Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | CoDAS |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400470 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Revisar sistematicamente na literatura as relações entre desenvolvimento da linguagem, comportamento social e ambientes familiar e escolar em crianças de 4 a 6 anos de idade. Estratégia de pesquisa Foram pesquisados, em bases de dados eletrônicos, artigos publicados entre março de 2009 e março de 2014. A primeira etapa da pesquisa constou da elaboração da pergunta norteadora. Posteriormente, foram realizados levantamento e seleção dos estudos em base de dados. Para tal, foram definidos descritores por grupos de eixos temáticos. Critérios de seleção Foram incluídos artigos científicos completos e disponíveis na íntegra gratuitamente; artigos de pesquisa original ou de revisão de literatura, publicados nos últimos cinco anos compreendendo a faixa etária entre 4 e 6 anos de idade. Análise dos dados A análise dos artigos foi realizada por meio da leitura crítica e seleção dos resultados que respondem à pergunta norteadora. Resultados 14 artigos foram selecionados. A maior parte dos estudos utilizou pelo menos um instrumento padronizado. As pesquisas apontam que o ambiente familiar tem relação com o desenvolvimento da linguagem, principalmente quanto aos níveis socioeconômicos e de escolaridade dos pais, número de adultos que coabitam com a criança, saúde dos pais, estimulação de linguagem e interação entre pais e filhos. Apenas um artigo demonstrou associação entre qualidade do ambiente escolar e desenvolvimento da linguagem e nenhum evidenciou associação entre comportamento social e desenvolvimento da linguagem. Conclusão A maioria dos estudos teve como foco a relação entre ambiente familiar e desenvolvimento da linguagem. São escassos estudos com esse enfoque. |
id |
SBFA-1_62e1188c2ccd4b0c4265be2e94214a5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-17822016000400470 |
network_acronym_str |
SBFA-1 |
network_name_str |
CoDAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemáticaLinguagem InfantilLinguagemDesenvolvimento da LinguagemEstudos de LinguagemPatologia da Fala e LinguagemFonoaudiologiaPré-escolarRelações FamiliaresComportamento SocialRESUMO Objetivo Revisar sistematicamente na literatura as relações entre desenvolvimento da linguagem, comportamento social e ambientes familiar e escolar em crianças de 4 a 6 anos de idade. Estratégia de pesquisa Foram pesquisados, em bases de dados eletrônicos, artigos publicados entre março de 2009 e março de 2014. A primeira etapa da pesquisa constou da elaboração da pergunta norteadora. Posteriormente, foram realizados levantamento e seleção dos estudos em base de dados. Para tal, foram definidos descritores por grupos de eixos temáticos. Critérios de seleção Foram incluídos artigos científicos completos e disponíveis na íntegra gratuitamente; artigos de pesquisa original ou de revisão de literatura, publicados nos últimos cinco anos compreendendo a faixa etária entre 4 e 6 anos de idade. Análise dos dados A análise dos artigos foi realizada por meio da leitura crítica e seleção dos resultados que respondem à pergunta norteadora. Resultados 14 artigos foram selecionados. A maior parte dos estudos utilizou pelo menos um instrumento padronizado. As pesquisas apontam que o ambiente familiar tem relação com o desenvolvimento da linguagem, principalmente quanto aos níveis socioeconômicos e de escolaridade dos pais, número de adultos que coabitam com a criança, saúde dos pais, estimulação de linguagem e interação entre pais e filhos. Apenas um artigo demonstrou associação entre qualidade do ambiente escolar e desenvolvimento da linguagem e nenhum evidenciou associação entre comportamento social e desenvolvimento da linguagem. Conclusão A maioria dos estudos teve como foco a relação entre ambiente familiar e desenvolvimento da linguagem. São escassos estudos com esse enfoque.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400470CoDAS v.28 n.4 2016reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20162015193info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Amanda de Jesus AlvarengaLemos,Stela Maris AguiarGoulart,Lúcia Maria Horta de Figueiredopor2016-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822016000400470Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2016-09-15T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática |
title |
Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática |
spellingShingle |
Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática Carvalho,Amanda de Jesus Alvarenga Linguagem Infantil Linguagem Desenvolvimento da Linguagem Estudos de Linguagem Patologia da Fala e Linguagem Fonoaudiologia Pré-escolar Relações Familiares Comportamento Social |
title_short |
Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática |
title_full |
Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática |
title_fullStr |
Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática |
title_sort |
Desenvolvimento da linguagem e sua relação com comportamento social, ambientes familiar e escolar: revisão sistemática |
author |
Carvalho,Amanda de Jesus Alvarenga |
author_facet |
Carvalho,Amanda de Jesus Alvarenga Lemos,Stela Maris Aguiar Goulart,Lúcia Maria Horta de Figueiredo |
author_role |
author |
author2 |
Lemos,Stela Maris Aguiar Goulart,Lúcia Maria Horta de Figueiredo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho,Amanda de Jesus Alvarenga Lemos,Stela Maris Aguiar Goulart,Lúcia Maria Horta de Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Infantil Linguagem Desenvolvimento da Linguagem Estudos de Linguagem Patologia da Fala e Linguagem Fonoaudiologia Pré-escolar Relações Familiares Comportamento Social |
topic |
Linguagem Infantil Linguagem Desenvolvimento da Linguagem Estudos de Linguagem Patologia da Fala e Linguagem Fonoaudiologia Pré-escolar Relações Familiares Comportamento Social |
description |
RESUMO Objetivo Revisar sistematicamente na literatura as relações entre desenvolvimento da linguagem, comportamento social e ambientes familiar e escolar em crianças de 4 a 6 anos de idade. Estratégia de pesquisa Foram pesquisados, em bases de dados eletrônicos, artigos publicados entre março de 2009 e março de 2014. A primeira etapa da pesquisa constou da elaboração da pergunta norteadora. Posteriormente, foram realizados levantamento e seleção dos estudos em base de dados. Para tal, foram definidos descritores por grupos de eixos temáticos. Critérios de seleção Foram incluídos artigos científicos completos e disponíveis na íntegra gratuitamente; artigos de pesquisa original ou de revisão de literatura, publicados nos últimos cinco anos compreendendo a faixa etária entre 4 e 6 anos de idade. Análise dos dados A análise dos artigos foi realizada por meio da leitura crítica e seleção dos resultados que respondem à pergunta norteadora. Resultados 14 artigos foram selecionados. A maior parte dos estudos utilizou pelo menos um instrumento padronizado. As pesquisas apontam que o ambiente familiar tem relação com o desenvolvimento da linguagem, principalmente quanto aos níveis socioeconômicos e de escolaridade dos pais, número de adultos que coabitam com a criança, saúde dos pais, estimulação de linguagem e interação entre pais e filhos. Apenas um artigo demonstrou associação entre qualidade do ambiente escolar e desenvolvimento da linguagem e nenhum evidenciou associação entre comportamento social e desenvolvimento da linguagem. Conclusão A maioria dos estudos teve como foco a relação entre ambiente familiar e desenvolvimento da linguagem. São escassos estudos com esse enfoque. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400470 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-1782/20162015193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
CoDAS v.28 n.4 2016 reponame:CoDAS instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) instacron:SBFA |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
instacron_str |
SBFA |
institution |
SBFA |
reponame_str |
CoDAS |
collection |
CoDAS |
repository.name.fl_str_mv |
CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
repository.mail.fl_str_mv |
codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br |
_version_ |
1752122441191129088 |