Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quibao,Matheus Pinheiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva,Angélica Carrillo, Almeida,Nicoly Soares de, Silva,Rosanna Maria Araújo Andrade, Muniz,Sérgio Ricardo, Paiva,Fernando Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000200503
Resumo: Resumo O ganho de aprendizado conceitual em disciplinas introdutórias de Física para alunos ingressantes na universidade, submetidos a diferentes abordagens metodológicas, foi medido com um instrumento padronizado internacionalmente reconhecido. O estudo envolveu 599 estudantes de engenharia, física e matemática do campus da USP de São Carlos, no primeiro semestre do ano de 2017. Dentre os principais resultados, está o perfil de conhecimento conceitual básico de entrada desses estudantes e sua correlação com o processo de seleção no vestibular. Avaliamos esses resultados e os ganhos conceituais obtidos dentro das diferentes turmas e cursos do campus, apresentando uma comparação direta e quantitativa dos desempenhos de turmas tradicionais com turmas que fazem uso de metodologias ativas. Esses resultados são também comparados com dados de estudos nacionais e internacionais, contribuindo para preencher uma lacuna ainda presente na literatura nacional, carente de estudos quantitativos em larga escala nessa área. Pudemos confirmar que turmas envolvidas com metodologias ativas de aprendizagem apresentam maior ganho conceitual ao fim do curso, em concordância com a literatura internacional, obtendo-se neste estudo, em média, um ganho normalizado duas vezes maior.
id SBF-1_eb8cc8047baaac023aa984b7e436ad88
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172019000200503
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemáticaFCIMecânicaEnsino de FísicaEnsino SuperiorResumo O ganho de aprendizado conceitual em disciplinas introdutórias de Física para alunos ingressantes na universidade, submetidos a diferentes abordagens metodológicas, foi medido com um instrumento padronizado internacionalmente reconhecido. O estudo envolveu 599 estudantes de engenharia, física e matemática do campus da USP de São Carlos, no primeiro semestre do ano de 2017. Dentre os principais resultados, está o perfil de conhecimento conceitual básico de entrada desses estudantes e sua correlação com o processo de seleção no vestibular. Avaliamos esses resultados e os ganhos conceituais obtidos dentro das diferentes turmas e cursos do campus, apresentando uma comparação direta e quantitativa dos desempenhos de turmas tradicionais com turmas que fazem uso de metodologias ativas. Esses resultados são também comparados com dados de estudos nacionais e internacionais, contribuindo para preencher uma lacuna ainda presente na literatura nacional, carente de estudos quantitativos em larga escala nessa área. Pudemos confirmar que turmas envolvidas com metodologias ativas de aprendizagem apresentam maior ganho conceitual ao fim do curso, em concordância com a literatura internacional, obtendo-se neste estudo, em média, um ganho normalizado duas vezes maior.Sociedade Brasileira de Física2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000200503Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.2 2019reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2018-0258info:eu-repo/semantics/openAccessQuibao,Matheus PinheiroSilva,Angélica CarrilloAlmeida,Nicoly Soares deSilva,Rosanna Maria Araújo AndradeMuniz,Sérgio RicardoPaiva,Fernando Fernandespor2018-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172019000200503Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2018-10-30T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática
title Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática
spellingShingle Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática
Quibao,Matheus Pinheiro
FCI
Mecânica
Ensino de Física
Ensino Superior
title_short Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática
title_full Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática
title_fullStr Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática
title_full_unstemmed Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática
title_sort Investigando a compreensão conceitual em física de alunos de graduação em cursos de ciências, engenharias e matemática
author Quibao,Matheus Pinheiro
author_facet Quibao,Matheus Pinheiro
Silva,Angélica Carrillo
Almeida,Nicoly Soares de
Silva,Rosanna Maria Araújo Andrade
Muniz,Sérgio Ricardo
Paiva,Fernando Fernandes
author_role author
author2 Silva,Angélica Carrillo
Almeida,Nicoly Soares de
Silva,Rosanna Maria Araújo Andrade
Muniz,Sérgio Ricardo
Paiva,Fernando Fernandes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quibao,Matheus Pinheiro
Silva,Angélica Carrillo
Almeida,Nicoly Soares de
Silva,Rosanna Maria Araújo Andrade
Muniz,Sérgio Ricardo
Paiva,Fernando Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv FCI
Mecânica
Ensino de Física
Ensino Superior
topic FCI
Mecânica
Ensino de Física
Ensino Superior
description Resumo O ganho de aprendizado conceitual em disciplinas introdutórias de Física para alunos ingressantes na universidade, submetidos a diferentes abordagens metodológicas, foi medido com um instrumento padronizado internacionalmente reconhecido. O estudo envolveu 599 estudantes de engenharia, física e matemática do campus da USP de São Carlos, no primeiro semestre do ano de 2017. Dentre os principais resultados, está o perfil de conhecimento conceitual básico de entrada desses estudantes e sua correlação com o processo de seleção no vestibular. Avaliamos esses resultados e os ganhos conceituais obtidos dentro das diferentes turmas e cursos do campus, apresentando uma comparação direta e quantitativa dos desempenhos de turmas tradicionais com turmas que fazem uso de metodologias ativas. Esses resultados são também comparados com dados de estudos nacionais e internacionais, contribuindo para preencher uma lacuna ainda presente na literatura nacional, carente de estudos quantitativos em larga escala nessa área. Pudemos confirmar que turmas envolvidas com metodologias ativas de aprendizagem apresentam maior ganho conceitual ao fim do curso, em concordância com a literatura internacional, obtendo-se neste estudo, em média, um ganho normalizado duas vezes maior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000200503
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000200503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2018-0258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.2 2019
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122424014405632