Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stuchi,Adriano M.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Ferreira,Norberto Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172003000200009
Resumo: A proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo ensino-aprendizagem em Museus e Centros de Ciências fundamentados em Vigotski e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: -A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; -A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem; -Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência podem ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientes.
id SBF-1_d4dfa3ebd8bbf6ed6e497f7c4e7a4e96
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172003000200009
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Análise de uma exposição científica e proposta de intervençãoA proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo ensino-aprendizagem em Museus e Centros de Ciências fundamentados em Vigotski e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: -A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; -A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem; -Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência podem ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientes.Sociedade Brasileira de Física2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172003000200009Revista Brasileira de Ensino de Física v.25 n.2 2003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBFinfo:eu-repo/semantics/openAccessStuchi,Adriano M.Ferreira,Norberto Cardosopor2003-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172003000200009Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2003-10-06T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
title Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
spellingShingle Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
Stuchi,Adriano M.
title_short Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
title_full Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
title_fullStr Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
title_full_unstemmed Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
title_sort Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
author Stuchi,Adriano M.
author_facet Stuchi,Adriano M.
Ferreira,Norberto Cardoso
author_role author
author2 Ferreira,Norberto Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stuchi,Adriano M.
Ferreira,Norberto Cardoso
description A proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo ensino-aprendizagem em Museus e Centros de Ciências fundamentados em Vigotski e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: -A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; -A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem; -Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência podem ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientes.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172003000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172003000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.25 n.2 2003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122419306299392