A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schroeder,Carlos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000100015
Resumo: Este artigo sugere que a importância das aulas de física desde as primeiras séries do ensino fundamental está muito mais no auxílio ao desenvolvimento da auto-estima e da capacidade de aprender-a-aprender das crianças do que em aspectos utilitários, tais como preparar os estudantes para os conteúdos do ensino médio. Alguns exemplos de atividades que podem ser propostas a crianças com idades entre sete e dez anos, nas quais a possibilidade de explorar a física pode ser útil para o desenvolvimento da capacidade de aprender-a-aprender, também são apresentados, acompanhados de uma discussão dos resultados observados.
id SBF-1_eaedaaaefa4175c22cbc165612949aa1
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172007000100015
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamentalensino de físicaensino fundamentalEste artigo sugere que a importância das aulas de física desde as primeiras séries do ensino fundamental está muito mais no auxílio ao desenvolvimento da auto-estima e da capacidade de aprender-a-aprender das crianças do que em aspectos utilitários, tais como preparar os estudantes para os conteúdos do ensino médio. Alguns exemplos de atividades que podem ser propostas a crianças com idades entre sete e dez anos, nas quais a possibilidade de explorar a física pode ser útil para o desenvolvimento da capacidade de aprender-a-aprender, também são apresentados, acompanhados de uma discussão dos resultados observados.Sociedade Brasileira de Física2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000100015Revista Brasileira de Ensino de Física v.29 n.1 2007reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172007000100015info:eu-repo/semantics/openAccessSchroeder,Carlospor2007-06-15T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172007000100015Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2007-06-15T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental
title A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental
spellingShingle A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental
Schroeder,Carlos
ensino de física
ensino fundamental
title_short A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental
title_full A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental
title_fullStr A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental
title_full_unstemmed A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental
title_sort A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental
author Schroeder,Carlos
author_facet Schroeder,Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schroeder,Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de física
ensino fundamental
topic ensino de física
ensino fundamental
description Este artigo sugere que a importância das aulas de física desde as primeiras séries do ensino fundamental está muito mais no auxílio ao desenvolvimento da auto-estima e da capacidade de aprender-a-aprender das crianças do que em aspectos utilitários, tais como preparar os estudantes para os conteúdos do ensino médio. Alguns exemplos de atividades que podem ser propostas a crianças com idades entre sete e dez anos, nas quais a possibilidade de explorar a física pode ser útil para o desenvolvimento da capacidade de aprender-a-aprender, também são apresentados, acompanhados de uma discussão dos resultados observados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000100015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172007000100015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.29 n.1 2007
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122420013039616