Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000200503 |
Resumo: | Resumo O ganho de aprendizado conceitual em disciplinas introdutórias de Física para alunos ingressantes na universidade, submetidos a diferentes abordagens metodológicas, foi medido com um instrumento padronizado internacionalmente reconhecido. O estudo envolveu 599 estudantes de engenharia, física e matemática do campus da USP de São Carlos, no primeiro semestre do ano de 2017. Dentre os principais resultados, está o perfil de conhecimento conceitual básico de entrada desses estudantes e sua correlação com o processo de seleção no vestibular. Avaliamos esses resultados e os ganhos conceituais obtidos dentro das diferentes turmas e cursos do campus, apresentando uma comparação direta e quantitativa dos desempenhos de turmas tradicionais com turmas que fazem uso de metodologias ativas. Esses resultados são também comparados com dados de estudos nacionais e internacionais, contribuindo para preencher uma lacuna ainda presente na literatura nacional, carente de estudos quantitativos em larga escala nessa área. Pudemos confirmar que turmas envolvidas com metodologias ativas de aprendizagem apresentam maior ganho conceitual ao fim do curso, em concordância com a literatura internacional, obtendo-se neste estudo, em média, um ganho normalizado duas vezes maior. |
id |
SBF-1_eb8cc8047baaac023aa984b7e436ad88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172019000200503 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemáticaFCIMecânicaEnsino de FísicaEnsino SuperiorResumo O ganho de aprendizado conceitual em disciplinas introdutórias de Física para alunos ingressantes na universidade, submetidos a diferentes abordagens metodológicas, foi medido com um instrumento padronizado internacionalmente reconhecido. O estudo envolveu 599 estudantes de engenharia, física e matemática do campus da USP de São Carlos, no primeiro semestre do ano de 2017. Dentre os principais resultados, está o perfil de conhecimento conceitual básico de entrada desses estudantes e sua correlação com o processo de seleção no vestibular. Avaliamos esses resultados e os ganhos conceituais obtidos dentro das diferentes turmas e cursos do campus, apresentando uma comparação direta e quantitativa dos desempenhos de turmas tradicionais com turmas que fazem uso de metodologias ativas. Esses resultados são também comparados com dados de estudos nacionais e internacionais, contribuindo para preencher uma lacuna ainda presente na literatura nacional, carente de estudos quantitativos em larga escala nessa área. Pudemos confirmar que turmas envolvidas com metodologias ativas de aprendizagem apresentam maior ganho conceitual ao fim do curso, em concordância com a literatura internacional, obtendo-se neste estudo, em média, um ganho normalizado duas vezes maior.Sociedade Brasileira de Física2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000200503Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.2 2019reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2018-0258info:eu-repo/semantics/openAccessQuibao,Matheus PinheiroSilva,Angélica CarrilloAlmeida,Nicoly Soares deSilva,Rosanna Maria Araújo AndradeMuniz,Sérgio RicardoPaiva,Fernando Fernandespor2018-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172019000200503Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2018-10-30T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática |
title |
Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática |
spellingShingle |
Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática Quibao,Matheus Pinheiro FCI Mecânica Ensino de Física Ensino Superior |
title_short |
Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática |
title_full |
Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática |
title_fullStr |
Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática |
title_full_unstemmed |
Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática |
title_sort |
Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática |
author |
Quibao,Matheus Pinheiro |
author_facet |
Quibao,Matheus Pinheiro Silva,Angélica Carrillo Almeida,Nicoly Soares de Silva,Rosanna Maria Araújo Andrade Muniz,Sérgio Ricardo Paiva,Fernando Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Angélica Carrillo Almeida,Nicoly Soares de Silva,Rosanna Maria Araújo Andrade Muniz,Sérgio Ricardo Paiva,Fernando Fernandes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quibao,Matheus Pinheiro Silva,Angélica Carrillo Almeida,Nicoly Soares de Silva,Rosanna Maria Araújo Andrade Muniz,Sérgio Ricardo Paiva,Fernando Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FCI Mecânica Ensino de Física Ensino Superior |
topic |
FCI Mecânica Ensino de Física Ensino Superior |
description |
Resumo O ganho de aprendizado conceitual em disciplinas introdutórias de Física para alunos ingressantes na universidade, submetidos a diferentes abordagens metodológicas, foi medido com um instrumento padronizado internacionalmente reconhecido. O estudo envolveu 599 estudantes de engenharia, física e matemática do campus da USP de São Carlos, no primeiro semestre do ano de 2017. Dentre os principais resultados, está o perfil de conhecimento conceitual básico de entrada desses estudantes e sua correlação com o processo de seleção no vestibular. Avaliamos esses resultados e os ganhos conceituais obtidos dentro das diferentes turmas e cursos do campus, apresentando uma comparação direta e quantitativa dos desempenhos de turmas tradicionais com turmas que fazem uso de metodologias ativas. Esses resultados são também comparados com dados de estudos nacionais e internacionais, contribuindo para preencher uma lacuna ainda presente na literatura nacional, carente de estudos quantitativos em larga escala nessa área. Pudemos confirmar que turmas envolvidas com metodologias ativas de aprendizagem apresentam maior ganho conceitual ao fim do curso, em concordância com a literatura internacional, obtendo-se neste estudo, em média, um ganho normalizado duas vezes maior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000200503 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000200503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2018-0258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.2 2019 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122424014405632 |