Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Paulo Fernando Lima
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bastos,Heloisa Flora Brasil Nóbrega, Costa,Ernande Barbosa da, Nogueira,Romildo de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000200011
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar, numa turma de alunos de Licenciatura em Física, se o Pensamento Transdisciplinar pode contribuir para a compreensão do princípio da dualidade da luz. A metodologia empregada foi o ciclo da experiência de Kelly, que teve a perspectiva de engajar os alunos em um processo de aprendizagem, com o auxílio de três experimentos didáticos: a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes. A partir desses experimentos foi possível motivar uma discussão sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz. Uma oficina sobre a Transdisciplinaridade foi também realizada com o intuito de discutir a lógica do terceiro incluído, uma lógica que se adéqua ao fato da luz se comportar como onda e como partícula. As análises dos dados permitiram as seguintes conclusões: (i) as concepções prévias dos estudantes de Licenciatura em Física acerca do princípio da dualidade da luz eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal princípio e (ii) os três experimentos propostos e a oficina sobre a Transdisciplinaridade, realizadas durante o ciclo da experiência Kellyana, contribuíram para que os estudantes tivessem uma maior compreensão do princípio da dualidade da luz.
id SBF-1_d3bb10e37043febdcfb020e7c86db0c8
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172010000200011
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luztransdisciplinaridadeprincípio da dualidade da luzexperimentos didáticosciclo da experiência kellyanaO objetivo deste trabalho foi investigar, numa turma de alunos de Licenciatura em Física, se o Pensamento Transdisciplinar pode contribuir para a compreensão do princípio da dualidade da luz. A metodologia empregada foi o ciclo da experiência de Kelly, que teve a perspectiva de engajar os alunos em um processo de aprendizagem, com o auxílio de três experimentos didáticos: a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes. A partir desses experimentos foi possível motivar uma discussão sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz. Uma oficina sobre a Transdisciplinaridade foi também realizada com o intuito de discutir a lógica do terceiro incluído, uma lógica que se adéqua ao fato da luz se comportar como onda e como partícula. As análises dos dados permitiram as seguintes conclusões: (i) as concepções prévias dos estudantes de Licenciatura em Física acerca do princípio da dualidade da luz eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal princípio e (ii) os três experimentos propostos e a oficina sobre a Transdisciplinaridade, realizadas durante o ciclo da experiência Kellyana, contribuíram para que os estudantes tivessem uma maior compreensão do princípio da dualidade da luz.Sociedade Brasileira de Física2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000200011Revista Brasileira de Ensino de Física v.32 n.2 2010reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172010000200011info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Paulo Fernando LimaBastos,Heloisa Flora Brasil NóbregaCosta,Ernande Barbosa daNogueira,Romildo de Albuquerquepor2011-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172010000200011Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2011-01-31T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz
title Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz
spellingShingle Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz
Souza,Paulo Fernando Lima
transdisciplinaridade
princípio da dualidade da luz
experimentos didáticos
ciclo da experiência kellyana
title_short Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz
title_full Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz
title_fullStr Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz
title_full_unstemmed Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz
title_sort Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz
author Souza,Paulo Fernando Lima
author_facet Souza,Paulo Fernando Lima
Bastos,Heloisa Flora Brasil Nóbrega
Costa,Ernande Barbosa da
Nogueira,Romildo de Albuquerque
author_role author
author2 Bastos,Heloisa Flora Brasil Nóbrega
Costa,Ernande Barbosa da
Nogueira,Romildo de Albuquerque
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Paulo Fernando Lima
Bastos,Heloisa Flora Brasil Nóbrega
Costa,Ernande Barbosa da
Nogueira,Romildo de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv transdisciplinaridade
princípio da dualidade da luz
experimentos didáticos
ciclo da experiência kellyana
topic transdisciplinaridade
princípio da dualidade da luz
experimentos didáticos
ciclo da experiência kellyana
description O objetivo deste trabalho foi investigar, numa turma de alunos de Licenciatura em Física, se o Pensamento Transdisciplinar pode contribuir para a compreensão do princípio da dualidade da luz. A metodologia empregada foi o ciclo da experiência de Kelly, que teve a perspectiva de engajar os alunos em um processo de aprendizagem, com o auxílio de três experimentos didáticos: a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes. A partir desses experimentos foi possível motivar uma discussão sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz. Uma oficina sobre a Transdisciplinaridade foi também realizada com o intuito de discutir a lógica do terceiro incluído, uma lógica que se adéqua ao fato da luz se comportar como onda e como partícula. As análises dos dados permitiram as seguintes conclusões: (i) as concepções prévias dos estudantes de Licenciatura em Física acerca do princípio da dualidade da luz eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal princípio e (ii) os três experimentos propostos e a oficina sobre a Transdisciplinaridade, realizadas durante o ciclo da experiência Kellyana, contribuíram para que os estudantes tivessem uma maior compreensão do princípio da dualidade da luz.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172010000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.32 n.2 2010
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122421034352640