Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683 |
Resumo: | Este artigo, recorte de uma pesquisa concluída de doutorado, de natureza qualitativa, que aborda a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias de variáveis separáveis, tem como objetivo explicitar e analisar, a partir da Teoria dos Campos Conceituais, alguns invariantes operatórios acerca de conhecimentos vinculados a conceitos da Matemática, Física e Cálculo mobilizados por um grupo de 21 estudantes do segundo período de Cálculo do curso de Engenharia Civil de uma instituição particular durante a resolução de um Evento Contextualizado (problema integrando diferentes áreas de conhecimento). A coleta de dados foi feita por meio de gravações em áudio das discussões realizadas durante o trabalho com o evento, implementado segundo os preceitos teórico-metodológicos da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências. Dentre outros, evidenciam-se a mobilização, de invariantes operatórios relacionados às noções de: função, representação gráfica de uma função, variável dependente e independente e logaritmo (Matemática básica); taxa de variação, derivada, integração como uma operação, variável em uma equação diferencial, ordem e grau de uma equação diferencial (Cálculo); transferência de calor, temperatura, calor e condutividade térmica (Física). Além disso, a análise dos dados evidencia que, na sala de aula, momentos de discussões conjuntas e de interações entre os estudantes deveriam ser mais presentes por colaborarem na promoção de suas aprendizagens e de seus desenvolvimentos cognitivos. |
id |
UTFPR-7_12a94cfb2f1c26a03a41ae3295b9bcf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15683 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordináriasEducaçãoEducação Matemática no Ensino Superior; Teoria A Matemática no Contexto das Ciências; Teoria dos Campos Conceituais; Engenharia; Invariantes Operatórios.Este artigo, recorte de uma pesquisa concluída de doutorado, de natureza qualitativa, que aborda a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias de variáveis separáveis, tem como objetivo explicitar e analisar, a partir da Teoria dos Campos Conceituais, alguns invariantes operatórios acerca de conhecimentos vinculados a conceitos da Matemática, Física e Cálculo mobilizados por um grupo de 21 estudantes do segundo período de Cálculo do curso de Engenharia Civil de uma instituição particular durante a resolução de um Evento Contextualizado (problema integrando diferentes áreas de conhecimento). A coleta de dados foi feita por meio de gravações em áudio das discussões realizadas durante o trabalho com o evento, implementado segundo os preceitos teórico-metodológicos da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências. Dentre outros, evidenciam-se a mobilização, de invariantes operatórios relacionados às noções de: função, representação gráfica de uma função, variável dependente e independente e logaritmo (Matemática básica); taxa de variação, derivada, integração como uma operação, variável em uma equação diferencial, ordem e grau de uma equação diferencial (Cálculo); transferência de calor, temperatura, calor e condutividade térmica (Física). Além disso, a análise dos dados evidencia que, na sala de aula, momentos de discussões conjuntas e de interações entre os estudantes deveriam ser mais presentes por colaborarem na promoção de suas aprendizagens e de seus desenvolvimentos cognitivos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pinto, Rieuse LopesLima, Gabriel Loureiro2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1568310.3895/rbect.v15n3.15683Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Educação Matemática no Ensino Superior: Perspectivas e desafios sob a ótica do GT04 da SBEM1982-873X10.3895/rbect.v15n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/15683/2728Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-30T14:44:07Zoai:periodicos.utfpr:article/15683Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-12-30T14:44:07Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias |
title |
Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias |
spellingShingle |
Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias Pinto, Rieuse Lopes Educação Educação Matemática no Ensino Superior; Teoria A Matemática no Contexto das Ciências; Teoria dos Campos Conceituais; Engenharia; Invariantes Operatórios. |
title_short |
Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias |
title_full |
Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias |
title_fullStr |
Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias |
title_full_unstemmed |
Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias |
title_sort |
Invariantes Operatórios em esquemas utilizados por futuros engenheiros em uma abordagem contextualizada de equações diferenciais ordinárias |
author |
Pinto, Rieuse Lopes |
author_facet |
Pinto, Rieuse Lopes Lima, Gabriel Loureiro |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Gabriel Loureiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Rieuse Lopes Lima, Gabriel Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Matemática no Ensino Superior; Teoria A Matemática no Contexto das Ciências; Teoria dos Campos Conceituais; Engenharia; Invariantes Operatórios. |
topic |
Educação Educação Matemática no Ensino Superior; Teoria A Matemática no Contexto das Ciências; Teoria dos Campos Conceituais; Engenharia; Invariantes Operatórios. |
description |
Este artigo, recorte de uma pesquisa concluída de doutorado, de natureza qualitativa, que aborda a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias de variáveis separáveis, tem como objetivo explicitar e analisar, a partir da Teoria dos Campos Conceituais, alguns invariantes operatórios acerca de conhecimentos vinculados a conceitos da Matemática, Física e Cálculo mobilizados por um grupo de 21 estudantes do segundo período de Cálculo do curso de Engenharia Civil de uma instituição particular durante a resolução de um Evento Contextualizado (problema integrando diferentes áreas de conhecimento). A coleta de dados foi feita por meio de gravações em áudio das discussões realizadas durante o trabalho com o evento, implementado segundo os preceitos teórico-metodológicos da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências. Dentre outros, evidenciam-se a mobilização, de invariantes operatórios relacionados às noções de: função, representação gráfica de uma função, variável dependente e independente e logaritmo (Matemática básica); taxa de variação, derivada, integração como uma operação, variável em uma equação diferencial, ordem e grau de uma equação diferencial (Cálculo); transferência de calor, temperatura, calor e condutividade térmica (Física). Além disso, a análise dos dados evidencia que, na sala de aula, momentos de discussões conjuntas e de interações entre os estudantes deveriam ser mais presentes por colaborarem na promoção de suas aprendizagens e de seus desenvolvimentos cognitivos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683 10.3895/rbect.v15n3.15683 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v15n3.15683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15683/pdf_1 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/15683/2728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Educação Matemática no Ensino Superior: Perspectivas e desafios sob a ótica do GT04 da SBEM 1982-873X 10.3895/rbect.v15n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870546075648 |