Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Amanda de Jesus Alvarenga
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lemos,Stela Maris Aguiar, Goulart,Lúcia Maria Horta de Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400470
Resumo: RESUMO Objetivo Revisar sistematicamente na literatura as relações entre desenvolvimento da linguagem, comportamento social e ambientes familiar e escolar em crianças de 4 a 6 anos de idade. Estratégia de pesquisa Foram pesquisados, em bases de dados eletrônicos, artigos publicados entre março de 2009 e março de 2014. A primeira etapa da pesquisa constou da elaboração da pergunta norteadora. Posteriormente, foram realizados levantamento e seleção dos estudos em base de dados. Para tal, foram definidos descritores por grupos de eixos temáticos. Critérios de seleção Foram incluídos artigos científicos completos e disponíveis na íntegra gratuitamente; artigos de pesquisa original ou de revisão de literatura, publicados nos últimos cinco anos compreendendo a faixa etária entre 4 e 6 anos de idade. Análise dos dados A análise dos artigos foi realizada por meio da leitura crítica e seleção dos resultados que respondem à pergunta norteadora. Resultados 14 artigos foram selecionados. A maior parte dos estudos utilizou pelo menos um instrumento padronizado. As pesquisas apontam que o ambiente familiar tem relação com o desenvolvimento da linguagem, principalmente quanto aos níveis socioeconômicos e de escolaridade dos pais, número de adultos que coabitam com a criança, saúde dos pais, estimulação de linguagem e interação entre pais e filhos. Apenas um artigo demonstrou associação entre qualidade do ambiente escolar e desenvolvimento da linguagem e nenhum evidenciou associação entre comportamento social e desenvolvimento da linguagem. Conclusão A maioria dos estudos teve como foco a relação entre ambiente familiar e desenvolvimento da linguagem. São escassos estudos com esse enfoque.
id SBFA-1_62e1188c2ccd4b0c4265be2e94214a5a
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822016000400470
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemáticaLinguagem InfantilLinguagemDesenvolvimento da LinguagemEstudos de LinguagemPatologia da Fala e LinguagemFonoaudiologiaPré-escolarRelações FamiliaresComportamento SocialRESUMO Objetivo Revisar sistematicamente na literatura as relações entre desenvolvimento da linguagem, comportamento social e ambientes familiar e escolar em crianças de 4 a 6 anos de idade. Estratégia de pesquisa Foram pesquisados, em bases de dados eletrônicos, artigos publicados entre março de 2009 e março de 2014. A primeira etapa da pesquisa constou da elaboração da pergunta norteadora. Posteriormente, foram realizados levantamento e seleção dos estudos em base de dados. Para tal, foram definidos descritores por grupos de eixos temáticos. Critérios de seleção Foram incluídos artigos científicos completos e disponíveis na íntegra gratuitamente; artigos de pesquisa original ou de revisão de literatura, publicados nos últimos cinco anos compreendendo a faixa etária entre 4 e 6 anos de idade. Análise dos dados A análise dos artigos foi realizada por meio da leitura crítica e seleção dos resultados que respondem à pergunta norteadora. Resultados 14 artigos foram selecionados. A maior parte dos estudos utilizou pelo menos um instrumento padronizado. As pesquisas apontam que o ambiente familiar tem relação com o desenvolvimento da linguagem, principalmente quanto aos níveis socioeconômicos e de escolaridade dos pais, número de adultos que coabitam com a criança, saúde dos pais, estimulação de linguagem e interação entre pais e filhos. Apenas um artigo demonstrou associação entre qualidade do ambiente escolar e desenvolvimento da linguagem e nenhum evidenciou associação entre comportamento social e desenvolvimento da linguagem. Conclusão A maioria dos estudos teve como foco a relação entre ambiente familiar e desenvolvimento da linguagem. São escassos estudos com esse enfoque.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400470CoDAS v.28 n.4 2016reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20162015193info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Amanda de Jesus AlvarengaLemos,Stela Maris AguiarGoulart,Lúcia Maria Horta de Figueiredopor2016-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822016000400470Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2016-09-15T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática
title Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática
spellingShingle Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática
Carvalho,Amanda de Jesus Alvarenga
Linguagem Infantil
Linguagem
Desenvolvimento da Linguagem
Estudos de Linguagem
Patologia da Fala e Linguagem
Fonoaudiologia
Pré-escolar
Relações Familiares
Comportamento Social
title_short Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática
title_full Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática
title_fullStr Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática
title_full_unstemmed Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática
title_sort Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática
author Carvalho,Amanda de Jesus Alvarenga
author_facet Carvalho,Amanda de Jesus Alvarenga
Lemos,Stela Maris Aguiar
Goulart,Lúcia Maria Horta de Figueiredo
author_role author
author2 Lemos,Stela Maris Aguiar
Goulart,Lúcia Maria Horta de Figueiredo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Amanda de Jesus Alvarenga
Lemos,Stela Maris Aguiar
Goulart,Lúcia Maria Horta de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem Infantil
Linguagem
Desenvolvimento da Linguagem
Estudos de Linguagem
Patologia da Fala e Linguagem
Fonoaudiologia
Pré-escolar
Relações Familiares
Comportamento Social
topic Linguagem Infantil
Linguagem
Desenvolvimento da Linguagem
Estudos de Linguagem
Patologia da Fala e Linguagem
Fonoaudiologia
Pré-escolar
Relações Familiares
Comportamento Social
description RESUMO Objetivo Revisar sistematicamente na literatura as relações entre desenvolvimento da linguagem, comportamento social e ambientes familiar e escolar em crianças de 4 a 6 anos de idade. Estratégia de pesquisa Foram pesquisados, em bases de dados eletrônicos, artigos publicados entre março de 2009 e março de 2014. A primeira etapa da pesquisa constou da elaboração da pergunta norteadora. Posteriormente, foram realizados levantamento e seleção dos estudos em base de dados. Para tal, foram definidos descritores por grupos de eixos temáticos. Critérios de seleção Foram incluídos artigos científicos completos e disponíveis na íntegra gratuitamente; artigos de pesquisa original ou de revisão de literatura, publicados nos últimos cinco anos compreendendo a faixa etária entre 4 e 6 anos de idade. Análise dos dados A análise dos artigos foi realizada por meio da leitura crítica e seleção dos resultados que respondem à pergunta norteadora. Resultados 14 artigos foram selecionados. A maior parte dos estudos utilizou pelo menos um instrumento padronizado. As pesquisas apontam que o ambiente familiar tem relação com o desenvolvimento da linguagem, principalmente quanto aos níveis socioeconômicos e de escolaridade dos pais, número de adultos que coabitam com a criança, saúde dos pais, estimulação de linguagem e interação entre pais e filhos. Apenas um artigo demonstrou associação entre qualidade do ambiente escolar e desenvolvimento da linguagem e nenhum evidenciou associação entre comportamento social e desenvolvimento da linguagem. Conclusão A maioria dos estudos teve como foco a relação entre ambiente familiar e desenvolvimento da linguagem. São escassos estudos com esse enfoque.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400470
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20162015193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.28 n.4 2016
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122441191129088