Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000200011 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi investigar, numa turma de alunos de Licenciatura em Física, se o Pensamento Transdisciplinar pode contribuir para a compreensão do princípio da dualidade da luz. A metodologia empregada foi o ciclo da experiência de Kelly, que teve a perspectiva de engajar os alunos em um processo de aprendizagem, com o auxílio de três experimentos didáticos: a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes. A partir desses experimentos foi possível motivar uma discussão sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz. Uma oficina sobre a Transdisciplinaridade foi também realizada com o intuito de discutir a lógica do terceiro incluído, uma lógica que se adéqua ao fato da luz se comportar como onda e como partícula. As análises dos dados permitiram as seguintes conclusões: (i) as concepções prévias dos estudantes de Licenciatura em Física acerca do princípio da dualidade da luz eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal princípio e (ii) os três experimentos propostos e a oficina sobre a Transdisciplinaridade, realizadas durante o ciclo da experiência Kellyana, contribuíram para que os estudantes tivessem uma maior compreensão do princípio da dualidade da luz. |
id |
SBF-1_d3bb10e37043febdcfb020e7c86db0c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172010000200011 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luztransdisciplinaridadeprincípio da dualidade da luzexperimentos didáticosciclo da experiência kellyanaO objetivo deste trabalho foi investigar, numa turma de alunos de Licenciatura em Física, se o Pensamento Transdisciplinar pode contribuir para a compreensão do princípio da dualidade da luz. A metodologia empregada foi o ciclo da experiência de Kelly, que teve a perspectiva de engajar os alunos em um processo de aprendizagem, com o auxílio de três experimentos didáticos: a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes. A partir desses experimentos foi possível motivar uma discussão sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz. Uma oficina sobre a Transdisciplinaridade foi também realizada com o intuito de discutir a lógica do terceiro incluído, uma lógica que se adéqua ao fato da luz se comportar como onda e como partícula. As análises dos dados permitiram as seguintes conclusões: (i) as concepções prévias dos estudantes de Licenciatura em Física acerca do princípio da dualidade da luz eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal princípio e (ii) os três experimentos propostos e a oficina sobre a Transdisciplinaridade, realizadas durante o ciclo da experiência Kellyana, contribuíram para que os estudantes tivessem uma maior compreensão do princípio da dualidade da luz.Sociedade Brasileira de Física2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000200011Revista Brasileira de Ensino de Física v.32 n.2 2010reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172010000200011info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Paulo Fernando LimaBastos,Heloisa Flora Brasil NóbregaCosta,Ernande Barbosa daNogueira,Romildo de Albuquerquepor2011-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172010000200011Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2011-01-31T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz |
title |
Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz |
spellingShingle |
Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz Souza,Paulo Fernando Lima transdisciplinaridade princípio da dualidade da luz experimentos didáticos ciclo da experiência kellyana |
title_short |
Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz |
title_full |
Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz |
title_fullStr |
Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz |
title_full_unstemmed |
Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz |
title_sort |
Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz |
author |
Souza,Paulo Fernando Lima |
author_facet |
Souza,Paulo Fernando Lima Bastos,Heloisa Flora Brasil Nóbrega Costa,Ernande Barbosa da Nogueira,Romildo de Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Bastos,Heloisa Flora Brasil Nóbrega Costa,Ernande Barbosa da Nogueira,Romildo de Albuquerque |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Paulo Fernando Lima Bastos,Heloisa Flora Brasil Nóbrega Costa,Ernande Barbosa da Nogueira,Romildo de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transdisciplinaridade princípio da dualidade da luz experimentos didáticos ciclo da experiência kellyana |
topic |
transdisciplinaridade princípio da dualidade da luz experimentos didáticos ciclo da experiência kellyana |
description |
O objetivo deste trabalho foi investigar, numa turma de alunos de Licenciatura em Física, se o Pensamento Transdisciplinar pode contribuir para a compreensão do princípio da dualidade da luz. A metodologia empregada foi o ciclo da experiência de Kelly, que teve a perspectiva de engajar os alunos em um processo de aprendizagem, com o auxílio de três experimentos didáticos: a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes. A partir desses experimentos foi possível motivar uma discussão sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz. Uma oficina sobre a Transdisciplinaridade foi também realizada com o intuito de discutir a lógica do terceiro incluído, uma lógica que se adéqua ao fato da luz se comportar como onda e como partícula. As análises dos dados permitiram as seguintes conclusões: (i) as concepções prévias dos estudantes de Licenciatura em Física acerca do princípio da dualidade da luz eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal princípio e (ii) os três experimentos propostos e a oficina sobre a Transdisciplinaridade, realizadas durante o ciclo da experiência Kellyana, contribuíram para que os estudantes tivessem uma maior compreensão do princípio da dualidade da luz. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172010000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.32 n.2 2010 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122421034352640 |