Mudanças no sistema fonológico após terapia fonológica de abordagem contrastiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gubiani,Marileda Barichello
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brancalioni,Ana Rita, Keske-Soares,Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400012
Resumo: OBJETIVO: Verificar as mudanças no sistema fonológico (aquisição de fonemas) e na gravidade do desvio fonológico de sujeitos submetidos à terapia fonológica de abordagem contrastiva, em comparação a um grupo de sujeitos sem intervenção. MÉTODOS: A amostra foi constituída por 18 sujeitos com idades entre 4 anos e 10 meses e 7 anos e 4 meses, de ambos os gêneros, com diagnóstico de desvio fonológico. Nove sujeitos constituíram o Grupo Experimental (submetidos à terapia fonoaudiológica) e os outros nove constituíram o Grupo Controle (em lista de espera para terapia fonoaudiológica). Todos foram avaliados antes e após o período de terapia de abordagem contrastiva, recebida apenas pelo Grupo Experimental. Os sujeitos de ambos os grupos foram pareados quanto à idade, à gravidade do desvio fonológico, ao número de fonemas ausentes na primeira Avaliação Fonológica, e ao período de tempo entre a primeira e a segunda avaliação fonológica. Verificou-se o número de fonemas adquiridos no sistema fonológico geral e calculou-se o Percentual de Consoantes Corretas-Revisado para a determinação da gravidade do desvio fonológico, em ambas as avaliações fonológicas. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: O Grupo Experimental adquiriu maior número de fonemas, que determinaram mudança na gravidade do desvio fonológico. As diferenças encontradas entre ambos os grupos foram significativas. CONCLUSÃO: A terapia fonológica de abordagem contrastiva promove mudanças no sistema fonológico, que influenciam significativamente a aquisição de fonemas e a mudança da gravidade.
id SBF-5_0c559607c952c9acbe53212144520da8
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342012000400012
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Mudanças no sistema fonológico após terapia fonológica de abordagem contrastivaFalaDistúrbios da falaTranstornos da articulaçãoFonoterapiaLinguagem infantilOBJETIVO: Verificar as mudanças no sistema fonológico (aquisição de fonemas) e na gravidade do desvio fonológico de sujeitos submetidos à terapia fonológica de abordagem contrastiva, em comparação a um grupo de sujeitos sem intervenção. MÉTODOS: A amostra foi constituída por 18 sujeitos com idades entre 4 anos e 10 meses e 7 anos e 4 meses, de ambos os gêneros, com diagnóstico de desvio fonológico. Nove sujeitos constituíram o Grupo Experimental (submetidos à terapia fonoaudiológica) e os outros nove constituíram o Grupo Controle (em lista de espera para terapia fonoaudiológica). Todos foram avaliados antes e após o período de terapia de abordagem contrastiva, recebida apenas pelo Grupo Experimental. Os sujeitos de ambos os grupos foram pareados quanto à idade, à gravidade do desvio fonológico, ao número de fonemas ausentes na primeira Avaliação Fonológica, e ao período de tempo entre a primeira e a segunda avaliação fonológica. Verificou-se o número de fonemas adquiridos no sistema fonológico geral e calculou-se o Percentual de Consoantes Corretas-Revisado para a determinação da gravidade do desvio fonológico, em ambas as avaliações fonológicas. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: O Grupo Experimental adquiriu maior número de fonemas, que determinaram mudança na gravidade do desvio fonológico. As diferenças encontradas entre ambos os grupos foram significativas. CONCLUSÃO: A terapia fonológica de abordagem contrastiva promove mudanças no sistema fonológico, que influenciam significativamente a aquisição de fonemas e a mudança da gravidade.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400012Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.17 n.4 2012reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342012000400012info:eu-repo/semantics/openAccessGubiani,Marileda BarichelloBrancalioni,Ana RitaKeske-Soares,Márciapor2013-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342012000400012Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2013-01-03T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças no sistema fonológico após terapia fonológica de abordagem contrastiva
title Mudanças no sistema fonológico após terapia fonológica de abordagem contrastiva
spellingShingle Mudanças no sistema fonológico após terapia fonológica de abordagem contrastiva
Gubiani,Marileda Barichello
Fala
Distúrbios da fala
Transtornos da articulação
Fonoterapia
Linguagem infantil
title_short Mudanças no sistema fonológico após terapia fonológica de abordagem contrastiva
title_full Mudanças no sistema fonológico após terapia fonológica de abordagem contrastiva
title_fullStr Mudanças no sistema fonológico após terapia fonológica de abordagem contrastiva
title_full_unstemmed Mudanças no sistema fonológico após terapia fonológica de abordagem contrastiva
title_sort Mudanças no sistema fonológico após terapia fonológica de abordagem contrastiva
author Gubiani,Marileda Barichello
author_facet Gubiani,Marileda Barichello
Brancalioni,Ana Rita
Keske-Soares,Márcia
author_role author
author2 Brancalioni,Ana Rita
Keske-Soares,Márcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gubiani,Marileda Barichello
Brancalioni,Ana Rita
Keske-Soares,Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Fala
Distúrbios da fala
Transtornos da articulação
Fonoterapia
Linguagem infantil
topic Fala
Distúrbios da fala
Transtornos da articulação
Fonoterapia
Linguagem infantil
description OBJETIVO: Verificar as mudanças no sistema fonológico (aquisição de fonemas) e na gravidade do desvio fonológico de sujeitos submetidos à terapia fonológica de abordagem contrastiva, em comparação a um grupo de sujeitos sem intervenção. MÉTODOS: A amostra foi constituída por 18 sujeitos com idades entre 4 anos e 10 meses e 7 anos e 4 meses, de ambos os gêneros, com diagnóstico de desvio fonológico. Nove sujeitos constituíram o Grupo Experimental (submetidos à terapia fonoaudiológica) e os outros nove constituíram o Grupo Controle (em lista de espera para terapia fonoaudiológica). Todos foram avaliados antes e após o período de terapia de abordagem contrastiva, recebida apenas pelo Grupo Experimental. Os sujeitos de ambos os grupos foram pareados quanto à idade, à gravidade do desvio fonológico, ao número de fonemas ausentes na primeira Avaliação Fonológica, e ao período de tempo entre a primeira e a segunda avaliação fonológica. Verificou-se o número de fonemas adquiridos no sistema fonológico geral e calculou-se o Percentual de Consoantes Corretas-Revisado para a determinação da gravidade do desvio fonológico, em ambas as avaliações fonológicas. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: O Grupo Experimental adquiriu maior número de fonemas, que determinaram mudança na gravidade do desvio fonológico. As diferenças encontradas entre ambos os grupos foram significativas. CONCLUSÃO: A terapia fonológica de abordagem contrastiva promove mudanças no sistema fonológico, que influenciam significativamente a aquisição de fonemas e a mudança da gravidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342012000400012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.17 n.4 2012
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821021653794816