Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:45:15.477086Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
Physics games evolution, formative assessment and reflexive teacher practice
title A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
spellingShingle A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
Ferreira, Marli Cardoso [UNESP]
jogos
Ensino Médio
avaliação formativa
professora reflexiva
games
high school
formative assessment
reflexive teacher
title_short A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
title_full A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
title_fullStr A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
title_full_unstemmed A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
title_sort A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
author Ferreira, Marli Cardoso [UNESP]
author_facet Ferreira, Marli Cardoso [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marli Cardoso [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv jogos
Ensino Médio
avaliação formativa
professora reflexiva
games
high school
formative assessment
reflexive teacher
topic jogos
Ensino Médio
avaliação formativa
professora reflexiva
games
high school
formative assessment
reflexive teacher
description Este artigo analisa um processo reflexivo vivido ao longo de uma trajetória de desenvolvimento de jogos, sobre questões de Física, que foram criados por iniciativa de uma professora (MCF), em diferentes realidades do ensino médio. Duas fases foram identificadas: a primeira representou uma busca para tornar o ensino de física prazeroso; a segunda, sob influência da perspectiva teórica de Paul Black, materializou-se em resposta a uma indagação, feita pela professora, sobre quais elementos da avaliação formativa poderiam ser trabalhados no jogo. A análise também revelou que as influências interpessoais e teóricas vivenciadas pela professora, na segunda fase, foram determinantes para que, ao final da trajetória, ela pudesse reconhecer-se como uma professora reflexiva.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
2014-05-20T15:08:40Z
2014-05-20T15:08:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172004000100010
Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 26, n. 1, p. 57-61, 2004.
1806-1117
http://hdl.handle.net/11449/26951
10.1590/S1806-11172004000100010
S1806-11172004000100010
S1806-11172004000100010.pdf
2571977671030681
url http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172004000100010
http://hdl.handle.net/11449/26951
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 26, n. 1, p. 57-61, 2004.
1806-1117
10.1590/S1806-11172004000100010
S1806-11172004000100010
S1806-11172004000100010.pdf
2571977671030681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física
0,202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57-61
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128695576035328