Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos,Larriane Karen de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes,Fernanda Dreux Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000300234
Resumo: RESUMO Objetivo verificar a correlação entre tempo de permanência semanal na escola, e o desempenho de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em teste de inteligência não verbal e em habilidades comunicativas e de comportamento. Métodos Participaram deste estudo 44 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 12 anos. Todos os participantes estão matriculados em escolas regulares. Resultados Dos 44 participantes, 20 não responderam ao teste de inteligência não verbal; assim, eles foram divididos em dois grupos: - Grupo A: 24 participantes avaliados quanto a desempenho em inteligência não verbal e habilidades comunicativas e de comportamento e Grupo B, com 20 participantes avaliados quanto às habilidades comunicativas e de comportamento. Os resultados mostraram, no Grupo A, correlação positiva significativa entre a frequência escolar e a inteligência não verbal, e correlação negativa significativa entre frequência escolar e as inabilidades em linguagem expressiva e pragmática/social. No que diz respeito ao Grupo B, houve tendência a correlações negativas em todas as relações, mas significância apenas com relação às inabilidades pragmática/social. Conclusão De forma geral os resultados de ambos os grupos indicam que crianças com melhores resultados em inteligência não verbal e melhores habilidades de comunicação e comportamento tendem a permanecer mais tempo na escola por semana.
id SBFA-1_1bafec9e3178178b4b95804cd6fe31f0
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822016000300234
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismoTranstorno AutísticoComunicaçãoLinguagemCogniçãoEnsino Fundamental e MédioCriançasAdolescentesRESUMO Objetivo verificar a correlação entre tempo de permanência semanal na escola, e o desempenho de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em teste de inteligência não verbal e em habilidades comunicativas e de comportamento. Métodos Participaram deste estudo 44 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 12 anos. Todos os participantes estão matriculados em escolas regulares. Resultados Dos 44 participantes, 20 não responderam ao teste de inteligência não verbal; assim, eles foram divididos em dois grupos: - Grupo A: 24 participantes avaliados quanto a desempenho em inteligência não verbal e habilidades comunicativas e de comportamento e Grupo B, com 20 participantes avaliados quanto às habilidades comunicativas e de comportamento. Os resultados mostraram, no Grupo A, correlação positiva significativa entre a frequência escolar e a inteligência não verbal, e correlação negativa significativa entre frequência escolar e as inabilidades em linguagem expressiva e pragmática/social. No que diz respeito ao Grupo B, houve tendência a correlações negativas em todas as relações, mas significância apenas com relação às inabilidades pragmática/social. Conclusão De forma geral os resultados de ambos os grupos indicam que crianças com melhores resultados em inteligência não verbal e melhores habilidades de comunicação e comportamento tendem a permanecer mais tempo na escola por semana.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000300234CoDAS v.28 n.3 2016reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20162015023info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,Larriane Karen deFernandes,Fernanda Dreux Mirandapor2016-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822016000300234Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2016-07-18T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismo
title Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismo
spellingShingle Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismo
Campos,Larriane Karen de
Transtorno Autístico
Comunicação
Linguagem
Cognição
Ensino Fundamental e Médio
Crianças
Adolescentes
title_short Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismo
title_full Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismo
title_fullStr Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismo
title_full_unstemmed Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismo
title_sort Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismo
author Campos,Larriane Karen de
author_facet Campos,Larriane Karen de
Fernandes,Fernanda Dreux Miranda
author_role author
author2 Fernandes,Fernanda Dreux Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos,Larriane Karen de
Fernandes,Fernanda Dreux Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno Autístico
Comunicação
Linguagem
Cognição
Ensino Fundamental e Médio
Crianças
Adolescentes
topic Transtorno Autístico
Comunicação
Linguagem
Cognição
Ensino Fundamental e Médio
Crianças
Adolescentes
description RESUMO Objetivo verificar a correlação entre tempo de permanência semanal na escola, e o desempenho de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em teste de inteligência não verbal e em habilidades comunicativas e de comportamento. Métodos Participaram deste estudo 44 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 12 anos. Todos os participantes estão matriculados em escolas regulares. Resultados Dos 44 participantes, 20 não responderam ao teste de inteligência não verbal; assim, eles foram divididos em dois grupos: - Grupo A: 24 participantes avaliados quanto a desempenho em inteligência não verbal e habilidades comunicativas e de comportamento e Grupo B, com 20 participantes avaliados quanto às habilidades comunicativas e de comportamento. Os resultados mostraram, no Grupo A, correlação positiva significativa entre a frequência escolar e a inteligência não verbal, e correlação negativa significativa entre frequência escolar e as inabilidades em linguagem expressiva e pragmática/social. No que diz respeito ao Grupo B, houve tendência a correlações negativas em todas as relações, mas significância apenas com relação às inabilidades pragmática/social. Conclusão De forma geral os resultados de ambos os grupos indicam que crianças com melhores resultados em inteligência não verbal e melhores habilidades de comunicação e comportamento tendem a permanecer mais tempo na escola por semana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000300234
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000300234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20162015023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.28 n.3 2016
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122441282355200