Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grings,Edi Terezinha de Oliveira
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Caballero,Concesa, Moreira,Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000400009
Resumo: Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar dificuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios.
id SBF-1_e23c38b0496e4ed29560438468a5a94b
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172006000400009
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmicaconceitos termodinâmicosinvariantes operatórioscampos conceituaisEste trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar dificuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios.Sociedade Brasileira de Física2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000400009Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.4 2006reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172006000400009info:eu-repo/semantics/openAccessGrings,Edi Terezinha de OliveiraCaballero,ConcesaMoreira,Marco Antoniopor2007-03-05T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172006000400009Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2007-03-05T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
title Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
spellingShingle Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
Grings,Edi Terezinha de Oliveira
conceitos termodinâmicos
invariantes operatórios
campos conceituais
title_short Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
title_full Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
title_fullStr Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
title_full_unstemmed Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
title_sort Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
author Grings,Edi Terezinha de Oliveira
author_facet Grings,Edi Terezinha de Oliveira
Caballero,Concesa
Moreira,Marco Antonio
author_role author
author2 Caballero,Concesa
Moreira,Marco Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grings,Edi Terezinha de Oliveira
Caballero,Concesa
Moreira,Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv conceitos termodinâmicos
invariantes operatórios
campos conceituais
topic conceitos termodinâmicos
invariantes operatórios
campos conceituais
description Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar dificuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000400009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172006000400009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.4 2006
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122419987873792