Tempo relativístico no início do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300014 |
Resumo: | Este artigo relata uma intervenção de ensino realizada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio com o objetivo de abordar tópicos da teoria da relatividade restrita, imediatamente após o estudo da cinemática usual. Partindo das pré-concepções dos estudantes, analisamos a ampliação do perfil conceitual de tempo dos mesmos através do reconhecimento de sua relação com a dependência com o referencial. As atividades realizadas em sala são descritas e a análise de episódios de ensino e das respostas dos estudantes aos pré e pós-testes apontam a proficuidade da metodologia escolhida em função do sucesso da aprendizagem constatada. |
id |
SBF-1_e4598384ea4256c1138c7d4bc2350e0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172006000300014 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tempo relativístico no início do Ensino Médiotempoperfil conceitualfísica moderna no Ensino MédioEste artigo relata uma intervenção de ensino realizada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio com o objetivo de abordar tópicos da teoria da relatividade restrita, imediatamente após o estudo da cinemática usual. Partindo das pré-concepções dos estudantes, analisamos a ampliação do perfil conceitual de tempo dos mesmos através do reconhecimento de sua relação com a dependência com o referencial. As atividades realizadas em sala são descritas e a análise de episódios de ensino e das respostas dos estudantes aos pré e pós-testes apontam a proficuidade da metodologia escolhida em função do sucesso da aprendizagem constatada.Sociedade Brasileira de Física2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300014Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.3 2006reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172006000300014info:eu-repo/semantics/openAccessKaram,Ricardo Avelar SotomaiorCruz,Sonia Maria Silva Correa de SouzaCoimbra,Déborapor2006-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172006000300014Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2006-11-06T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tempo relativístico no início do Ensino Médio |
title |
Tempo relativístico no início do Ensino Médio |
spellingShingle |
Tempo relativístico no início do Ensino Médio Karam,Ricardo Avelar Sotomaior tempo perfil conceitual física moderna no Ensino Médio |
title_short |
Tempo relativístico no início do Ensino Médio |
title_full |
Tempo relativístico no início do Ensino Médio |
title_fullStr |
Tempo relativístico no início do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Tempo relativístico no início do Ensino Médio |
title_sort |
Tempo relativístico no início do Ensino Médio |
author |
Karam,Ricardo Avelar Sotomaior |
author_facet |
Karam,Ricardo Avelar Sotomaior Cruz,Sonia Maria Silva Correa de Souza Coimbra,Débora |
author_role |
author |
author2 |
Cruz,Sonia Maria Silva Correa de Souza Coimbra,Débora |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karam,Ricardo Avelar Sotomaior Cruz,Sonia Maria Silva Correa de Souza Coimbra,Débora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tempo perfil conceitual física moderna no Ensino Médio |
topic |
tempo perfil conceitual física moderna no Ensino Médio |
description |
Este artigo relata uma intervenção de ensino realizada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio com o objetivo de abordar tópicos da teoria da relatividade restrita, imediatamente após o estudo da cinemática usual. Partindo das pré-concepções dos estudantes, analisamos a ampliação do perfil conceitual de tempo dos mesmos através do reconhecimento de sua relação com a dependência com o referencial. As atividades realizadas em sala são descritas e a análise de episódios de ensino e das respostas dos estudantes aos pré e pós-testes apontam a proficuidade da metodologia escolhida em função do sucesso da aprendizagem constatada. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172006000300014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.3 2006 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122419974242304 |