Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000400009 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar dificuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios. |
id |
SBF-1_e23c38b0496e4ed29560438468a5a94b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172006000400009 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmicaconceitos termodinâmicosinvariantes operatórioscampos conceituaisEste trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar dificuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios.Sociedade Brasileira de Física2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000400009Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.4 2006reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172006000400009info:eu-repo/semantics/openAccessGrings,Edi Terezinha de OliveiraCaballero,ConcesaMoreira,Marco Antoniopor2007-03-05T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172006000400009Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2007-03-05T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
title |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
spellingShingle |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica Grings,Edi Terezinha de Oliveira conceitos termodinâmicos invariantes operatórios campos conceituais |
title_short |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
title_full |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
title_fullStr |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
title_full_unstemmed |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
title_sort |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
author |
Grings,Edi Terezinha de Oliveira |
author_facet |
Grings,Edi Terezinha de Oliveira Caballero,Concesa Moreira,Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Caballero,Concesa Moreira,Marco Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grings,Edi Terezinha de Oliveira Caballero,Concesa Moreira,Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
conceitos termodinâmicos invariantes operatórios campos conceituais |
topic |
conceitos termodinâmicos invariantes operatórios campos conceituais |
description |
Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar dificuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000400009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000400009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172006000400009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.4 2006 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122419987873792 |