Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6271 |
Resumo: | Este artigo é o relato de experiência, envolvendo uma turma de pedagogia, que objetivava desafiar as idéias, inseguranças e atitudes que muitos alunos desse curso têm em relação ao Ensino de Física no Ensino Fundamental. Usando um questionário semiestruturado, foram coletados dados com o objetivo de levantar as concepções de ciência e de ensino e de aprendizagem de Física com as quais os alunos iniciam a disciplina. A análise desses dados mostrou que esses alunos possuem grande aversão por Física, e têm muita resistência à idéia de ensinar Física no Ensino Fundamental. A partir desses resultados, planejou-se um curso de Metodologia do Ensino de Ciências que pudesse ajudar esses alunos na superação de suas inseguranças quanto a ensinar Física. Durante esse curso foram coletados dados a partir das aulas vídeo- filmadas, de um jornal reflexivo e de uma auto-avaliação feita anonimamente pelos alunos. A análise desses dados mostrou que essa experiência levou a resultados considerados satisfatórios, já que puderam ser evidenciadas mudanças nas idéias e atitudes desses alunos frente ao ensino de Física. Foram, também, evidenciados motivação, envolvimento e, acima de tudo, disposição para aprendizagem independente do conteúdo de Física. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_46910627b88b9f8cbc675bcd20fd0626 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6271 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamentalPedagogues and the physics teaching in initial series at elementary schoolFísica - estudo e ensinoEnsino fundamentalFormação do pedagogoEste artigo é o relato de experiência, envolvendo uma turma de pedagogia, que objetivava desafiar as idéias, inseguranças e atitudes que muitos alunos desse curso têm em relação ao Ensino de Física no Ensino Fundamental. Usando um questionário semiestruturado, foram coletados dados com o objetivo de levantar as concepções de ciência e de ensino e de aprendizagem de Física com as quais os alunos iniciam a disciplina. A análise desses dados mostrou que esses alunos possuem grande aversão por Física, e têm muita resistência à idéia de ensinar Física no Ensino Fundamental. A partir desses resultados, planejou-se um curso de Metodologia do Ensino de Ciências que pudesse ajudar esses alunos na superação de suas inseguranças quanto a ensinar Física. Durante esse curso foram coletados dados a partir das aulas vídeo- filmadas, de um jornal reflexivo e de uma auto-avaliação feita anonimamente pelos alunos. A análise desses dados mostrou que essa experiência levou a resultados considerados satisfatórios, já que puderam ser evidenciadas mudanças nas idéias e atitudes desses alunos frente ao ensino de Física. Foram, também, evidenciados motivação, envolvimento e, acima de tudo, disposição para aprendizagem independente do conteúdo de Física. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article is a report of an experience which has involved a group of future Elementary School teachers with the aim of challenging their attitudes towards teaching Physics at Elementary School. Using a semi-structuralized questionnaire, data were collected with the objective of gathering Science conceptions and of Physics teaching and learning held by these students when they started the course. Analysis has show that these students have great aversion for Physics, and that they have a lot of resistance to the idea of teaching Physics at elementary education. From these analysis a course in Science Teaching Methodology was planned in order to help the group to overcome their insecurities in relation to teaching Physics. During this course, new data was collected through video-filmed classes, a reflexive journal and future teachers’ evaluations. The analysis of these data has shown that the results of this course can be considered satisfactory since changes in students’ ideas and attitudes towards Physics teaching was evident. It was also evident that students motivation and involvement have increased and, above all, the disposition for independent learning of Physics content to teach was shownFaculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)2010-12-21T16:38:53Z2010-12-21T16:38:53Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZIMMERMANN, Erika; EVANGELISTA, Paula Cristina Queiroz. Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental. Caderno brasileiro de ensino de física, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 261-280, ago. 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1092/12756>. Acesso em: 15 dez. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6271Zimmermann, ErikaEvangelista, Paula Cristina Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:15:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/6271Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:15:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental Pedagogues and the physics teaching in initial series at elementary school |
title |
Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental Zimmermann, Erika Física - estudo e ensino Ensino fundamental Formação do pedagogo |
title_short |
Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental |
author |
Zimmermann, Erika |
author_facet |
Zimmermann, Erika Evangelista, Paula Cristina Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Evangelista, Paula Cristina Queiroz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zimmermann, Erika Evangelista, Paula Cristina Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - estudo e ensino Ensino fundamental Formação do pedagogo |
topic |
Física - estudo e ensino Ensino fundamental Formação do pedagogo |
description |
Este artigo é o relato de experiência, envolvendo uma turma de pedagogia, que objetivava desafiar as idéias, inseguranças e atitudes que muitos alunos desse curso têm em relação ao Ensino de Física no Ensino Fundamental. Usando um questionário semiestruturado, foram coletados dados com o objetivo de levantar as concepções de ciência e de ensino e de aprendizagem de Física com as quais os alunos iniciam a disciplina. A análise desses dados mostrou que esses alunos possuem grande aversão por Física, e têm muita resistência à idéia de ensinar Física no Ensino Fundamental. A partir desses resultados, planejou-se um curso de Metodologia do Ensino de Ciências que pudesse ajudar esses alunos na superação de suas inseguranças quanto a ensinar Física. Durante esse curso foram coletados dados a partir das aulas vídeo- filmadas, de um jornal reflexivo e de uma auto-avaliação feita anonimamente pelos alunos. A análise desses dados mostrou que essa experiência levou a resultados considerados satisfatórios, já que puderam ser evidenciadas mudanças nas idéias e atitudes desses alunos frente ao ensino de Física. Foram, também, evidenciados motivação, envolvimento e, acima de tudo, disposição para aprendizagem independente do conteúdo de Física. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2010-12-21T16:38:53Z 2010-12-21T16:38:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZIMMERMANN, Erika; EVANGELISTA, Paula Cristina Queiroz. Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental. Caderno brasileiro de ensino de física, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 261-280, ago. 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1092/12756>. Acesso em: 15 dez. 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6271 |
identifier_str_mv |
ZIMMERMANN, Erika; EVANGELISTA, Paula Cristina Queiroz. Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental. Caderno brasileiro de ensino de física, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 261-280, ago. 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1092/12756>. Acesso em: 15 dez. 2010. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580688125034496 |