Desenvolvimento e utilização de um aplicativo móvel brasileiro para videoanálise: “Videoanalisando”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100715 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar o programa “Videoanalisando”, um software para videoanálise que foi desenvolvido no Brasil. Busca-se contextualizar o tema e tecer algumas considerações a respeito da videoanálise no ensino de Física, no cenário nacional. São discutidos alguns aspectos fundamentais relativos ao desenvolvimento do projeto, associado ao produto de um doutorado profissional. Descreve-se ainda um procedimento inicial de validação, baseado na utilização do programa em sala de aula e na comparação entre o “Videoanalisando” e o bastante conhecido programa Tracker. Demonstra-se que o “Videoanalisando” tem potencial para ser utilizado em atividades experimentais em sala de aula, por meio de telefones celulares e tablets. Além de estar livremente disponível para a plataforma Android, seu uso é facilitado no Brasil, por se tratar de um programa em língua portuguesa. |
id |
SBF-1_f0ee24e7c477119310a7b2ca3c83c04f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172022000100715 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento e utilização de um aplicativo móvel brasileiro para videoanálise: “Videoanalisando”VideoanáliseVideoanalisandoPrograma VideoanalisandoSoftware VideoanalisandoEnsino de FísicaO objetivo deste trabalho é apresentar o programa “Videoanalisando”, um software para videoanálise que foi desenvolvido no Brasil. Busca-se contextualizar o tema e tecer algumas considerações a respeito da videoanálise no ensino de Física, no cenário nacional. São discutidos alguns aspectos fundamentais relativos ao desenvolvimento do projeto, associado ao produto de um doutorado profissional. Descreve-se ainda um procedimento inicial de validação, baseado na utilização do programa em sala de aula e na comparação entre o “Videoanalisando” e o bastante conhecido programa Tracker. Demonstra-se que o “Videoanalisando” tem potencial para ser utilizado em atividades experimentais em sala de aula, por meio de telefones celulares e tablets. Além de estar livremente disponível para a plataforma Android, seu uso é facilitado no Brasil, por se tratar de um programa em língua portuguesa.Sociedade Brasileira de Física2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100715Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2022-0058info:eu-repo/semantics/openAccessBordin,Giulio DomenicoFrança,Igor HenriqueBezerra Junior,Arandi Ginanepor2022-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172022000100715Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2022-04-07T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e utilização de um aplicativo móvel brasileiro para videoanálise: “Videoanalisando” |
title |
Desenvolvimento e utilização de um aplicativo móvel brasileiro para videoanálise: “Videoanalisando” |
spellingShingle |
Desenvolvimento e utilização de um aplicativo móvel brasileiro para videoanálise: “Videoanalisando” Bordin,Giulio Domenico Videoanálise Videoanalisando Programa Videoanalisando Software Videoanalisando Ensino de Física |
title_short |
Desenvolvimento e utilização de um aplicativo móvel brasileiro para videoanálise: “Videoanalisando” |
title_full |
Desenvolvimento e utilização de um aplicativo móvel brasileiro para videoanálise: “Videoanalisando” |
title_fullStr |
Desenvolvimento e utilização de um aplicativo móvel brasileiro para videoanálise: “Videoanalisando” |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e utilização de um aplicativo móvel brasileiro para videoanálise: “Videoanalisando” |
title_sort |
Desenvolvimento e utilização de um aplicativo móvel brasileiro para videoanálise: “Videoanalisando” |
author |
Bordin,Giulio Domenico |
author_facet |
Bordin,Giulio Domenico França,Igor Henrique Bezerra Junior,Arandi Ginane |
author_role |
author |
author2 |
França,Igor Henrique Bezerra Junior,Arandi Ginane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordin,Giulio Domenico França,Igor Henrique Bezerra Junior,Arandi Ginane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Videoanálise Videoanalisando Programa Videoanalisando Software Videoanalisando Ensino de Física |
topic |
Videoanálise Videoanalisando Programa Videoanalisando Software Videoanalisando Ensino de Física |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar o programa “Videoanalisando”, um software para videoanálise que foi desenvolvido no Brasil. Busca-se contextualizar o tema e tecer algumas considerações a respeito da videoanálise no ensino de Física, no cenário nacional. São discutidos alguns aspectos fundamentais relativos ao desenvolvimento do projeto, associado ao produto de um doutorado profissional. Descreve-se ainda um procedimento inicial de validação, baseado na utilização do programa em sala de aula e na comparação entre o “Videoanalisando” e o bastante conhecido programa Tracker. Demonstra-se que o “Videoanalisando” tem potencial para ser utilizado em atividades experimentais em sala de aula, por meio de telefones celulares e tablets. Além de estar livremente disponível para a plataforma Android, seu uso é facilitado no Brasil, por se tratar de um programa em língua portuguesa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100715 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2022-0058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122426193346560 |