Comparação entre o perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larriane Karen de Campos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.5.2015.tde-12062015-094804
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar a correlação entre tempo de permanência semanal na escola, e o desempenho de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em teste de inteligência não verbal e em habilidades comunicativas e de comportamento. Participaram desse estudo 44 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 12 anos. O protocolo aplicado envolveu: um questionário para o levantamento do perfil escolar, um protocolo para levantamento da severidade das inabilidades comunicativas e de comportamento, e um teste de inteligência não verbal. Todos os participantes estão matriculados em escolas regulares. Dos 44 participantes, 20 não responderam ao teste de inteligência não verbal; assim, eles foram divididos em dois grupos: - Grupo A: 24 participantes avaliados quanto a desempenho em inteligência não verbal e habilidades comunicativas e de comportamento e Grupo B, com 20 participantes avaliados quanto às habilidades comunicativas e de comportamento. Os resultados mostraram, no Grupo A, correlação positiva significativa entre a frequência escolar e a inteligência não verbal, e correlação negativa significativa entre frequência escolar e as inabilidades em linguagem expressiva e pragmática/social. No que diz respeito ao Grupo B houve tendência a correlações negativas em todas as relações, mas significância apenas com relação às inabilidades pragmática/social. De forma geral os resultados de ambos os grupos indicam que crianças com melhores resultados em inteligência não verbal e melhores habilidades de comunicação e comportamento tendem a permanecer mais tempo na escola por semana. Apenas 41% dos participantes permaneciam na escola 100% do tempo previsto em cada semana. A discussão envolve a importância da efetiva inclusão para o desenvolvimento da criança e os instrumentos legais que garantem os direitos de todas as crianças a processos de escolarização adequados
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Comparação entre o perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismo Comparison between the school profile and language and cognitive abilities of children and adolescents of the autism spectrum 2015-03-20Fernanda Dreux Miranda FernandesCibelle Albuquerque de La Higuera AmatoDanielle Azarias Defense NetrvalLarriane Karen de CamposUniversidade de São PauloCiências da ReabilitaçãoUSPBR Adolescent Adolescentes Autism disorder Child Cognição Cognition Communication Comunicação Crianças Education primary and secondary Ensino fundamental e médio Language Linguagem Transtorno autístico O objetivo deste estudo foi verificar a correlação entre tempo de permanência semanal na escola, e o desempenho de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em teste de inteligência não verbal e em habilidades comunicativas e de comportamento. Participaram desse estudo 44 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 12 anos. O protocolo aplicado envolveu: um questionário para o levantamento do perfil escolar, um protocolo para levantamento da severidade das inabilidades comunicativas e de comportamento, e um teste de inteligência não verbal. Todos os participantes estão matriculados em escolas regulares. Dos 44 participantes, 20 não responderam ao teste de inteligência não verbal; assim, eles foram divididos em dois grupos: - Grupo A: 24 participantes avaliados quanto a desempenho em inteligência não verbal e habilidades comunicativas e de comportamento e Grupo B, com 20 participantes avaliados quanto às habilidades comunicativas e de comportamento. Os resultados mostraram, no Grupo A, correlação positiva significativa entre a frequência escolar e a inteligência não verbal, e correlação negativa significativa entre frequência escolar e as inabilidades em linguagem expressiva e pragmática/social. No que diz respeito ao Grupo B houve tendência a correlações negativas em todas as relações, mas significância apenas com relação às inabilidades pragmática/social. De forma geral os resultados de ambos os grupos indicam que crianças com melhores resultados em inteligência não verbal e melhores habilidades de comunicação e comportamento tendem a permanecer mais tempo na escola por semana. Apenas 41% dos participantes permaneciam na escola 100% do tempo previsto em cada semana. A discussão envolve a importância da efetiva inclusão para o desenvolvimento da criança e os instrumentos legais que garantem os direitos de todas as crianças a processos de escolarização adequados The purpose of this study was to verify the association of the time spent at school per week and the performance of children and adolescents of the autism spectrum in non-verbal intelligence test and communicative and behavior abilities. Participants were 44 children and adolescents with ages between 6 and 12 years. The protocol applied was: a questionnaire to the determination of the school profile, a protocol to the assessment of the severity of the impairments in communication and behavior and a test of non-verbal intelligence. All participants were enrolled in regular schools. Of the 44 participants, 20 didn\'t respond to the non-verbal intelligence test, therefore they were divided in two groups: Group 1: 24 participants, assessed in non-verbal intelligence, behavior and communication abilities and Group B, assessed in communication and behavior abilities. Results have shown, in Group A significant positive correlation between the time spent at school per week and non-verbal intelligence and significant negative correlation regarding impairments in expressive language and social/pragmatic abilities. In what refers to Group B there was a tendency to negative correlations in all associations but it was significant just regarding social pragmatics. The overall results to both groups indicate that children with higher non-verbal intelligence scores and better communication and behavior abilities tend to spend more time at school per week. Only 41% of the participants spent 100% of the predicted time at school every week. Discussion brings the focus to the notions regarding the importance of schooling to the child\'s development and the legal instruments that guarantee the rights of all children to receive adequate schooling processes https://doi.org/10.11606/D.5.2015.tde-12062015-094804info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:47:17Zoai:teses.usp.br:tde-12062015-094804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:33:00.210170Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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