Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita,Lucas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brockington,Guilherme, Testoni,Leonardo André, Studart,Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100605
Resumo: Neste artigo, é apresentada uma visão geral sobre a pesquisa, o desenvolvimento e implementação de Sequências de Ensino e Aprendizagem (SEA) orientadas para tópicos de Ciências, além de sua validação em sala de aula. Como a literatura do tema é extensa, a escolha foi discutir fundamentos teóricos e ferramentas metodológicas para construir essas sequências e apresentar algumas propostas que foram, de fato, implementadas em salas de aula e que obtiveram bons resultados. De início, a metodologia de pesquisa chamada Aprendizagem Baseada em Design é analisada e sugerida como uma metodologia eficiente que abrange tanto o processo de design como a análise dos resultados de aprendizagem. Em relação às SEA, são discutidos os modelos Demanda de Aprendizagem, Reconstrução Educacional, modelo de “Dois-Mundos”, Engenharia Didática e as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Exemplos ilustrativos da aplicação e avaliação de SEA baseadas nesses modelos em vários contextos são apresentados. O objetivo principal do artigo é contribuir para que, com o aprofundamento das questões aqui colocadas, professores possam elaborar SEA teoricamente fundamentadas e didaticamente consistentes, com implementação factível no contexto real de sala de aula.
id SBF-1_de398b0a850c7a59a1fde19b9f6600ea
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172021000100605
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de físicaSequências de Ensino e AprendizagemAprendizagem Baseada em DesignEnsino de FísicaNeste artigo, é apresentada uma visão geral sobre a pesquisa, o desenvolvimento e implementação de Sequências de Ensino e Aprendizagem (SEA) orientadas para tópicos de Ciências, além de sua validação em sala de aula. Como a literatura do tema é extensa, a escolha foi discutir fundamentos teóricos e ferramentas metodológicas para construir essas sequências e apresentar algumas propostas que foram, de fato, implementadas em salas de aula e que obtiveram bons resultados. De início, a metodologia de pesquisa chamada Aprendizagem Baseada em Design é analisada e sugerida como uma metodologia eficiente que abrange tanto o processo de design como a análise dos resultados de aprendizagem. Em relação às SEA, são discutidos os modelos Demanda de Aprendizagem, Reconstrução Educacional, modelo de “Dois-Mundos”, Engenharia Didática e as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Exemplos ilustrativos da aplicação e avaliação de SEA baseadas nesses modelos em vários contextos são apresentados. O objetivo principal do artigo é contribuir para que, com o aprofundamento das questões aqui colocadas, professores possam elaborar SEA teoricamente fundamentadas e didaticamente consistentes, com implementação factível no contexto real de sala de aula.Sociedade Brasileira de Física2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100605Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2020-0443info:eu-repo/semantics/openAccessMesquita,LucasBrockington,GuilhermeTestoni,Leonardo AndréStudart,Nelsonpor2021-03-08T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172021000100605Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2021-03-08T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de física
title Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de física
spellingShingle Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de física
Mesquita,Lucas
Sequências de Ensino e Aprendizagem
Aprendizagem Baseada em Design
Ensino de Física
title_short Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de física
title_full Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de física
title_fullStr Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de física
title_full_unstemmed Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de física
title_sort Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de física
author Mesquita,Lucas
author_facet Mesquita,Lucas
Brockington,Guilherme
Testoni,Leonardo André
Studart,Nelson
author_role author
author2 Brockington,Guilherme
Testoni,Leonardo André
Studart,Nelson
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita,Lucas
Brockington,Guilherme
Testoni,Leonardo André
Studart,Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Sequências de Ensino e Aprendizagem
Aprendizagem Baseada em Design
Ensino de Física
topic Sequências de Ensino e Aprendizagem
Aprendizagem Baseada em Design
Ensino de Física
description Neste artigo, é apresentada uma visão geral sobre a pesquisa, o desenvolvimento e implementação de Sequências de Ensino e Aprendizagem (SEA) orientadas para tópicos de Ciências, além de sua validação em sala de aula. Como a literatura do tema é extensa, a escolha foi discutir fundamentos teóricos e ferramentas metodológicas para construir essas sequências e apresentar algumas propostas que foram, de fato, implementadas em salas de aula e que obtiveram bons resultados. De início, a metodologia de pesquisa chamada Aprendizagem Baseada em Design é analisada e sugerida como uma metodologia eficiente que abrange tanto o processo de design como a análise dos resultados de aprendizagem. Em relação às SEA, são discutidos os modelos Demanda de Aprendizagem, Reconstrução Educacional, modelo de “Dois-Mundos”, Engenharia Didática e as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Exemplos ilustrativos da aplicação e avaliação de SEA baseadas nesses modelos em vários contextos são apresentados. O objetivo principal do artigo é contribuir para que, com o aprofundamento das questões aqui colocadas, professores possam elaborar SEA teoricamente fundamentadas e didaticamente consistentes, com implementação factível no contexto real de sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100605
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2020-0443
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122425547423744