A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172004000100010 http://hdl.handle.net/11449/26951 |
Resumo: | Este artigo analisa um processo reflexivo vivido ao longo de uma trajetória de desenvolvimento de jogos, sobre questões de Física, que foram criados por iniciativa de uma professora (MCF), em diferentes realidades do ensino médio. Duas fases foram identificadas: a primeira representou uma busca para tornar o ensino de física prazeroso; a segunda, sob influência da perspectiva teórica de Paul Black, materializou-se em resposta a uma indagação, feita pela professora, sobre quais elementos da avaliação formativa poderiam ser trabalhados no jogo. A análise também revelou que as influências interpessoais e teóricas vivenciadas pela professora, na segunda fase, foram determinantes para que, ao final da trajetória, ela pudesse reconhecer-se como uma professora reflexiva. |
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A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professorPhysics games evolution, formative assessment and reflexive teacher practicejogosEnsino Médioavaliação formativaprofessora reflexivagameshigh schoolformative assessmentreflexive teacherEste artigo analisa um processo reflexivo vivido ao longo de uma trajetória de desenvolvimento de jogos, sobre questões de Física, que foram criados por iniciativa de uma professora (MCF), em diferentes realidades do ensino médio. Duas fases foram identificadas: a primeira representou uma busca para tornar o ensino de física prazeroso; a segunda, sob influência da perspectiva teórica de Paul Black, materializou-se em resposta a uma indagação, feita pela professora, sobre quais elementos da avaliação formativa poderiam ser trabalhados no jogo. A análise também revelou que as influências interpessoais e teóricas vivenciadas pela professora, na segunda fase, foram determinantes para que, ao final da trajetória, ela pudesse reconhecer-se como uma professora reflexiva.This article analyzes a reflexive process lived along a trajectory of development of Physics games, created by a teacher (MCF), in high school distinct realities. Two phases were identified: the first was represented by her search to make physics teaching enjoyable; the second, under Paul Black theoretical perspective, was brought to reality in response to a question about which elements of formative assessment could be taken into account during games development. The analyses also revealed that interpersonal and theoretical influences lived by the teacher were determining for her to recognize herself as a reflexive teacher, at the end of the trajectory.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Física, Química e BiologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Física, Química e BiologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e QuímicaSociedade Brasileira de FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Marli Cardoso [UNESP]Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]2014-05-20T15:08:40Z2014-05-20T15:08:40Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article57-61application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172004000100010Revista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 26, n. 1, p. 57-61, 2004.1806-1117http://hdl.handle.net/11449/2695110.1590/S1806-11172004000100010S1806-11172004000100010S1806-11172004000100010.pdf2571977671030681SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Ensino de Física0,202info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T12:44:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26951Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:45:15.477086Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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