Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rieuse Lopes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Gabriel Loureiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683
Resumo: Este artigo, recorte de uma pesquisa concluída de doutorado, de natureza qualitativa, que aborda a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias de variáveis separáveis, tem como objetivo explicitar e analisar, a partir da Teoria dos Campos Conceituais, alguns invariantes operatórios acerca de conhecimentos vinculados a conceitos da Matemática, Física e Cálculo mobilizados por um grupo de 21 estudantes do segundo período de Cálculo do curso de Engenharia Civil de uma instituição particular durante a resolução de um Evento Contextualizado (problema integrando diferentes áreas de conhecimento). A coleta de dados foi feita por meio de gravações em áudio das discussões realizadas durante o trabalho com o evento, implementado segundo os preceitos teórico-metodológicos da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências. Dentre outros, evidenciam-se a mobilização, de invariantes operatórios relacionados às noções de: função, representação gráfica de uma função, variável dependente e independente e logaritmo (Matemática básica); taxa de variação, derivada, integração como uma operação, variável em uma equação diferencial, ordem e grau de uma equação diferencial (Cálculo); transferência de calor, temperatura, calor e condutividade térmica (Física). Além disso, a análise dos dados evidencia que, na sala de aula, momentos de discussões conjuntas e de interações entre os estudantes deveriam ser mais presentes por colaborarem na promoção de suas aprendizagens e de seus desenvolvimentos cognitivos.
id UTFPR-7_12a94cfb2f1c26a03a41ae3295b9bcf9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15683
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordináriasEducaçãoEducação Matemática no Ensino Superior; Teoria A Matemática no Contexto das Ciências; Teoria dos Campos Conceituais; Engenharia; Invariantes Operatórios.Este artigo, recorte de uma pesquisa concluída de doutorado, de natureza qualitativa, que aborda a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias de variáveis separáveis, tem como objetivo explicitar e analisar, a partir da Teoria dos Campos Conceituais, alguns invariantes operatórios acerca de conhecimentos vinculados a conceitos da Matemática, Física e Cálculo mobilizados por um grupo de 21 estudantes do segundo período de Cálculo do curso de Engenharia Civil de uma instituição particular durante a resolução de um Evento Contextualizado (problema integrando diferentes áreas de conhecimento). A coleta de dados foi feita por meio de gravações em áudio das discussões realizadas durante o trabalho com o evento, implementado segundo os preceitos teórico-metodológicos da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências. Dentre outros, evidenciam-se a mobilização, de invariantes operatórios relacionados às noções de: função, representação gráfica de uma função, variável dependente e independente e logaritmo (Matemática básica); taxa de variação, derivada, integração como uma operação, variável em uma equação diferencial, ordem e grau de uma equação diferencial (Cálculo); transferência de calor, temperatura, calor e condutividade térmica (Física). Além disso, a análise dos dados evidencia que, na sala de aula, momentos de discussões conjuntas e de interações entre os estudantes deveriam ser mais presentes por colaborarem na promoção de suas aprendizagens e de seus desenvolvimentos cognitivos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pinto, Rieuse LopesLima, Gabriel Loureiro2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1568310.3895/rbect.v15n3.15683Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Educação Matemática no Ensino Superior: Perspectivas e desafios sob a ótica do GT04 da SBEM1982-873X10.3895/rbect.v15n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/15683/2728Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-30T14:44:07Zoai:periodicos.utfpr:article/15683Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-12-30T14:44:07Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias
title Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias
spellingShingle Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias
Pinto, Rieuse Lopes
Educação
Educação Matemática no Ensino Superior; Teoria A Matemática no Contexto das Ciências; Teoria dos Campos Conceituais; Engenharia; Invariantes Operatórios.
title_short Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias
title_full Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias
title_fullStr Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias
title_full_unstemmed Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias
title_sort Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias
author Pinto, Rieuse Lopes
author_facet Pinto, Rieuse Lopes
Lima, Gabriel Loureiro
author_role author
author2 Lima, Gabriel Loureiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Rieuse Lopes
Lima, Gabriel Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Matemática no Ensino Superior; Teoria A Matemática no Contexto das Ciências; Teoria dos Campos Conceituais; Engenharia; Invariantes Operatórios.
topic Educação
Educação Matemática no Ensino Superior; Teoria A Matemática no Contexto das Ciências; Teoria dos Campos Conceituais; Engenharia; Invariantes Operatórios.
description Este artigo, recorte de uma pesquisa concluída de doutorado, de natureza qualitativa, que aborda a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias de variáveis separáveis, tem como objetivo explicitar e analisar, a partir da Teoria dos Campos Conceituais, alguns invariantes operatórios acerca de conhecimentos vinculados a conceitos da Matemática, Física e Cálculo mobilizados por um grupo de 21 estudantes do segundo período de Cálculo do curso de Engenharia Civil de uma instituição particular durante a resolução de um Evento Contextualizado (problema integrando diferentes áreas de conhecimento). A coleta de dados foi feita por meio de gravações em áudio das discussões realizadas durante o trabalho com o evento, implementado segundo os preceitos teórico-metodológicos da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências. Dentre outros, evidenciam-se a mobilização, de invariantes operatórios relacionados às noções de: função, representação gráfica de uma função, variável dependente e independente e logaritmo (Matemática básica); taxa de variação, derivada, integração como uma operação, variável em uma equação diferencial, ordem e grau de uma equação diferencial (Cálculo); transferência de calor, temperatura, calor e condutividade térmica (Física). Além disso, a análise dos dados evidencia que, na sala de aula, momentos de discussões conjuntas e de interações entre os estudantes deveriam ser mais presentes por colaborarem na promoção de suas aprendizagens e de seus desenvolvimentos cognitivos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683
10.3895/rbect.v15n3.15683
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v15n3.15683
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683/pdf_1
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/15683/2728
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Educação Matemática no Ensino Superior: Perspectivas e desafios sob a ótica do GT04 da SBEM
1982-873X
10.3895/rbect.v15n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870546075648